Notícias

Estadunidense é o primeiro a receber um transplante de coração de porco

O estadunidense, David Bennett, de 57 anos, foi o primeiro paciente da história a passar por um transplante de coração de porco.

O estadunidense, David Bennett, de 57 anos, foi o primeiro paciente da história a passar por um transplante de coração de porco. O procedimento foi feito neste fim de semana. O coração do porco passou por uma modificação genética.

A cirurgia, portanto, foi feita em Baltimore, nos Estados Unidos da América (EUA). Sendo assim, depois de 3 dias do procedimento experimental que durou 7 horas, David passa bem.

Apesar de não saber ao certo se o sucesso da cirurgia será uma sobrevivência de curta ou longa duração, o transplante de coração de porco foi a última chance de salvar a vida de Bennett.

Transplante de coração de porco era a última chance

Estadunidense é o primeiro a receber um transplante de coração de porco

Continua após a publicidade

O paciente explicou que um dia antes da cirurgia ele optou pelo transplante de coração de porco. A decisão foi após os médicos o considerarem inelegível para um transplante humano. Ou seja, não estava apto para o procedimento devido a sua frágil situação. 

David Bennett ressaltou ainda que era sua última escolha naquela hora e viu como “um tiro no escuro”. Por isso, os médicos do Centro Médico da Universidade de Maryland receberam uma licença especial que permitia fazer o procedimento. Caso contrário, a morte seria certa para David. 

Novas possibilidades

Com o sucesso da cirurgia, os médicos que fizeram o transplante de coração de porco acreditam que isso pode alterar o curso de muitas vidas em todo o Planeta Terra.

Continua após a publicidade

Sendo assim, a escassez para o transplante de órgãos não será mais um problema, de acordo com o cirurgião da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, Bartley Griffith. Vale ressaltar que atualmente, 17 pessoas nos EUA morrem por dia à espera de um transplante.

Além disso, são mais de 100 mil pessoas na lista de espera. A utilização de válvulas cardíacas de porco já é uma prática comum. Portanto, usar órgãos de animais é famosa pelo nome de xenotransplante. Ou seja, quando há o transplante de células, tecidos ou órgãos de uma espécie para outra.

Recomendação: Entenda porque o 1º transplante de rim de porco em humano deu certo!

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você