1. Existem cerca de 3.400 espécies de cobras no mundo
A primeira curiosidade sobre cobras é que elas tem uma família gigante. Com 3.400 espécies de cobras rastejando pelo planeta, existem muitos tipos diferentes que vivem em biomas diversos.
Assim, seja a anaconda colossal ou a mortal taipan do interior, elas evoluíram de maneiras diferentes e se adaptaram a seus ambientes.
2. As serpentes são ectotérmicas
As cobras são répteis de sangue frio, o que significa que precisam de calor externo para sobreviver, como o sol. Sem esse calor externo, elas não teriam a capacidade de se mover ou digerir seus alimentos.
Qualquer fonte de calor é aceitável, então as cobras noturnas encontrarão algo além do sol para mantê-las aquecidas.
Essa necessidade de calor é o motivo pelo qual você pode encontrar cobras entrando nas casas durante o inverno porque estão procurando calor; ou seja, nem sempre se trata de alimento.
3. As cobras são carnívoras
As cobras só comem carne e, dependendo da espécie de cobra, podem ser animais maiores que roedores ou pássaros. Em contraste, outros preferem insetos, além disso, outros répteis até comem outras cobras.
Embora as cobras tenham dentes, elas não mastigam a comida e simplesmente a engolem inteira. Em vez disso, seu sistema digestivo cuidará do resto. Além disso, elas bebem água de um jeito muito curioso, por sucção.
4. As serpentes não têm pálpebras
As cobras não piscam porque não têm pálpebras. Em suma, elas têm uma camada protetora transparente sobre os olhos para que não ressequem; isso é chamado de “brille”. Mas isso não muda o fato de que as cobras estão sempre observando.
5. As cobras evoluíram 142 milhões de anos atrás
Acredita-se que as cobras tenham evoluído cerca de 142 a 167 milhões de anos atrás. A grande diversidade de cobras que vemos hoje começou por volta de 56 a 66 milhões de anos atrás.
6. As cobras estão em quase todos os lugares do planeta
Outra curiosidade sobre as cobras é que elas estão em quase todas as partes do planeta. As poucas exceções são Antártica, Islândia, Irlanda, Groenlândia e Nova Zelândia.
A maioria das exceções são devido ao clima. A última era glacial cobriu essas áreas, tornando-as inabitáveis para cobras ectotérmicas. Elas também são ilhas que dificultam o alcance das serpentes.
7. Nem todas as serpentes põem ovos
Você pode ou não saber que os répteis põem ovos; no entanto, nem todas as serpentes põem ovos. A principal razão para isso é que o clima é muito severo para um ovo sobreviver, seja porque está muito frio ou muito quente. Assim, o ovo fica dentro da mãe para eclodir, e o filhote vivo é liberado, pronto para o mundo.
8. As cobras cheiram com a língua
O olfato geralmente é feito com o nariz. No entanto, as serpentes têm um órgão especial no céu da boca chamado órgão de Jacobson.
Elas usam suas línguas para pegar substâncias químicas no ar, então tocam sua língua no órgão de Jacobson, e isso permite que seu cérebro entenda o cheiro.
9. As serpentes trocam de pele 4-12 vezes por ano
Aposto que você já ouviu falar que as cobras trocam de pele, mas você sabia que elas fazem isso de 4 a 12 vezes por ano? Trocar toda a pele de uma só vez é uma boa maneira de crescer e se livrar de qualquer parasita ligado a elas.
10. Píton é a maior cobra do mundo
A píton-real é a maior espécie de cobra do mundo, podendo atingir 9 metros de comprimento. Como sucuris e jibóias, as pítons são cobras constritoras, porque matam suas presas espremendo-as até a morte. Com efeito, elas podem comer grandes animais, incluindo veados e porcos selvagens.
Gostou de saber todas essas curiosidades sobre as cobras? Pois, leia também: Conheça as características das cobras e serpentes peçonhentas
Fonte: World Animal Protection, A cidade on