Curiosidades

Espiões da vida real mais famosos e a história por trás deles

Quando falamos de espiões, existem muitos personagens fictícios que chegam a nossa mente, como o 007. Mas quem foram os da vida real?

A, ultura pop está cheia de espiões que povoam o imaginário popular. Provavelmente você fica de queixo caído todas as vezes que acompanha as peripécias do agente 007 ou mesmo do Ethan Hunt na franquia Missão Impossível. Certamente podemos dizer que os espiões são mainstream.

Apesar disso, quantos espiões da vida real você conhece? Eles eram muito populares durante a Guerra Fria. Provavelmente o mais popular dos últimos tempos é o subversivo Edward Snowden. Apesar dele não ser propriamente um espião, ele cumpriu uma das missões habituais do gênero, que é coletar e vazar informações secretas.

Ainda assim, existem alguns espiões da vida real que ainda são lembrados por muitas pessoas. Eles são os mais famosos da vida real. Consequentemente, o Segredos do Mundo fez uma lista com os seis mais famosos.

Confira quem foram os 6 espiões mais famosos da história

1 – Kim Philby

Quem foram os 6 espiões mais famosos da história

Continua após a publicidade

Inicialmente, temos Kim Philby. Ele fazia parte do Serviço Secreto Britânico. Apesar disso, o que ninguém sabia é que ele era comunista. Ele fornecia informações da Agência Inglesa para a União Soviética.

Além disso, foi descoberto na década de 1960, fugiu para Moscou e se tornou um agente da KGB, agência secreta soviética.

Continua após a publicidade

2 – Ethel e Julius Rosenberg

Quem foram os 6 espiões mais famosos da história

Ethel e Julius Rosenberg era um casal que coletava informações americanas e fornecia para a União Soviética. O irmão de Ethel trabalhou no Projeto Manhattan, responsável pela construção da bomba atômica americana. Além disso, o casal foi descoberto em 1950 e ambos foram condenados à pena de morte pelo governo dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

3 – Mata Hari

Quem foram os 6 espiões mais famosos da história

Durante a Primeira Guerra Mundial, a holandesa Mata Hari forneceu dados militares franceses para os alemães. Dançarina exótica, ela atraía a atenção dos altos oficiais por sua sensualidade.

Mata, então, atuou como uma agente dupla. Em 1917, no entanto, foi presa e executada pela França.

4 – Violette Szabo

Quem foram os 6 espiões mais famosos da história

Continua após a publicidade

Primeiramente, a francesa Violette Szabo foi contratada pelos ingleses para espionar os alemães na Segunda Guerra Mundial. Além disso, ela foi capturada pelos nazistas, foi torturada e executada aos 23 anos de idade, em 1945.

5 – Klaus Fuchs

Quem foram os 6 espiões mais famosos da história

O físico alemão foi recrutado pelos Estados Unidos para trabalhar no Projeto Manhattan, durante a Segunda Guerra Mundial. Militante comunista, Born forneceu informações cruciais para que a União Soviética construísse seu próprio arsenal atômico.

Além disso, foi preso pelos ingleses em 1950 e condenado a 14 anos de prisão. Após a pena, passou o resto de sua vida na Alemanha.

Continua após a publicidade

6 – Richard Sorge

Quem foram os 6 espiões mais famosos da história

Finalmente, para concluir, Richard Sorge era jornalista alemão. Ele lutou por seu país durante a Primeira Guerra Mundial, sendo condecorado com a Cruz de Ferro.

Anos mais tarde, ele se filiou ao Partido Comunista soviético e recebeu a missão de espionar o Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Consequentemente, foi preso em 1941 e enforcado pelos japoneses em 1944.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: App espião estava sendo usado por Google para coletar informações

Continua após a publicidade

Fonte: Exame

Imagens: Sony NPR DW ZAP Telegraph The Vintage News The Times

Próxima página »

Escolhidas para você