Notícias

Rara água-viva fantasma gigante é registrada em vídeo por biólogos

Neste último registro a rara água-viva fantasma possui a cabeça com uma largura superior a 1 metro e tentáculos de 10 metros.

Bíologos do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI) na Califórnia, Estados Unidos da América (EUA), divulgaram imagens inéditas de uma rara água-viva fantasma. A criatura possui tentáculos de até 10 metros de extensão. 

Além disso, ao se movimentar, a rara água-viva fantasma se assemelha com um grande lençol de seda debaixo d’água. O animal gigante foi visto a 975 metros de profundidade em Monterey Bay, no litoral dos EUA.

A rara água-viva fantasma foi descoberta por humanos em 1899. Sendo assim, possui o nome científico de Stygiomedusa gigantea. Ademais, a espécie desse animal gigante foi vista apenas 100 vezes desde então. Esta criatura percorre por todas as bacias oceânicas, no entanto, ela não passa pelo Ártico.

Sobre o recente registro

A rara água-viva fantasma habita regiões a 1 quilômetro após o nível do mar na parte de baixo. Porém, o animal gigante pode ocupar também locais escuros abaixo de 4 mil metros de profundidade. Estas regiões são famosas como “zona da meia-noite”. 

Sendo assim, neste último registro a rara água-viva fantasma possui a cabeça com uma largura superior a 1 metro. Portanto, os tentáculos de 10 metros davam movimento ao se balançarem durante o nado. Logo abaixo você pode ver o registro feito pela equipe de biólogos:

Continua após a publicidade

Sobre a rara água-viva fantasma

A água-viva é famosa por existir em todo o mundo. Portanto, é essencial para preservar a dieta com os plânctons e pequenos peixes como alimento. É importante dizer que este animal não possui cérebro, olhos, coluna vertebral e nem mesmo sangue. 

Contudo, conseguem se reproduzir de forma sexual e assexuadamente. Além disso, existem mais de 200 espécies e possui ancestrais há mais de 500 milhões de anos. Com o ressurgimento da água-viva gigante, novos estudos serão feitos com o detalhamento de outros projetos.

Se gostou deste assunto você pode conferir também: Descubra 8 fatos sobre o dólar de areia: o que é, características, espécies!

Próxima página »

Escolhidas para você