Curiosidades

7 dicas para baixar a febre rapidamente, sem remédios

Existem algumas formas simples e naturais para baixar a febre, como tomar banho morno e se hidratar. Confira outras maneiras aqui!

Por P.H Mota

Para baixar a febre de forma simples e sem precisar de remédios, basta tomar um banho morno, que é muito melhor que o banho frio, vestir roupas adequadas que permitem uma maior ventilação, entre outras maneiras.

Embora haja controvérsias quanto a origem e o papel da febre, o que ocorre é que, quando agentes patológicos, como bactérias e vírus, entram no organismo, ele libera substâncias capazes de afetar o hipotálamo, região do cérebro que tem como uma de suas funções regular a temperatura corporal.

Não se sabe se o aumento da temperatura é incidental ou se é o mecanismo que realmente auxilia na defesa do organismo, no entanto, o que é uma unanimidade é que, após ser identificada a febre, é muito importante não deixar que ela aumente muito. Para saber mais como controlar a temperatura corporal, leia nosso texto!

Qual é a temperatura normal do corpo?

Assim como não é consenso a função da febre, também não é consenso o valor que separa a temperatura normal do corpo com o estado febril.

De acordo com a pediatra Athenê Mauro, em entrevista para o site do Drauzio Varella “A forma mais confiável de aferir a temperatura é medi-la por via oral ou retal. Em crianças, a maioria dos médicos classifica como febre a temperatura retal acima de 38℃, mas alguns consideram febre temperatura retal acima de 37,7℃ ou 38,3℃. A temperatura axilar varia de 0,4℃ a 0,8℃ mais baixa que a temperatura retal.”

7 formas de como baixar a febre de maneira natural

1. Compressas frias para baixar a febre

A utilização de uma toalha úmida ou bolsa térmica fria pode ajudar a reduzir a temperatura corporal. Não existe uma temperatura ideal para a compressa, desde que ela seja tolerável para não provocar danos e mais baixa do que a temperatura da pele.

Deve-se aplicar a compressa em regiões do tronco ou dos membros, mas com cuidado com temperaturas frias demais. Isso porque se estiver próxima do ponto de congelamento, por exemplo, pode gerar queimaduras.

2. Repouso

Assim que o corpo se aquece, os batimentos cardíacos são acelerados. Sendo assim, o repouso é uma ótima forma de reduzir a febre, pois evita a sobrecarga dos órgãos. Além disso, o estado febril pode fazer com que se mover e realizar atividades de mais esforço seja muito desconfortável e o repouso ajuda a evitar esse tipo de situação.

3. Banho morno para baixar a febre

Muita gente tem dúvida de qual a melhor solução para curar a febre, um banho frio ou morno. O banho frio não é uma boa ideia, pois pode aumentar ainda mais a frequência cardíaca, já alta por causa da febre.

Sendo assim, um banho morno é melhor para ajudar o corpo a recuperar a sua temperatura normal.

4. Roupas adequadas

Durante a febre, roupas de algodão são mais indicadas. Elas oferecem melhor ventilação do corpo e podem evitar o desconforto, principalmente se o paciente estiver suando muito.

O uso de peças sintéticas pode prejudicar a absorção do suor e, então, gerar desconforto e até mesmo irritações na pele.

5. Hidratação para baixar a febre

É essencial beber muita água para ajudar a reduzir a temperatura do corpo durante a febre. Uma vez que para curar a febre o corpo produz muito suor, a hidratação ajuda a repor os líquidos perdidos dessa forma.

Isso não significa que o paciente precisa consumir mais água do que o indicado normalmente, mas é importante ter atenção para não deixar o hábito de lado.

6. Alimentação

A alimentação não precisa sofrer muitas alterações em pacientes jovens ou adultos saudáveis. No entanto, para idosos ou pacientes com saúde mais debilitada, é bom procurar uma alimentação equilibrada como forma de reduzir a febre. Como o gasto calórico do corpo aumenta no período, pode ser vantajoso investir no consumo de mais calorias para curar a febre.

7. Ficar em local arejado para baixar a febre

Embora não seja indicado receber correntes de ar de forma direta, para evitar os choque térmicos, é muito recomendável que se mantenha em local arejado e fresco, pois assim alivia a sensação de calor, o que ajuda a baixar a temperatura do corpo.

Como baixar a febre com remédios caseiros?

1. Chá de freixo

O chá de freixo é recomendado para baixar a febre, mas também traz propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a combater outros sintomas de desconforto da condição.

Para preparar, é só colocar 50g de casca seca de freixo em 1 litro de água quente e deixar ferver durante dez minutos. Em seguida, é só filtrar e consumir o preparo em cerca de 3 a 4 xícaras por dia.

2. Chá de quineira para baixar a febre

O chá de quineira também é bom para combater a febre, além de ter propriedades antibacterianas. O preparo consiste em cortar a casca de quineira em pedaços bem finos e misturar 0,5 g em uma xícara de água. Coloque a mistura para ferver por dez minutos e consuma até 3 xícaras por dia, antes das refeições.

3. Chá de salgueiro-branco

De acordo com o Ministério da Saúde, o chá de salgueiro-branco ajuda a curar a febre por conta da presença de salicósido na casca. O composto tem ação anti-inflamatória, analgésica e febrífuga. Misture 2 a 3g da casca em uma xícara de água, deixe ferver por dez minutos e consuma de 3 a 4 vezes por dia.

Como baixar a febre com medicamentos

Em casos em que não como baixar a febre de formas naturais, e o corpo mantém a temperatura acima de 38,9ºC, um médico pode indicar o uso de medicamentos antipiréticos. A lista de recomendações mais comuns inclui:

  • paracetamol (Tylenol ou Pacemol);
  • ibuprofeno (Ibufran ou Ibupril) e
  • ácido acetilsalicílico (aspirina).

Esses medicamentos são indicados apenas em caso de febre alta e devem ser utilizados com precaução. Caso a febre prossiga mesmo após a utilização, é preciso consultar-se novamente com um médico para identificar outras possíveis causas para a febre.

Quando buscar atendimento médico em caso de febre?

De modo geral, se a febre estiver abaixo dos 38° não há necessidade de buscar atendimento médico e você pode tentar baixar a febre com as dicas naturais que demos aqui na matéria.

No entanto, se a febre passar dos 38° e tiver outras condições associadas a ela, deve-se buscar atendimento o quanto antes. Dentre essas condições, costumam surgir:

  • Sonolência excessiva;
  • Vômito;
  • Irritabilidade;
  • Dor de cabeça forte;
  • Dificuldade para respirar.

Leia também: 

Fontes: Tua Saúde, Drauzio Varella, Minha Vida, Vida Natural

Bibliografia:

CARVALHO, Araken Rodrigues de. Mecanismo da febre. 2002. Disponível em: <https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/2461/2/9861327.pdf>.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Salix alba (SALGUEIRO BRANCO). 2015. Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Salix-alba.pdf>.

NHS. High temperature (fever) in adults. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/fever-in-adults/>.

Próxima página »

Escolhidas para você