Notícias

Especialistas encontram fóssil 180 milhões de anos de dragão do mar

O fóssil de um ictiossauro, também famoso pelo nome de dragão do mar, foi descoberto na Reserva Natural Rutland Water, na Grã-Bretanha.

O fóssil de um ictiossauro, também famoso pelo nome de dragão do mar, foi descoberto na Reserva Natural Rutland Water, na cidade de Oakham, na Grã-Bretanha. De acordo com a Universidade de Manchester, a descoberta foi durante as obras de manutenção de uma lagoa. 

Sendo assim, especialistas disseram que os restos do dragão do mar possuem aproximadamente 180 milhões de anos. Além disso, mede 10 metros de comprimento. Portanto, só o crânio pesa quase uma tonelada. Ou seja, esse é o maior ictiossauro já descoberto do País. Ademais, é o fóssil mais completo de um grande réptil pré-histórico no Reino Unido.

O dragão do mar foi descoberto em janeiro do último ano. Foi o líder da equipe de conservação do Leicestershire and Rutland Wildlife Trust, Joe Davis, quem encontrou os restos do ictiossauro. A ação foi uma aliança com a companhia de água, Anglian Water.

O trabalho de escavação

Especialistas encontram fóssil 180 milhões de anos de dragão do mar

Para revelar totalmente o fóssil do dragão do mar foi necessário um trabalho de escavação que aconteceu entre dois meses. Por isso, aconteceu no fim de agosto e se encerrou em setembro do último ano. Vários especialistas do Reino Unido tiveram participação na tarefa. 

Sendo assim, teve a utilização de ferramentas e técnicas. A conclusão do trabalho aconteceu dentro de 14 dias. Porém, a limpeza e a conservação dos ossos para pesquisa e amostras futuras deve demorar cerca de 18 meses. 

Continua após a publicidade

Dragão do mar na Grã-Bretanha

Especialistas encontram fóssil 180 milhões de anos de dragão do mar

A Grã-Bretanha é famosa por ser lar de ictiossauros. Portanto, vários desses dragões do mar já foram encontrados no País. Fósseis desta espécie são descobertos ali por mais de 200 anos. Houve a descoberta de outros dragões do mar durante escavações na Grã-Bretanha em 1970.

No entanto, os ictiossauros eram bem menores que em comparação ao último. Ou seja, especialistas não ficaram surpresos em localizar outro dinossauro marinho. Contudo, o tamanho deixou os cientistas de boca aberta. 

Recomendação: Pegadas de dinossauro são encontradas em uma praia no Reino Unido!

Próxima página »

Escolhidas para você