Curiosidades

16 curiosidades sobre o filme Duna, indicado ao Oscar 2022

Antes de ver Duna você precisa saber que muita coisa aconteceu na produção deste filme. Dê uma olhada nesses fatos super legais sobre ele.

Duna de Denis Villeneuve certamente foi um dos filmes mais esperados de 2021. Na verdade, ele manteve esse título nos últimos anos desde que sua data de lançamento foi adiada várias vezes. Com efeito, ele recebeu 10 indicações para ao Oscar durante a transmissão de anúncio dos indicados.

Ele se baseia na história de Frank Herbert de 1965. Em suma, o enredo traz Paul Atreides (interpretado por Timothée Chalamet), e sua família da Casa Atreides que viajam para Arrakis para supervisionar a mineração de especiarias.

Além disso, este filme reúne aisagens épicas, batalhas únicas e temas sobre tecnologia, emoções e muito mais; o filme já está disponível no streaming do HBO Max! Confira a seguir personagens e curiosidades fascinantes sobre ele.

10 personagens principais de Duna

Abaixo está um guia completo para os principais personagens do filme Duna, como eles se encaixam na história e quem interpreta cada um.

Continua após a publicidade

1. Timothée Chalamet como Paul Atreides

Em primeiro lugar temos o herdeiro da Casa Atreides que segue sua família até o perigoso planeta desértico Arrakis, onde eles são encarregados de supervisionar o refinamento da especiaria – um material altamente valioso nativo do planeta e cobiçado por todo o universo conhecido.

2. Rebecca Ferguson como Lady Jessica

No filme Duna, a mãe de Paul é Lady Jessica, que é membro da Bene Gesserit – um grupo exclusivamente feminino de humanos com capacidades mentais e físicas avançadas que exercem uma tremenda influência política das sombras. Aliás, ela é parceira e concubina do pai de Paul, Duke Leto.

3. Oscar Isaac como Duque Leto Atreides

O patriarca da Casa Atreides é Leto Atreides, encarregado de supervisionar a administração de Arrakis pelo Império. Contudo, mesmo muito inteligente e capaz, ele sente perigo na nova missão de sua família.

4. Josh Brolin como Gurney Halleck

No filme Duna, o mestre de armas da Casa Atreides é um dos mentores de Paul e o ensina a manejar armas. Ele é mortalmente sério.

Continua após a publicidade

5. Stephen McKinley Henderson como Thufir Hawat

Do Mentat à Casa Atreides, um mentat é um tipo específico de humano ensinado a imitar os processos de pensamento e as capacidades dos computadores e da inteligência artificial. Aliás, ele é um guia sábio para as ações da Casa Atreides.

6. Jason Momoa como Duncan Idaho

Nome bobo, excelente personagem. Duncan Idaho é o espadachim da Casa Atreides e um dos amigos e mentores mais próximos de Paul. Ele é enviado para Arrakis primeiro para ganhar a confiança dos Fremen.

7. Javier Bardem como Stilgar

No filme Duna, o líder dos Fremen, uma tribo nativa de Arrakis que vive no deserto e se ressente dos forasteiros que chegam e tomam seu tempero.

8. Zendaya como Chani

Uma jovem Fremen que aparece frequentemente nos sonhos de Paul, que ele suspeita serem premonições.

Continua após a publicidade

9. Stellan Skarsgård como Barão Vladimir Harkonnen

O Barão da Casa Harkonnen, que governou Arrakis por 80 anos e colheu os benefícios da produção de especiarias antes de ser expulso pelo Império. Ademais, o Barão Harkonnen pretende retornar a Arrakis e retomar o controle da Casa Atreides por qualquer meio necessário.

10. Charlotte Rampling como Caio Helen Mohiam

A Reverenda Madre das Bene Gesserit é a que orientou Lady Jessica e serve como a Reveladora da Verdade do Imperador. Além disso, ela tem a capacidade de descobrir quando as pessoas estão mentindo.

16 curiosidades sobre o filme Duna

1. O filme é uma adaptação de um livro

O filme é baseado na primeira metade de um romance estelar de ficção científica, Duna. Foi escrito por Frank Herbert e lançado em 1965.
Com efeito, seu legado abrange os mundos geek e livresco, com a aprovação da multidão literária e dos amantes do gênero de ficção.

2. O título do filme vem das dunas de areia na praia perto de Florence, Oregon

Herbert estava perambulando pelas dunas para uma matéria que estava fazendo sobre o plano do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos de “estabilizar as areias movediças introduzindo grama de praia europeia”.

Continua após a publicidade

Assim, foi então que ele teve a ideia de desenvolver uma história onde a ecologia também desempenha um papel importante.

3. O diretor queria priorizar personagens femininas

Denis Villeneuve queria fazer o filme com personagens femininas fortes. O roteirista Eric Roth perguntou a ele: “Qual seria a coisa mais importante que deveríamos trazer antecipadamente nesta adaptação?” Ele respondeu: “Mulheres”.

4. O personagem do Dr. Kynes foi modificado no filme

Nos livros, o Dr. Kynes é um homem branco, mas no filme, o Dr. Kynes é uma mulher negra.

5. O filme demorou a ser lançado e custou muito dinheiro

Foram necessários três anos e meio e aproximadamente US$ 165 milhões para fazer este filme.

Continua após a publicidade

6. Fazer o filme Duna era um sonho antigo de Villeneuve

Na verdade, ele queria fazer esse filme desde que leu o livro pela primeira vez, quando tinha 14 anos.

7. Villeneuve ficou receoso de adaptar o livro ao filme

A direção bem-sucedida de Arrival e Blade Runner 2049 deu a Villeneuve a confiança de que ele tinha experiência suficiente para enfrentar um projeto ambicioso como Duna.

No entanto, como as duas últimas tentativas de adaptar este livro para a tela grande falharam espetacularmente, Villeneuve não quis arriscar com este.

8. Villeneuve encontrou o parceiro perfeito para o filme

Enquanto trabalhava em Blade Runner 2049 com Zimmer, Villeneuve falou sobre seu sonho adolescente de fazer um filme de Duna, e Zimmer imediatamente pulou como ele também era um grande fã do livro.

Continua após a publicidade

9. Hans Zimmer escolheu fazer a trilha sonora de Duna

Hans Zimmer é um grande fã do livro que se recusou a trabalhar em Tenet com seu colaborador de longa data Christopher Nolan e escolheu fazer a trilha sonora de Duna.

10. Hans Zimmer também compôs uma segunda trilha sonora para o filme

Ele escreveu a música original para The Art and Soul of Duna, um livro de making-of escrito pela produtora executiva do filme, Tanya Lapointe. Aliás, esta é a primeira vez que ele escreve música original para uma obra literária.

11. O diretor de fotografia de Duna , Greig Fraser , ganhou um Emmy por ‘O Mandaloriano’

Ele também está trabalhando no próximo filme de super-heróis O Batman.

12. Denis Villeneuve não realizou audições para o papel de Paul Atreides

Ele simplesmente escolheu Timothée Chalamet para o papel. Em suma, Villeneuve disse: “Ele tem um carisma insano. Timothée foi presenteado pelos deuses do cinema.”

Continua após a publicidade

13. Chalamet aceitou fazer Duna sem titubear

Ele declarou em uma entrevista: “Não posso fingir que estava sentado avaliando se queria fazer isso ou não. É muito óbvio, apenas a oportunidade de trabalhar com Denis. Sou um grande fã”.

14. Brolin declarou ao ACE Universe que Duna é uma obra prima dos cinemas

“É realmente uma obra-prima cinematográfica, o que ele foi capaz de fazer e manter todos aqueles personagens e dar a todos eles seu tempo e espaço, mas também manter a história em cima disso e fazer justiça à história”, afirmou.

15. Os produtores do filme usaram o Google Earth

O designer de produção do filme Duna, Patrice Vermette, usou o Google Earth para selecionar locais para filmar as cenas ambientadas no planeta deserto Arrakis. Desse modo, desertos no Irã, Chade, Mauritânia e Líbia foram alguns dos locais selecionados.

16. A estreia do filme foi super aclamada

Por fim, o filme Duna teve sua estreia mundial oficial no Festival de Cinema de Veneza, onde recebeu sete minutos de ovação de pé.

Continua após a publicidade

Então, gostou de saber mais sobre o filme Duna? Pois, confira também: Quem é o Cremosinho e como se tornou um sucesso na internet?

Fontes: O Povo, Adoro Cinema, O Vício, Paipee

Próxima página »

Escolhidas para você