Curiosidades

Pepe Le Gambá – História do personagem e polêmica por cancelamento

Pele Le Gambá, ou Pepé Le Pew, ficou famoso em desenhos dos Looney Tunes, mas foi alvo de polêmica após ser removido de Space Jam 2.

Por P.H Mota

Pepe Le Gambá (ou Pepé Le Pew, no original) é um personagem das séries de desenhos animados Merrie Melodies e Looney Tunes. Apesar do nome, o personagem não é exatamente um gambá, mas sim um mamífero da ordem Mephitidae, que inclui cangambás, jaritatacas e as chamadas doninhas fedorentas.

Nos desenhos, o personagem ficou popular por estar sempre em busca de romance, mas não ter sucesso por alguns fatores, incluindo seu mau-cheiro.

No entanto, sua personalidade também foi um dos grandes motivos pela sua rejeição por anos. Esse ponto, inclusive, tornou-se alvo de polêmicas depois que a Warner Bros anunciou a remoção do personagem do filme Space Jam 2.

Polêmica com Pepe Le Gambá

Pepe Le Gambá - história do personagem e polêmica por cancelamento
Opoyi

A princípio, Pepe Le Gambá seria mais um dos personagens animados incluídos no filme Space Jam 2. A saga reúne personagens animados em disputas de basquete e teve o primeiro filme lançado em 96, com Michael Jordan, com uma sequência para 2021, com o atleta LeBron James.

Continua após a publicidade

A Warner Bros, no entanto, decidiu remover o personagem da sequência. O motivo foi a ressignificação da forma de agir de Pepe nas histórias em que ele aparece.

Na maioria das vezes, Pepe Le Gambá é visto tentando conquistar a gata Penélope. Por ser preta com listras brancas nas costas, Pepe confunde a gata com uma fêmea de sua espécie. Entretanto, é comum que ele tente abraçá-la e beijá-la com frequência, mesmo que ela tente se esquivar dessas investidas.

O comportamento, que foi criado com intenção cômica, foi revisto pela Warner e associado a atos de assédio.

Cena deletada

Pepe Le Gambá - história do personagem e polêmica por cancelamento
Splash

Apesar da decisão de remoção do personagem da história, Pepe Le Gambá chegou a ser incluído na produção de Space Jam. Na cena gravada, ele tentava beijar a cantora brasileira Greice Santos, que reagia com um tapa.

Continua após a publicidade

Além dessa cena, Pepe era destaque em outros momentos. Em um deles, ele contava que a gata Penélope tinha uma ordem de restrição contra ele, impedindo sua aproximação. Diante dessa informação, o jogador LeBron James explicava que não é correto agarrar outras pessoas sem a permissão.

Apesar do novo tom das duas cenas, ambas foram removidas do filme final.

Origem de Pepe Le Gambá

Pepe Le Gambá - história do personagem e polêmica por cancelamento
Cartoon Brew

Pepe Le Gambá foi introduzido pela primeira vez nas animações em 1945. Com o nome Pepé Le Pew, o animal francês é tomado pelo clima romântico de Paris e está sempre em busca do seu verdadeiro “l’amour”.

No entanto, essa busca sempre esbarra em duas questões: seu cheiro forte e sua relutância em aceitar não como resposta. Dessa maneira, mesmo quando é rejeitado com agressões físicas, ele toma as ações como uma forma peculiar de flerte de seu alvo.

Continua após a publicidade

A maior parte de suas histórias conta com a gata Penélope como principal alvo de ataques. A felina tem pelos pretos e tem uma faixa branca pintada em suas costas, geralmente por acidente. Dessa maneira, Pepe enxerga Penélope como uma fêmea da mesma espécie, potencial alvo para seu amor.

Ainda que a gata fuja das investidas de Pepe com frequência, ele ainda insiste em tirar sua paz, na esperança de consumar o relacionamento de seus sonhos.

Fontes: F5, Aventuras na História, O Globo, Warner Bros Fandom

Imagens: comicbook, Opoyi, Splash, Cartoon Brew

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você