Curiosidades

Energúmeno – Qual o significado da palavra que tornou-se uma ofensa?

Energúmeno tem vários significados. Atualmente é usada para chamar alguém de idiota. Mas não era assim na época do Cristianismo primitivo.

Atualizado em 04/08/2020

Energúmeno acabou se tornando um xingamento muito comum entre os brasileiros. A palavra é bastante usada atualmente para se referir a alguém quando se quer chamá-lo de idiota, boçal, alienado ou até insensato.

Esse significado, inclusive, já faz parte dos dicionários, podendo ser encontrado no Michaelis. Entretanto, ela era usada para se referir a outra coisa.

Origem da palavra

Nos tempos do Cristianismo primitivo, aproximadamente nos anos 30 d.C; se referir a uma pessoa como “energúmeno”, era a mesma coisa que dizer que ela estava possuída. Isso mesmo, o termo era usado para se referir a alguém que estivesse com um demônio no corpo.

Energúmeno - Qual o significado da palavra que tornou-se uma ofensa?

Isso porque esta é uma palavra de origem grega. Ou seja, veio de energoumenos, que significa endemoniado. Totalmente diferente do que é usado atualmente, não é?!

Entretanto, além desses dois significados, a palavra ainda tem mais uma tradução. Energúmeno pode ser usado também para se referir a alguém que seja violento. Como resumo, alguém que age de forma irracional, brutal, uma pessoa desequilibrada e que esteja exaltada.

Energúmeno – O filme

Ele conta a história de Anthony Mallare. Em suma, um editor que tinha como seu principal trabalho acabar com a reputação das pessoas. Ou seja, ele acabava sendo odiado por todos de quem falava.

Apesar disso, Anthony acaba de apaixonando por Cora Moore, uma poeta. Ela abandona o Capitão Paulo Decker para ficar com o editor.

Energúmeno - Qual o significado da palavra que tornou-se uma ofensa?
Cena do filme O Energúmeno, de 1935

Entretanto, Paulo conhece a fama de Anthony, e acredita que ele só quer enganar Cora. Por isso, tenta matá-lo.

Enfim, Paulo não estava errado, porque, antes disso, Anthony havia trocado a escritora por uma pianista. Isso fez com que Cora parasse de escrever e bebesse todos os dias.

Inconsolável pelo abandono, a escritora deseja, então, que Anthony morra sem que ninguém sinta qualquer falta dele. Como será que termina essa história?

O Energúmeno – The Scoundrel -, é um filme americano que foi lançado em 1935. Ele fez tanto sucesso na época que conseguiu levar para casa o Oscar de Melhor História Original na época.

O personagem principal foi interpretado por Noeil Coward e, certamente, encarna bem o sentido mais “recente” da palavra. Ou seja, de alguém “idiota, boçal, alienado e insensato”.

Gostou da matéria? Em seguida leia: Terçol, o que é? Causa, sintomas, tratamento, e diferenças para o calázio

Imagens: Unsplash, Adorocinema

Fontes: Significados, Uol, Revistagalileu, Cineplayers