Curiosidades

Fatos reais – 11 filmes que se basearam em histórias reais (ou quase isso)

Muitos filmes que fizeram você se emocionar, agonizar e vibrar com seus personagens foram baseados em fatos reais. Confira alguns

Por Emilly Krishna

-

Hollywood, na verdade, é uma grande máquina de criar histórias. Contudo, nem todas que você vê nos cinemas se trata de invenções. Na verdade, como você já deve saber, existem grandes filmes baseados em fatos reais, capazes de emocionar qualquer pessoa.

Claro que, quando entram para um roteiro cinematográfico, parte desses fatos reais são amenizados ou adaptados. Nem tudo o que realmente aconteceu na vida de seus personagens vai para a telona exatamente como aconteceu na vida real. Porém, os roteiristas conservam a ideia principal da história de vida que está sendo contada.

E essa é exatamente a mágica de filmes baseados em fatos reais: surpreender as pessoas. Ou você vai dizer que nunca ficou especialmente emocionado ao terminar um filme e descobrir que aquela história realmente aconteceu, pelo menos na essência? E que seus personagens, na verdade, foram inspirados em pessoas reais e em seus dramas cotidianos?

Se for uma história de superação, é difícil conter as lágrias. E o que dizer dos finais trágicos, então?

Enfim, se você é um cinéfilo e gosta de histórias com pelo menos um fundinho de verdade, essa lista está recheada de boas indicações para você.

11 filmes baseados em fatos reais

1. Vivos (1993), Frank Marshall

Confira agora 11 filmes que foram baseados em fatos reais

Esse filme baseado em fatos reais conta a história de um acidente de avião, que aconteceu em em 1972. Na aeronave, aliás, estava o time de rúgbi do Uruguai, Old Christians Club.

No entanto, de acordo com Antonio Vizintín, um dos sobreviventes; existem grandes diferenças entre o que filme mostrou e a realidade. Por exemplo, a cena em que os sobreviventes queimam caixas e guitarras, na verdade, não existiu.

No filme, os sobreviventes ainda colocam luzes na montanha. Porém, de acordo com Antonio, nas montanhas não havia nenhum tipo de luz. Além disso, o  resgate não chegou de uma forma inesperada, como eles mostraram no longa.

Na verdade, eles já estavam esperando e preparados pelo resgate. Até porque eles souberam que seriam salvos pelo rádio.

Assim sendo, o produtor do filme afirma ter modificado algumas cenas justamente para atrair mais públicos. Conforme ele, o longa ficaria monótono sem uma dramatização extra na história.

2. Uma Mente Brilhante (2001), Ron Howard

Confira agora 11 filmes que foram baseados em fatos reais

Assim como o filme anterior, esse filme também recebeu alguns pequenos ajustes, se levar em consideração os fatos reais. Sobretudo, esse filme conta a história do matemático John Forbes Nash. Porém, o filme procura enfatizar a história do Prêmio Nobel de Economia, que Nash ganhou em 1994.

Assim sendo, o filme, que foi estrelado pelo ator Russell Crowe, modificou alguns fatos que não foram exatamente reais. Dentre eles, podemos citar o discurso de Nash, quando recebeu o Prêmio Nobel de Economia. Até porque, na verdade, ele não fez nenhum tipo de discurso quando recebeu o Prêmio.

Além do mais, ele não trabalhou ou participou do Departamento de Defesa na vida real, como mostrou no filme. E também ele não era um pai presente e exemplar, como o filme tentou mostrar.

Inclusive, seu filho, na vida real, era fruto de um relacionamento fora do casamento, e ele nunca o assumiu.

3. O Pianista (2002), Roman Polanski

Confira agora 11 filmes que foram baseados em fatos reais

Sobretudo, vale destacar que as mudanças dos fatos reais para os fatos cinematográficos desse filme não foram feitas e esquematizadas para chamar a atenção do telespectador. Mas, na verdade, as mudanças foram meio que obrigatórias.

Primeiramente, esse filme conta a história real do pianista, Wladyalaw Szpilman. Porém, a grande diferença da realidade com o filme é o fato de que o pianista, na vida real, passou toda a sua vida em Varsóvia. Já, o filme foi reproduzido na Croácia.

Isso aconteceu porque o gueto de Varsóvia e toda a capital polonesa ficaram destruídos após a invasão de Hitler. Assim sendo, Polanski teve que reproduzir a Cidade Velha da capital.

Inclusive, para fazer essa reprodução, ele se baseou nas pinturas do pintor italiano Canaletto. Isso porque elas foram criadas nas ruas de Varsóvia.

4. Intocáveis (2011), Olivier Nakache e Eric Toledano

Confira agora 11 filmes que foram baseados em fatos reais

A priori, por mais incrível que seja, esse filme também sofreu algumas modificações dos fatos reais. Como por exemplo, o protagonista da história, Philippe Pozzo di Borgo, sofreu o acidente 3 anos antes da sua esposa falecer. Enquanto, no filme, a esposa do personagem morreu antes dele ficar de cadeira de rodas.

Além do mais, no filme não mostra que ele tinha filhos. Na realidade, Philippe e sua esposa haviam adotado duas crianças.

Assim sendo, o final da trama também sofreu algumas modificações. Por exemplo, Philippe se mudou para morar em Marrocos. E foi lá que ele encontrou a jovem marroquina que, na verdade, é mãe solteira e tem duas filhas.

E, para finalizar, vale destacar que o Abdel Yasmin Sellou, ex-presidiário contratado para cuidar de Philippe, não era de origem senegalesa. Na verdade, ele é argelino.

5. Alcatraz: Fuga Impossível (1979), Don Siegel

Confira agora 11 filmes que foram baseados em fatos reais

Este, contudo, é um exemplo de filme baseado em fatos reais fiel à história. O longa conta a história da fuga de Frank Morris e os irmãos Clarence e John Anglin, da prisão de Alcatraz.

Inclusive, vale destacar que após a fuga, ninguém nunca mais teve notícias deles. Ou seja, não se sabe se eles sobreviveram mesmo ou não.

Porém, de acordo com algumas pessoas, após um tempo; apareceu uma carta supostamente escrita por Anglin. Nela, ele afirmava que os três conseguiram sobreviver.

Confira agora 11 filmes que foram baseados em fatos reais

Além disso, o filme também foi feito na prisão real de Alcatraz. A única diferença, contudo, é que eles não fizeram o filme na cela da qual os prisioneiros conseguiram fugir. Tanto é que, no filme, a cela que aparece é do setor C. E, na realidade, a cela era a do setor B.

Aliás, a título de curiosidade, o buraco pelo qual eles escaparam ainda está na cela original. Inclusive, você também verá as cabeças de papel e gesso que eles criaram para deixar em seus lugares.

6. Cidade de Deus (2002), Fernando Meirelles e Kátia Lund

Confira agora 11 filmes que foram baseados em fatos reais

A priori, por mais triste que esse filme seja, ele também é bem fiel aos fatos reais.

Aliás, os atores do filme, na verdade, eram habitantes da favela. Um dos protagonistas, o Ivanzinho; se tornou um dos traficantes mais procurados do Rio de Janeiro após o filme.

Contudo, houve uma única mudança no filme. Na verdade, o longa não foi realizado na favela Cidade de Deus. Até porque, filmar lá representava um grande risco para toda a produção.

Portanto, para evitar qualquer tragédia, eles selecionaram uma área menos perigosa. Por isso, todas as cenas aconteceram na Cidade Alta.

7. Sempre ao Seu Lado (2009), Lasse Hallström

Confira agora 11 filmes que foram baseados em fatos reais

A priori, nesse filme houveram grandes transformações dos fatos reais para os fatos do cinema. Dentre elas, podemos destacar que, na realidade, essa história ocorreu em Tóquio, e não nos Estados Unidos.

Além dessa mudança, também tem o fato de que o professor Hidesaburo Ueno morreu de hemorragia cerebral, e não de ataque cardíaco.

Para finalizar, o cachorro Hachiko, o grande protagonista do filme, foi comprado pelo professor. Ou seja, ele não foi encontrado na estação, como o filme retratou.

8. 127 horas (2010), Danny Boyle

Confira agora 11 filmes que foram baseados em fatos reais

Aron Ralston, protagonista da história, afirmou que o filme foi muito preciso com os fatos reais. Segundo o homem no qual foi inspirado o personagem principal, as mudanças feitas no filme foram bem poucas.

Dentre elas, destacamos uma cena, que é quando Ralston encontra com os dois caminhantes. Na realidade, ele só mostrou algumas técnicas de escalada e não uma lagoa escondida, como o filme mostrou. Ou seja, foi um detalhe mínimo.

9. À Procura da Felicidade (2006), Gabriele Muccino

Confira agora 11 filmes que foram baseados em fatos reais

Por mais emocionante que seja essa história, ela também sofreu algumas mudanças. Por exemplo, na história real, o filho de Chris Gardner ainda era um bebê. Contudo, no filme, ele foi mudado para um menino de 5 anos de idade.

Inclusive, essa mudança pode ter sido uma tática do produtor, para acrescentar ainda mais emoção e drama à história. Já que no filme eles enfatizam muito os sentimentos e pensamentos da criança ao longo da história.

Outra mudança foi na forma como as práticas de Chris na corretora foram retratadas. No filme, elas não eram remuneradas. Porém, na realidade, ele recebia um pagamento bem baixo, mas recebia.

10. Prenda-me se for Capaz (2002), Steven Spielberg

Confira agora 11 filmes que foram baseados em fatos reais

Primeiramente, esse filme também sofreu algumas adaptações. Por exemplo, na realidade, o protagonista Frank Abagnale nunca viu seu pai depois de fugir de casa.

Porém, o produtor do filme preferiu tratar sobre esse reencontro, para abordar sobre o drama entre pai e filho. Aliás, no longo, é retratado o orgulho que o pai sentiu ao ver o filho com o uniforme de piloto.

Outra mudança está cena da fuga do protagonista. Basicamente, no momento em que eles regressam da França aos Estados Unidos, Abagnale escapou pela parte de trás de um Boeing 737 e não pelo banheiro, como mostrou no filme.

11. Eu, Tonya (2017), Craig Gillespie

Confira agora 11 filmes que foram baseados em fatos reais

Primeiramente, esse filme abordou a vida da patinadora Tonya Harding e sua rivalidade com Nancy Kerrigan, sua parceira. Vale ressaltar que, na realidade, em janeiro de 1994, seu ex-marido agrediu a rival de Tonya. Porém, Tonya negou o envolvimento na agressão.

Mesmo assim, ela foi condenada a nunca mais patinar, justamente por encobrir seu marido e guarda-costas. Assim sendo, de modo geral,esse filme é uma forma de defender Tonya.

Porém, nele existem diferentes pontos de vista, mudando de personagem para personagem. Ou seja, é melhor você ver esse filme, para você mesmo tirar suas próprias conclusões.

O que achou da nossa matéria? Ficou decepcionado com alguns filmes, ou não?

Leia mais: Filmes de luta – 15 melhores longas da história do cinema

Fontes: Incrível.club

Imagens: Incrível.club, O.globo, Séries e filmes

Próxima página »

Escolhidas para você