O elefante é um mamífero da Ordem Proboscidea, Família Elephantidae e, sobretudo, é o maior animal terrestre existente. São herbívoros típicos da Ásia e da África, conhecidos principalmente por seu tamanho gigante.
Atualmente, existem duas espécies conhecidas de elefante: a Loxodonta africana (elefante africano) e a Elephas maximus (elefante asiático). No entanto, no passado animais como mamutes e mastodontes também pertenciam à mesma família.
Além disso, os animais podem ser encontrados na África, bem como em regiões da Índia, Sri Lanka, Malásia, Indonésia, Tailândia e Vietnã.
Características
Primeiramente, o corpo dos elefantes é coberto por uma pele grossa, que ajuda a manter a temperatura do corpo. Além disso, os animais possuem orelhas largas e achatadas, que possuem marcas únicas que funcionam como impressões digitais.
Além disso, é claro, são marcados pela presença de uma probóscide, popularmente chamada de tromba. Ela é extremamente importante para diversas funções, assim como beber água e pegar e arrancar ervas que servem como alimentos.
Cada elefante precisa de mais de 200 kg de alimento por dia. Como são herbívoros, se alimentam de gramíneas, ervas, bambu, cascas e também raízes de árvores. Além da comida, cada animal consome cerca de 100 litros de água por dia.
Grupos
Cada grupo de elefante tem cerca de 10 a 30 indivíduos, em sua maioria fêmeas. Isso porque os os machos só se aproximam delas durante a fase de reprodução.
Ao longo do ano, eles podem se tornar extremamente agressivos por causa do aumento de testosterona no sangue e se tornam mais perigosos. Antes disso, eles só participam do grupo até cerca de 12 anos de vida.
A gestação do elefante é a mais longa entre todos os mamíferos, durando cerca de 22 meses. Por conta do tamanho e peso do filhote, apenas um nasce por cria. Quando nascem, podem atingir até 100 kg e são cuidados pela mãe, mas também por outras fêmeas do grupo.
Espécies de elefante
Elefante africano (Loxodonta africana)
Este elefante é em encontrado em cerca de 37 países da África, nas regiões ao sul do Saara. Em diferentes regiões, pode viver em florestas, pastagens, savanas, encostas de montanhas e até mesmo praias. Chegam a ter até 5 metros e 7 toneladas. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), a espécie está classificada como vulnerável.
Elefante asiático (Elephas maximus)
Esta espécie é encontrada na Índia e países próximos, em regiões de matas e pastagens. São menores que os africanos e chegam a ter 3 metros e 5 toneladas. Além de menores, são conhecidos pela ausência de presas nas fêmeas. Está em perigo de extinção, segundo a IUCN. Além disso, o animal é o símbolo do deus Ganesha.
Curiosidades
- Primeiramente, cerca de 13% da massa de um elefante é composta por seu esqueleto;
- Para se resfriar, os elefantes desviam o sangue quente para as orelhas e as abanam;
- Os elefantes estão entre os animais mais inteligentes do mundo e são capazes de reter memória e aprendizado de lugares, rotas de migração e outros indivíduos;
- Por fim, esses animais apresentam reações diante da morte de outros da mesma espécie, sofrendo com luto até mesmo diante de carcaças abandonadas.
Fontes: Biologia Net, Britannica, InfoEscola, Hiper Cultura
Imagens: BioDiversity4All,