Curiosidades

Qual é o filme mais antigo do mundo?

O filme mais antigo do mundo consiste basicamente em pessoas reunidas num jardim, por dois segundos, saiba mais a seguir.

Para não-aficionados pela sétima arte, o Roundhay Garden Scene é basicamente um curta-metragem mudo de 1888, gravado pelo inventor francês Louis Le Prince em Oakwood Grange, no norte da Inglaterra.

Acredita-se que seja o filme sobrevivente mais antigo que existe, mas o que acontece quando você usa redes neurais alimentadas por IA para aumentá-lo para 60FPS? Leia mais para descobrir!

Quando o filme mais antigo do mundo foi feito?

Qual é o filme mais antigo do mundo?

O filme foi feito em Oakwood Grange em 14 de outubro de 1888 (anos antes de Thomas Alva Edison ou dos irmãos Lumière). Em suma, o curta apresenta o filho de Louis, Adolphe Le Prince, sua sogra Sarah Whitley, seu sogro Joseph Whitley e Annie Hartley, todos passeando pelo jardim de instalações.

Continua após a publicidade

A sequência original de Roundhay Garden Scene foi gravada no filme fotográfico de base de papel Eastman Kodak usando a câmera de lente única de Louis Le Prince.

Entretanto, durante a década de 1930, o National Science Museum (NSM) em Londres produziu uma cópia fotográfica em placa de vidro de vinte quadros sobreviventes do negativo original, antes que fosse perdido. Esses quadros foram posteriormente masterizados em filme de 35 mm.

Por que Le Prince não é considerado o inventor do cinema?

Qual é o filme mais antigo do mundo?

Por causa da enorme importância desta invenção, é fácil imaginar por que o nome de Le Prince não é tão famoso. Aliás, são Edison e os irmãos Lumière a quem atribuímos a invenção do cinema.

Continua após a publicidade

Os motivos desse aparente esquecimento são muitos. Todavia, o mais importante é o fato de que, Le Prince, morreu tragicamente antes de fazer sua primeira manifestação pública. Além disso, ele não estava vivo quando começaram as batalhas judiciais pela patente de Roundhay Garden Scene.

A misteriosa morte de Le Prince o colocou fora de cena e, na década seguinte, os nomes de Edison e dos Lumières se tornariam aqueles relacionados ao cinema.

Embora a história credite Auguste e Louis Lumière como os pais do cinema, seria justo dar a Louis Le Prince parte do crédito. Os irmãos de fato inventaram o cinema como o conhecemos. Aliás, eles foram os primeiros a fazer demonstrações públicas, contudo, foi a invenção de Le Prince que realmente foi o começo de tudo.

Como uma inteligência artificial remasterizou o filme mais antigo do mundo?

Continua após a publicidade

Recentemente o vídeo histórico ‘Roundhay Garden Scene’ gravado há 132 anos foi aprimorado com inteligência artificial. Aliás, o clipe original de Roundhay Garden Scene é borrado, monocromático, dura apenas 1,66 segundos e contém apenas 20 quadros.

Agora, porém, graças a uma IA e ao YouTuber Dennis Shiryaev, que é bem famoso por remasterizar filmagens antigas, converteu o vídeo em 4K. Com efeito, o clipe resultante oferece a mais clara retrospectiva de uma época muito anterior a qualquer pessoa viva hoje.

Agora que você sabe qual é o filme mais antigo do mundo, leia também: Pepe Le Gambá – História do personagem e polêmica por cancelamento

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você