Notícias

Famosos com afasia além de Bruce Willis

Além de Bruce Willis, outros famosos do cinema também foram afetados com afasia, e precisaram reaprender a falar e andar.

O ator Bruce Willis vai se aposentar após receber o diagnóstico de afasia, um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação. A informação veio por meio da família de Williws, de 67 anos, em um comunicado. A divulgação ocorreu na última quarta-feira (30).

Vale lembrar que existem vários outros famosos com afasia além de Bruce Willis, e nomes tão conhecidos no cinema quanto.

Seja como for, no comunicado da família, é possível conferir a notícia da aposentadoria do ator.

“Aos incríveis apoiadores de Bruce, como família queremos compartilhar que nosso amado Bruce está passando por problemas de saúde e recentemente recebeu o diagnóstico de afasia, que está impactando suas habilidades cognitivas. Como resultado disso, e após muita análise, Bruce está saindo da carreira que significou tanto para ele”.

Outros famosos com afasia além de Bruce Willis são Sharon Stone, Emilia Clarke, Alicinha Cavalcanti, Dick Clark, Randy Travis, Terry Jones e Kirk Douglas. Confira abaixo mais detalhes da condição das celebridades.

Famosos com afasia além de Bruce Willis

Sharon Stone, por exemplo, sofreu um AVC em 2001, por conta de um aneurisma. A atriz teve sangramento no cérebro por nove dias. Durante os dois anos seguintes, sofreu com os sintomas da afasia. De acordo com ela, precisou “reaprender a andar e falar novamente”. Em uma entrevista dada à ABC News, a atriz comentou que se tornou alguém “mais emocionalmente inteligente após a doença.

No caso de Emilia Clarke, em 2011, ela também sofreu um aneurisma cerebral. Isso causou um AVC e uma hemorragia subaracnóidea. A atriz precisou passar por uma cirurgia no cérebro. Duas semanas depois, sequer se lembrava de seu próprio nome.

Em entrevista para o The New Yorker, em 2019, ela revelou:

“Nos meus piores momentos, eu queria me desligar. Pedia para a equipe médica me deixar morrer”.

Após sofrer com uma crise temporária da doença, melhorou alguma semanas depois.

Por outro lado, no caso de Alicinha Cavalcanti, a promotora faleceu, em agosto de 2021, aos 58 anos, por conta das complicações referentes à Afasia Progressiva Primária (APP).

No caso da promoter, a doença já estava em um grau muito avançado. Além disso, em 2017, Alicinha recebeu o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença rara. Desde então, precisou ficar afastada de suas atividades, e ainda tinha assistência médica em casa.

Randy Travis e outras celebridades com a mesma condição

Randy Travis, um cantor country, sofreu um acidente vascular cerebral em 2013. A situação o impossibilitou de falar. Em seu livro de memórias, em 2019, o cantor escreveu:

“Em meu caso, meu cérebro está funcionando e eu posso entender o que minha mulher me diz, mas eu não posso responder nada próximo de uma frase”.

Assim, Travis chegou a passar três meses fazendo terapia vocal antes de conseguir proferir a letra “a”. Ele seguiu fazendo progressos ao longo dos anos até recuperar a voz.

O apresentador de TV norte-americano Dick Clark morreu em 2012, aos 82 anos. A causa foi um infarto, mas ele chegou a sofrer um derrame cerebral oito anos antes. Por conta disso, o apresentador ficou com um de seus lados paralisados, e isso afetou muito sua fala. Um ano depois do derrame, também precisou reaprender a andar e falar.

Da mesma forma que Alicinha, em 2010, o ator Terry Jones recebeu o diagnóstico da APP. A doença afetou sua habilidade de se comunicar, e ele faleceu 10 anos depois, aos 77 anos. Por fim, Kirk Douglas, em 1996, sofreu um AVC que comprometeu a fala. Em 1999, durante entrevista ao The Times, ele revelou que o evento também lhe afetou muito emocionalmente.

Se você gostou dessa matéria sobre famosos com afasia além de Bruce Willis, aproveite para conferir

Próxima página »

Escolhidas para você