Saúde

Febre interna – Principais causas, sintomas e tratamento

A febre interna na realidade não existe, ou seja, é apenas uma forma popular de expressar os mesmos sintomas de uma febre comum.

A febre interna é a sensação que a pessoa tem de que o corpo está muito quente, embora o termômetro não demonstre o aumento da temperatura. Além disso, esse tipo de febre não existe cientificamente, pois trata-se como febre qualquer condição em que a temperatura do corpo esteja acima de 37°C.

Em suma, a febre é uma das defesas naturais do corpo contra bactérias, vírus, fungos e parasitas que não conseguem viver em temperaturas mais altas. Portanto, as febres baixas normalmente não devem ser tratadas, a menos que haja outros sintomas preocupantes.

Ademais, a febre sozinha não é uma doença, mas um sintoma que também podem ocorrer associado com outros como tosse, dor de garganta ou fadiga.

O que causa febre interna?

Fonte: Pexels

Como lido acima, apesar do diagnóstico de febre interna não existir, sua ocorrência com outros sintomas, incluindo calafrios, sudorese, tosse ou dor de garganta, pode ajudar a identificar sua origem.

Além de infecções, fatores ambientais e de estilo de vida ou doenças subjacentes não detectadas de natureza crônica, outras condições podem fazer com que você sinta febre sem aumento de temperatura real. Veja a seguir:

Diabetes

Estudos sugerem que pessoas cujos corpos são incapazes de produzir insulina suficiente podem ser mais suscetíveis à sensibilidade ao calor e problemas relacionados ao metabolismo. Então, isso pode fazer você se sentir mais aquecido por dentro, sem a presença de uma febre real registrável.

Continua após a publicidade

Doenças autoimunes

Dores e sensação de febre que vêm e vão com frequência são sintomas de doenças autoinflamatórias e autoimunes. Assim, doenças como lúpus e esclerose múltipla, também podem ter outros sintomas que são mais difíceis de ignorar do que a febre interna.

Exaustão por calor

Fonte: Pexels

Sofrer de insolação ou exaustão por calor pode deixá-lo desidratado e seu organismo extremamente sobrecarregado. Como resultado, isso pode fazer você se sentir febril e beber muitos líquidos. Então, ficar na sombra e descansar pode ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente.

Estresse

Sentir-se estressado, nervoso ou ansioso pode aumentar a frequência cardíaca, enrijecer os músculos e dar uma sensação geral de indisposição. Portanto, sentir-se febril em tal situação é natural.

Medicamentos e vacinas

Tomar certos medicamentos pode causar febre interna, incluindo alguns usados ​​para tratar distúrbios da tireoide, doenças cardíacas, problemas psiquiátricos e distúrbios hormonais. Da mesma forma, tomar vacinas também pode gerar calor em seu corpo e fazer você se sentir febril.

Problemas de tireoide

Se a glândula tireoide estiver hiperativa, o que pode acontecer no caso de hipertireoidismo, é provável que haja uma grande produção de hormônios, o pode fazer você se sentir febril e excessivamente cansado.

Principais sintomas de febre interna

Fonte: Pexels

Como lido acima, a febre interna não causa necessariamente aumento da temperatura. Portanto, para você saber se está com febre interna, experimente monitorar os seguintes sintomas:

Continua após a publicidade
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares
  • Fraqueza
  • Arrepios
  • Suor
  • Tosse
  • Dor de garganta

Tratamento para febre interna

Febre interna: principais causas, sintomas e tratamento
Fonte: Pexels

A febre comum geralmente dura de um a três dias antes de desaparecer por conta própria, e normalmente é tratada com medicamentos e remédios caseiros que ajudam a baixar a temperatura. No caso da febre interna, como não ocorre um real aumento da temperatura corporal, não é necessário tratá-la com medicamentos.

Mas se a sensação de febre interna persistir ou vier acompanhadas dos sintomas listados acima, você deve consultar um médico. Por fim, outras recomendações incluem:

  • Beber bastante líquido como por exemplo água e sucos de frutas para evitar a desidratação.
  • Comer alimentos leves e fáceis de digerir.
  • Descansar bastante
  • Tomar um banho morno
  • Manter-se fresco com roupas leves e sem cobertores

Então, se achou este artigo interessante leia mais sobre o assunto a seguir: Como baixar a febre – Soluções caseiras para aliviar os sintomas

Fontes: Tua Saúde, Sete Lagoas, Dra. Keilla Freitas

Fotos: Pexels

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você