Curiosidades

Easter eggs – O que são, como encontrar e exemplos

Os easter eggs são brincadeiras ocultas e divertidas que aparecem em jogos, softwares e até mesmo filmes bem famosos de Hollywood.

Se você gosta de conteúdo nerd, provavelmente, já deve ter ouvido falar sobre easter eggs. Em uma tradução literal, significa “ovos de Páscoa”. Na tradição norte americana, ovos de páscoa são escondidos em algum lugar por adultos e as crianças têm que procurar.

Esse termo, entretanto, também possui outros significados na internet. Basicamente, são pequenos detalhes e brincadeiras que podem estar escondidos em jogos, páginas de internet e softwares. O nome easter egg se dá porque, normalmente, existem brindes dentro dos ovos de páscoa. É aí que mora a relação entre eles.

Por fim, os easter eggs também estão fortemente presentes em filmes hollywoodianos. Os filmes da Marvel e da Disney são bem conhecidos por incluírem esses elementos. Por exemplo, no filme Homem de Ferro 2 (2010), o Homem de Ferro salva uma criança que estava usando uma máscara de brinquedo de uma explosão. Essa criança era Peter Parker, que viria a se tornar o próprio Homem-Aranha.

Abaixo, listamos alguns outros exemplos famosos de easter eggs.

Easter eggs na internet

Google

Primeiramente, se você digitar Google Mirror na caixa de busca e, em seguida, clicar em “estou com sorte”, suas pesquisas resultarão no inverso do que você pesquisar. Por exemplo, se pesquisar a palavra “alto”, os resultados serão relacionados com a palavra “baixo”.

Easter eggs - O que são, como encontrar e exemplos
elgoog.im

Outra brincadeira legal é o Google Gravity. Digite essas duas palavras na busca e clicar em “estou com sorte”. Nesse meio tempo, você será redirecionado para outra página do Google, porém todas as opções cairão por causa da gravidade.

Continua após a publicidade

Além disso, se você é uma daquelas pessoas que gostam de usar o Google Street View, dê uma passada pela sede do Google. Lá você vai ver vários funcionários sorrindo e fazendo poses engraçadas.

Para os fãs de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, digite na caixa de busca do Google a frase “answer to life, the universe and everything”. Ao pressionar o botão da busca, o número 42 vai aparecer no resultado de uma calculadora. Visto que esse é o resultado dado no livro. Interessante, não?

Do a Barrel Roll

Easter eggs - O que são, como encontrar e exemplos
Meio norte

Existem vários exemplos de easter eggs presentes na internet que talvez você nem saiba que existam. O primeiro exemplo é o giro de 360º que o Google dá quando se digita “Do a Barrel Roll” na caixa de texto. É bem simples: em resumo, vá até a página do Google e digite “Do a Barrel Roll”, pressione enter e veja a mágica acontecer.

O easter egg em questão é sobre um jogo da Super Nintendo, que se chama Star Fox. A frase digitada na caixa de texto é usada no game quando se precisa fazer uma manobra que se chama looping. O Google, então, fez uma homenagem ao game. Caso você não saiba que jogo é esse, confira uma pequena demonstração abaixo:

Mozilla Firefox

Se você for um utilizador do Firefox, vai gostar dos dois próximos easter eggs. Na página inicial do Mozilla, digite a frase “about:robots”, na barra de endereço. Em seguida, um pequeno robô vai aparecer junto de algumas das mensagens. Essas mensagens são tiradas de filmes de grande sucesso da ficção científica, se você for um fã, vai achar super interessante.

Continua após a publicidade
Easter eggs - O que são, como encontrar e exemplos
Reddit

Outro tipo apresentado é quando você digita “about:mozilla” na barra de endereço. Assim, vai aparecer o Livro de Mozilla que conta como a empresa surgiu, porém no formato de parábolas. Lá se encontram vários versículos, como se você estivesse lendo um tipo de bíblia, por exemplo.

Windows

Easter eggs - O que são, como encontrar e exemplos
My abandoware

Existem algumas artimanhas para que você consiga ganhar facilmente o pinball, a paciência e o campo minado. Para bater o recorde no pinball, você, primeiramente, abre o jogo, depois digita “bmax” para conseguir esferas sem limite. Então, ao digitar “hidden test”  (com espaço), você desbloqueia um recurso que faz com que a bolinha siga a seta do mouse. Bem legal, né?

Quando você está jogando paciência há um bom tempo, ainda não descobriu como ganhar a partida e já está cansado de jogar, basta você pressionar “Alt+Shift+2” e você ganha a partida no mesmo instante.

Por fim, no campo minado, para completar a partida travando o tempo, basta pressionar o botão “Windows+D”.

Messenger

Easter eggs - O que são, como encontrar e exemplos
Tricurioso

Se estiver procurando por um emoji e não o encontrar, você pode digitar “[xx]”, que é o símbolo do Xbox 360; e ou “[ci]”, que é um cigarro com fumaça.

E, se você for um fã de Jornada nas Estrelas, vai gostar dessa próxima dica: digite “/strek V/” e pressione enter. Dessa maneira, uma frase bastante famosa do personagem Spock vai aparecer. A frase é “Live long and prosper”, que traduzindo, significa “Vida longa e próspera”.

Continua após a publicidade

Easter eggs em filmes

Levaria bastante tempo se fôssemos colocar todos os easter eggs que aparecem nos milhares de filmes que já foram produzidos com o passar do tempo. Já que você leu no começo da matéria sobre o Homem de Ferro, confira mais alguns exemplos selecionados a seguir.

Disney Pixar

Easter eggs - O que são, como encontrar e exemplos
Metro Jornal

A empresa Pixar, que produz filmes em parceria com a Disney, adora usar easter eggs em seus filmes. É provável que você já percebeu a existência do carro de entregas da Pizza Planet, que apareceu pela primeira vez no filme Toy Story (1995).

Ele seria apenas mais um carro como qualquer outro, mas isso só seria possível se o mesmo automóvel não tivesse aparecido em outros dezessete filmes da Disney Pixar. Alguns exemplos são os filmes Vida de Inseto (1998), Monstros S.A. (2001), Procurando Nemo (2003), Wall-E (2008), Carros 2 (2011), dentre outros diversos.

Marvel

Easter eggs - O que são, como encontrar e exemplos
Critical Hits

Por fim, os filmes da Marvel também adoram colocar easter eggs em suas grandiosas produções. No filme Homem-Aranha – De volta ao lar (2017), há um momento em que Peter Parker está vendo um vídeo no YouTube. O endereço em questão é exatamente um dos trailers do próprio filme.

Stan Lee, a lenda que criou o mundo da Marvel, já fez várias aparições em diversos filmes da categoria. De fato, sempre em papéis aleatórios e, em sua maioria, de forma cômica. Em suma, ele já participou de filmes como X-Men (2000), Demolidor (2003), O Incrível Hulk (2008), Homem de Ferro (2008), Os Vingadores (2012), Thor: Ragnarok (2017) entre outros. Infelizmente, ele faleceu há pouco tempo, e é uma certeza que suas pequenas aparições farão bastante falta nas futuras produções da Marvel.

E então? Gostou da matéria? Veja também: Veja como são os escritórios do Google ao redor do mundo

Continua após a publicidade

Fontes: Canal Tech, Tech tudo, London Eye idiomas, Aficionados

Imagens: elgoog.im, Meio norte, Reddit, My abandonware, Tricurioso, Metro Jornal, Critical Hits, 123RF

Próxima página »

Escolhidas para você