Curiosidades

Significado de Ganesha – Quem é, história, características e representação

O Deus Ganesha é uma importante figura cultural védica bem como da religião hinduísta, representado por um homem com cabeça de elefante.

Conhecido como o Deus da sabedoria e da fortuna, Ganesha é um símbolo divino presente na cultura védica bem como utilizada na religião hindu. A figura é caracterizada por uma pessoa sentada, com cabeça de elefante com 4 braços. Além de que também é popularmente conhecido como o Senhor dos obstáculos.

Portanto, o Deus é visto como uma figura máxima de intelecto e fortuna, além de ser possuidor de uma consciência lógica. Contudo, esse não é único motivo para a sua adoração. Ele é um dos deuses mais importantes da cultura hindu, assim considerado o “Destruidor de Obstáculos”.

Além de que Ganesha é o primeiro filho de Shiva, o Deus máximo, destruidor e regenerador, e de Parvati, a Deus mãe. Logo, sendo herdeiro dessas duas divindades poderosas, Ele é possuidor da lógica e inteligência. Assim, considerado aquele que abre os caminhos, traz boa fortuna e nos guia para o melhor.

Ganesha - o que é e característica desde deus da sabedoria e da fortuna
Cris Pitanga

História de Ganesha

Ao longo dos anos o Deus Ganesha tem se tornado expressivo na história da humanidade, juntamente com os Vedas, por dentre as eras. E por possuir uma imagem que não é humano, nem de animal, mas uma mistura de ambos Ele não se apresenta em disputas religiosas.

Continua após a publicidade
We Mystic

Desta forma Lord Ganesha poderia ser descartado por críticos religiosos, assim não considerado uma forma de adoração pagã. Diante disso, por mais que os anos tenham se passado a figura ainda é divindade mais popular existente na Índia. E já que Deus seria o criador de tudo, logo Ganesha poderias ser o senhor da fortuna ou do conhecimento. Porém a tradição o apresenta como o senhor dos obstáculos, que, digamos que se encaixa na mesma lógica.

E a sua história é muito curiosa. De acordo com a mitologia Ele é filho de Shiva e Parvati, como dito anteriormente. Assim, um dia Parvati estava se sentindo só e por essa razão resolveu criar um filho, e assim Ganesha surgiu. Mas adiante, quando Parvati tomava um banho ela pediu que seu filho vigiasse a entrada da casa e não deixasse ninguém entrar.

Continua após a publicidade
Ganesha e seus pais, Shiva e Parvati

Contudo, justamente neste dia Shiva voltou mais cedo, e ao encontrar Ganesha vigiando a entrada brigou como o garoto. Porém nesta briga Shiva acabará por cortar a cabeça do filho. Parvati viu a cena e se entristeceu, pois o garoto havia agido sobre as suas ordens. Assim, para dar a vida para ao seu filho novamente, Shiva substituiu a sua cabeça com a do primeiro animal que vira, um elefante.

Mantra de Ganesha

O mantra de Ganesha é um dos mais utilizados para quem busca a prosperidade assim como a eliminação dos obstáculos. Podendo ser eles físicos ou espirituais. Além de ser um dos mais populares da cultura hindu, e assim simboliza o Om – o “som primordial”. Bem como na língua tâmil, falada no sul da Índia, “Om” é tido como algo sagrado, portanto representa a cabeça do Deus.

Continua após a publicidade

Mantra de Ganesha: Om Gam Ganapataye Namah (Eu te saúdo, Senhor das tropar)

  • Om – é a invocação primordial e assim conecta o devoto a Ele;
  • Gam – a palavra significa ir, mover, se afastar, se aproximar e unir-se. Ou seja, “chegar” a Ganesha;
  • Ganapati – simboliza o próprio Lord, Gana – tropa e Pati – Senhor;
  • Namah – é basicamente adoração (Namas).

Chakra de Ganesha

Por ser o Deus da sabedoria, inteligência bem como aprendizado e fortuna, Ganesha se consiste no primeiro chakra, o Muladhara. Ele está localizado na direção da base da coluna e nele se encontra a força divina, desta forma Ganesha reside em cada pessoa. Portanto ele nos mantém no chão bem como em contato com o mundo espiritual, além de estimular nossas vidas.

A simbologia de sua figura

Ganesha - o que é e característica desde deus da sabedoria e da fortuna
Umbanda eu Curto

A imagem do Deus Ganesha é muito curiosa. Ele não é nem humano nem animal, mas sim uma junção dos dois seres. Desta forma a sua imagem é de um ser com corpo de homem com cabeça de elefante. Assim como possui 4 braços e uma ampla barriga. Além de que nos templos tradicionais o Deus possui medidas bem definidas.

Continua após a publicidade

E de acordo com a religião hindu cada parte do seu corpo significa uma coisa, confira:

Cabeça e orelhas

Sua cabeça e orelhas são de elefante, bem grandes e assim simbolizam os dois primeiros passos para a autorrealização de um devoto: o “Sravanam” (escutar o ensinamento) e o “Mananam” (reflexão). Portanto ele permite que as pessoas pensem mais sobre as suas vidas assim como escutar o outro com mais atenção.

Tromba

Sua tromba curvada simboliza o seu intelecto e assim manifesta o seu poder de diferenciar o real do irreal. Assim como discernir o eterno e o ilimitado, o “Viveka”.

Presas

As suas presas representam as oposições, como por exemplo frio e calor, dor e prazer bem como alegria e tristeza e bom ou mau. Desta forma as pessoas devem ter o discernimento para assim atingir o equilíbrio em suas vidas. Portanto a sua presa quebrada simboliza o sacrifício.

Continua após a publicidade
Barriga

A sua barriga é muito ampla e mostra a capacidade que Ganesha tem de engolir, digerir bem como compreender todos os obstáculos. Desta forma ele transmite o conhecimento de superação.

O rato

O rato é o seu veículo, e assim simboliza o seu conhecimento e a sua astúcia, pois ele controla os pensamentos de todas as mentes. Assim como alerta as pessoas para iluminar o seu interior com a luz da sabedoria. Já outras interpretações dizem que ele reflete o ego, desejos e orgulho da divindade.

Os 4 braços

O deus hindu Ganesha possui 4 braços e assim cada um representa as qualidade do corpo sutil:

  • Mente – Manas;
  • Intelecto – Budhi;
  • Ego – Ahamkarar;
  • Consciência – Chitta.
Mãos

Como Ele possui 4 braços, logo possui 4 mãos. Assim cada uma delas representa uma coisa. Em um das suas mãos, o deus hindu Ganesha segura a flor de lótus, que significa o mais alto objetivo da realização humana. Na outra mão Ele carrega uma machadinha e assim destrói todos os obstáculos.

Continua após a publicidade

Em sua terceira mão a divindade hindu leva uma bacia com Modaka, um doce feito de arroz bem como uma das suas guloseimas preferidas. E assim a sua última mão é o varada mudra, a mão que abençoa seus devotos diante de suas orações. Além de também energizar e servir como refúgio durante o caminho espiritual.

E você, já conhecia o Deus Hindu da Fortuna e Sabedoria, Ganesha?

E se gostou do nosso post confira também: Deuses hindus – 12 principais divindades do hinduísmo

Fontes: Astro Centro, Eu Sem Fronteiras e Vedanta Online

Continua após a publicidade

Imagem: Revista Galileu, Cris Pitanga, We Mystic, WordZz, Umbanda Eu Curto,

Próxima página »

Escolhidas para você