Primeiramente, você sabe o que é eclipse lunar? Basicamente é o processo de encobrimento da lua pela sombra da Terra durante um curto período de tempo. Além disso, é um fenômeno ocasional, cujas características e formas aparentes dependerão da posição do planeta em relação ao seu satélite natural.
Além disso, a sombra da Terra projeta-se sobre a da Lua, ocorrendo o eclipse. O eclipse lunar torna-se mais visível quando ocorre sobre a umbra deixada pelo planeta na órbita lunar. Esse fenômeno só acontece com a lua cheia, assim ela fica completamente alinhada com a Terra em relação ao Sol.
Na verdade, podemos dizer que esse fenômeno é raro. Graças à inclinação ruim da lua em relação à órbita da Terra ao redor do sol, quase sempre a lua está “em cima” ou “embaixo” da sombra da Terra. Consequentemente, para o eclipse acontecer, é preciso que o nosso satélite esteja alinhado com a órbita eclíptica do planeta ao redor do sol, o que é um fenômeno esporádico.
Tipos de eclipse lunar
Existem três tipos de eclipse lunar: o total, o parcial e o penumbral.
- Eclipse total: ocorre quando toda a lua é encoberta pela sombra da Terra. A lua fica por cerca de uma hora na escuridão, e o processo do eclipse como um todo pode levar várias horas. Para isso acontecer, a lua precisa estar completamente posicionada na região da umbra.
- Eclipse parcial: é quando apenas uma parte da lua é encoberta pela sombra, não completando um eclipse total.
- Eclipse penumbral: quando a lua é encoberta pela sombra da Terra, mas com uma sombra um pouco mais “fraca”. Isso ocorre quando a lua se posiciona na faixa da penumbra, não chegando a alcançar a umbra. A lua não chega a ser encoberta, mas apenas diminui o seu brilho.
Você gostou dessa matéria? Então você vai gostar dessa: Eclipses de julho, evento astronômico acontece dias 2 e 16 este mês
Fonte: Mundo Educação
Imagens: 614 Now
Um comentário em “Eclipse lunar – o que é, por que acontece, como observar e seus tipos”