Alguns países podem ser engolidos pelo mar, de acordo com um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). A razão disso seria as alterações climáticas que provocam a elevação da temperatura no mundo e o aumento do nível da água dos oceanos.
Sendo assim, o IPCC aponta que a alta na temperatura mundial afeta diretamente os oceanos. Como, por exemplo, maiores probabilidades de tempestades e ciclones tropicais catastróficos. Ou seja, um país inteiro poderia ser engolido pelo mar e deixar milhares de pessoas sem casa.
A gravidade da situação
Caso isso aconteça, habitantes do país engolido pelo mar devem migrar para outros países. No entanto, se isso acontece com mais de um país o problema toma proporções ainda mais gigantescas. De acordo com a plataforma de monitoramento climático da NASA, o nível do mar cresce 3,4 milímetros por ano.
Portanto, no fim deste século o nível do mar já estará com cerca de 2 metros a mais de altura. Ademais, pode provocar emissões de gases de efeito estufa e o aquecimento global que pode chegar a 3,6ºC e 4,4ºC acima dos níveis pré-industriais.
Países que podem ser engolidos pelo mar
Segundo o chefe de pesquisa e investigações do Greenpeace Australia Pacific, Nikola Casule, regiões próximo ao oceano Pacífico correm maior risco por possuir a temperatura média global acima de 1,5ºC. Contudo, não se limita a esta área. Ou seja, os países que podem ser engolidos pelo mar são:
- Ilhas Salomão
- Vanuatu
- Kiribati
- Partes do México como, por exemplo, Yucatán, Campeche, Tabasco e Quintana Roo
- Nicarágua
- Honduras
- Venezuela
- Guiana
- Suriname
- Guiana Francesa
- Partes do Brasil como, por exemplo, Santa Catarina e Rio de Janeiro
- Uruguai
- Maldivas
- Tuvalu
- Itália
- Tailândia
O que é possível fazer?
Uma das poucas possibilidades de evitar que isso ocorra é o combate contra o aquecimento global. No entanto, isto será difícil a médio e curto prazo porque é necessário o auxílio de todo o mundo. Sendo assim, todos os países devem trabalhar em conjunto.
Até lá, indústrias poluem o meio ambiente em grande escala sem qualquer punição, fiscalização ou restrição governamental.
Veja também sobre Geleira gigante na Antártida deve sumir em poucos anos, aponta estudo!