Mundo Animal

Conheça os principais animais da Amazônia e suas curiosidades

Os animais da Amazônia possuem uma grande variedade de espécies e compõem um dos ecossistemas mais ricos do mundo.

Os animais da Amazônia estão distribuídos em cerca de 7 milhões de km², sendo que 5 milhões deles são de floresta tropical. Nesse sentido, a biodiversidade é tamanha e os animais da Amazônia são compostos por espécies raras, sobretudo as mais ameaçadas.

Nesse sentido, a Amazônia é um lugar em que são encontradas cerca de 45 mil espécies de plantas e de animais vertebrados. A região é responsável por abrigar 20% da diversidade do planeta; incluindo espécies de animais ameaçadas de extinção.

Todavia, como os animais da Amazônia são muitos, criamos uma lista com 20 espécies de animais que mais chamam a atenção de turistas, locais e viajantes que passam pela Floresta Amazônica.

20 animais da Amazônia e curiosidades

Uacari-branco

Conheça 20 animais da Amazônia e suas curiosidades

Este macaco é um dos animais da Amazônia, encontrado somente em algumas partes. Seu nome científico é cacajao calvus calvus. Seu rosto vermelho é uma característica marcante da espécie, sendo determinante para que o macaco encontre um par para se reproduzir.

Onça-pintada

Conheça 20 animais da Amazônia e suas curiosidades

Continua após a publicidade

Existem em menor quantidade na Amazônia, sobretudo pela dificuldade que encontram de buscar alimento. Gostam de caçadas fáceis. Este hábito é responsável por levar equilíbrio à floresta. Esse animal é vítima constante de fazendeiros que acabam matando as onças para proteger seus animais. Por isso, está ameaçada de extinção.

Peixe-boi-da-Amazônia

Conheça 20 animais da Amazônia e suas curiosidades

Estes mamíferos aquáticos estão distribuídos em quatro espécies pelo mundo e uma delas vive apenas em água doce, na Amazônia.

Boto

Conheça 20 animais da Amazônia e suas curiosidades

Antes de mais nada, o boto é um dos animais mais emblemáticos da Amazônia. Se alimenta de peixes, lulas e crustáceos. O boto faz parte do folclore brasileiro e está associado como um amuleto de amor. É uma espécie conhecida pelo seu comportamento extrovertido. Atualmente, encontra-se em extinção.

Pirarucu

Continua após a publicidade

Um dos maiores peixes de água doce do planeta, o pirarucu chega a ter entre dois e três metros; com peso entre 100 e 200 Kg. O nome deste animal da Amazônia deriva de termos indígenas que significam “peixe vermelho”.

Araçari-mulato

Conheça 20 animais da Amazônia e suas curiosidades

Esta espécie é uma das mais bonitas de animais da Amazônia. Todavia, além do Brasil, ela está em países como Bolívia e Colômbia.

Saí-andorinha

Antes de mais nada, esta ave é conhecida pelas suas cores vibrantes. Encontrado nas margens dos rios da Amazônia, esta ave se assemelha a um trabalho artístico. Sua beleza encanta por onde passa.

Arara-Canindé

Conheça 20 animais da Amazônia e suas curiosidades

Continua após a publicidade

Antes de mais nada, as araras-canindé são animais monogâmicos; geralmente encontrados aos pares.  Todavia, se comunicam por vocalizações barulhentas e são ameaçados pela caça e a destruição do seu habitat.

Jacaretinga

Estes jacarés costumam se alimentar de insetos, sapos e animais menores. Entretanto, quando já são adultos, costumam comer peixes.

Harpia

A harpia ou gavião-real, é conhecida como a ave de rapina mais forte do mundo. Todavia, chega a ter dois metros de envergadura com as asas abertas. Embora seja grande, a harpia voa tranquila entre a floresta amazônica.

Animais da Amazônia – Grande biodiversidade

Anta

Continua após a publicidade

A anta é o maior mamífero da América do Sul. Na Amazônia ela frequenta saleiros naturais, procurando por alimentos que não estão em sua dieta. Todavia, sempre que se sente ameaçada, a anta mergulha com excelência para se esconder.

Sapo-cururu

Antes de mais nada, esta espécie é um dos maiores sapos existentes na Amazônia. É também conhecido como sapo-boi, sapo-jururu e sapo-gigante. Todavia, este sapo é altamente tóxico, devido a uma glândula localizada na parte posterior dos olhos.

Tracajá

Antes de mais nada, esta espécie de tartaruga é muito comum na Amazônia. Sua principal característica são as manchas amareladas na cabeça e em sua carapaça. O tempo médio de vida deste animal da Amazônia chega aos 90 anos. Entretanto, esta espécie também apresenta risco de extinção.

Cascavel

Continua após a publicidade

A cobra cascavel é uma das peçonhentas mais conhecidas, sendo um dos animais da Amazônia mais temidos. Nesse sentido, seu poderoso veneno atinge o sistema nervoso da vítima, causando dificuldade de respirar e impedindo a locomoção.

Jararaca

Conheça 20 animais da Amazônia e suas curiosidades

Esta serpente peçonhenta possui hábitos terrestres e as mais jovens costumam viver em árvores. Seu veneno, entretanto, é utilizado para produzir medicamentos para doenças como hipertensão.

Tucunaré

Conheça 20 animais da Amazônia e suas curiosidades

Dentre os animais da Amazônia, o Tucunaré é conhecido como um dos peixes mais populares do Brasil. Suas características principais são suas cores fortes e manchas pelo corpo.

Nesse sentido, são encontrados em lagos, lagoas e beira de rios. Já nos períodos de cheia, é possível encontrar este peixe em áreas inundadas.

Continua após a publicidade

Pintado

Este peixe é um animal encontrando muito facilmente na Amazônia. Todavia, chega a pesar até 85kg e suas manchas pretas são o grande destaque do seu corpo encouraçado.

Bicho-preguiça

A preguiça-marmota é uma espécie encontrada na Amazônia e em outros estados do Brasil. Sua cor acinzentada, entretanto, ajuda na camuflagem quando a preguiça está nas árvores.

Macaco-prego

Este mamífero está na lista de animais da Amazônia. Todavia, costuma se adaptar facilmente às mudanças do local em que vive, além de ser tema de estudo de diversas pesquisas.

Continua após a publicidade

Capivara

A capivara é um mamífero roedor, encontrado em grande parte da América do Sul. Ela está em regiões de rios, lagos e pântanos. Todavia, sua principal característica é a adaptação ao ambiente que vive; encontrada em lugares habitados pelo homem.

Próxima página »

Escolhidas para você