Curiosidades

Filmes de terror antigos – 35 produções imperdíveis para fãs do gênero

Entre os principais filmes de terror antigo, temos desde clássicos, como O Exorcista, até franquias divertidas como A Hora do Pesadelo.

Por P.H Mota

Contas histórias de terror é um hábito tão antigo quanto contar histórias, de forma geral. Sendo assim, os filmes de terror mais antigos têm origem ainda no início da popularização do cinema.

Pensando nisso, decidimos fazer uma lista com alguns dos clássicos do passado para quem quer compreender a evolução do gênero. Acima de tudo, a lista aborda produções feitas ainda na década de 20, até alguns clássicos mais recentes, lançados durante a década de 90.

Em síntese, são cerca de 80 anos de produção de filmes de terror, passando por várias formas de provocar susto e espanto nos espectadores.

35 filmes de terror antigo

O Gabinete do Dr. Caligari

Continua após a publicidade

Primeiramente, é impossível falar de filmes de terror antigos sem mencionar O Gabinete do Dr. Caligari. Isso porque a produção ainda hoje é um dos grandes clássicos do gênero, após mais de um século de lançamento. Produzido em 1920, o filme conta a história de um médico que atua como hipnotizador, mas passa a ser investigado e temido após ter seu nome envolvido na previsão de um crime.

Drácula

Drácula não é só um dos personagens mais clássicos do cinema de terror, mas também de toda a literatura mundial. Sendo assim, seria difícil imaginar uma lista com clássicos do gênero que não citasse a obra. No filme, o Conde Drácula (Bela Lugosi) aterroriza habitantes da Transilvânia, enquanto é caçado pelo Doutor Van Helsing.

Carrie – A Estranha

Continua após a publicidade

Em Carrie – A Estranha, o diretor Brian De Palma adapta a história de terror de Stephen King. O filme conta a história de uma garota gentil, mas ingênua, vítima de bullying e provocação na escola. Dessa maneira, quando descobre ter poderes especiais, acaba usando as novas habilidades para se vingar dos colegas de formas assustadores.

Nosferatu, o Vampiro

Além de Drácula, Nosferatu também é um personagem presente desde filmes de terror antigos, até produções atuais. No filme, a ameaça do vampiro sobre a cidade de Bremen só pode ser revertida por Ellen, esposa de um agente imobiliário que trabalha no local. Isso porque, durante a trama, o vampiro fica apaixonado pela mulher.

Suspiria

Continua após a publicidade

Suspiria é um dos filmes de terror antigos que ganhou atenção nos últimos anos, já que teve um remake lançado em 2018. Dirigido por Dario Argento, o filme conta a história de uma jovem americana que vai estudar numa escola de balé na Europa. No local, entretanto, ela se depara com situações aterrorizantes e inexplicáveis.

Frankenstein

Outro monstro clássico dos cinemas, Frankestein ganhou uma versão para as telas em 1931. Na história, o cientista Henry Frankenstein desenvolve uma criatura a partir de partes de corpos humanos, mas inclui um cérebro de psicopata no monstro. Ou seja, assim que a criatura desperta, torna-se um monstro violento responsável pelo terror por onde passa.

O Iluminado

Continua após a publicidade

Baseado na obra de Stephen King, O Iluminado é um dos maiores clássicos entre filmes de terror antigos, mas ainda continua atual. Lançado nos cinemas em 1980, o filme conta a história do escritor Jack Torrance (Jack Nicholson), que vai viver num hotel isolado com a família durante o inverno. O local parece pacato, mas apresenta um cenário de insanidade e violência a medida que a família passa mais tempo por ali.

O Massacre da Serra Elétrica

O clássico de terror chegou a ganhar algumas sequências e remakes ao longo da história, mas o original já tem quase 50 anos de idade. Lançado em 1974, o filme coloca três jovens em perigo após a invasão da propriedade de uma família de canibais agressivos.

Psicose

Continua após a publicidade

Um dos clássicos definitivos entre filmes de terror antigos e modernos, Psicose também tem uma das cenas mais conhecidas da história do cinema. A famosa cena do chuveiro acontece durante a história de Marion Crane, que se hospeda num hotel de beira de estrada após roubar a empresa onde trabalha. No local, entretanto, o administrador oferece perigos que a mulher não esperava enfrentar.

Eraserhead

Em Eraserhead, David Lynch conta a história de um casal diante de uma gravidez, mas com um futuro mais estranho do que parece. Logo após dar à luz a uma aberração, Mary abandona Henry Spencer, que se vê sozinho com a estranha criatura.

Halloween – A Noite do Terror

Continua após a publicidade

Seria impossível falar de filmes de terror antigos sem mencionar a franquia Halloween. Isso porque, só cinema, são mais de dez produções feitas desde o fim da década de 70. Mas tudo começou com a história de Mike Myers no filme original, de 1978, depois que o personagem foge de uma instituição para retomar a continuidade dos crimes que cometeu no passado.

A Hora do Pesadelo

A Hora do Pesadelo é outra franquia de terror que construiu fama na década de 80, mas se mantém forte até hoje. Na história, adolescentes de Elm Street são atormentados pela figura de um velho de cara desfigurada e luva com lâminas em pesadelos. O grande problema é que os feitos da criatura não ficam só nos sonhos, mas também oferecem riscos no mundo real.

Sexta-Feira 13

Continua após a publicidade

Para completar a trindade de franquias de filmes de terror antigos da década de 80, não podia faltar Sexta-Feira 13. No filme original, de 1980, um assassino atormenta os jovens do acampamento Crystal Lake, a partir de crimes violentos e misteriosos.

Brinquedo Assassino

Além de psicopatas e monstros, a década de 80 também colocou medo e terror na figura de um boneco de aparência inocente. Apesar de ser um brinquedo, Chucky é habitado pela alma de um serial killer que não deixa de cometer seus atos violentos, mesmo na forma incomum.

O Exorcista

Continua após a publicidade

Um dos maiores clássicos do cinema, O Exorcista foi lançado em 1973, com direção de William Friedkin. O filme de terror marcou a história do cinema com a trama de uma garota de doze anos possuída pelo demônio, em confronto com um padre especialista em exorcismos.

Alien: O 8.º Passageiro

Apesar de também ser um dos clássicos da ficção científica, o primeiro Alien mais se aproxima de um filme de terror. Isso porque a história é exatamente sobre o horror e a tensão dentro de uma nave espacial, após a descoberta de uma criatura a solta dentro do ambiente.

Pânico

Continua após a publicidade

O diretor Wes Craven, da franquia A Hora do Pesadelo, retorna aos filmes de terror com a criação da franquia Pânico, em 1996. A história presta uma homenagem aos filmes de terror antigos, ao mesmo tempo que renova o gênero se utilizando de clichês definidos nas décadas anteriores.

O Monstro da Lagoa Negra

Um dos grandes clássicos do terror da década de 50, o filme conta uma narrativa assustadora que tem início no Rio Amazonas. Ali, uma expedição acaba chegando à Lagoa Negra, mas precisa resistir aos perigos de um lagarto pré-histórico.

Monstros

Continua após a publicidade

Apesar do título, Monstros conta a histórias de humanos que trabalham num circo. Na trama, uma trapezista planeja seduzir um anão para poder matá-lo e herdar sua herança. No entanto, a mulher despreza os companheiros de trabalho do anão, considerando-os sujos e nojentos. A partir daí então, o grupo decide se vingar da trapezista oportunista.

O Enigma do Horizonte

Outro filme de terror que mistura elementos de ficção científica para criar tensão. Na história, astronautas se deparam com um terrível mistério enquanto investigam uma nave que desapareceu há sete anos, durante uma missão nos limites do Sistema Solar.

Despertar dos Mortos

Continua após a publicidade

Um dos primeiros filmes de terror responsáveis pela popularização dos zumbis na cultura pop, ou seja, imperdível. George Romero cria uma história em um país devastado por uma epidemia zumbi, durante uma missão de ataque contra os monstros.

O Que Terá Acontecido a Baby Jane?

A história gira em torno de atriz de teatro que conheceu a fama durante a infância, mas agora mantém um terror psicótico sobre sua irmã, que também já foi uma reconhecida atriz de cinema.

A Mosca

Continua após a publicidade

Além de ser um dos filmes de terror antigos mais clássicos, A Mosca também choca por seus efeitos quase bizarros. Isso porque quando o cientista Seth Brundle tem problemas com um teste de uma máquina de teletransporte, acaba ganhando as características do animal, numa mutação física completamente horripilante.

O Bebê de Rosemary

A jovem Rosemary está grávida, mas não por uma forma convencional. Após um pesadelo em que é violada por uma entidade misteriosa, a mulher começa a perceber coincidências pouco comuns, além de muito sombrias e ameaçadoras.

Inverno de Sangue em Veneza

Continua após a publicidade

A princípio, o filme conta a história de um casal que vai morar em Veneza, na esperança de superar a recente morte de sua filha. Entretanto, uma mulher da cidade começa a procurar o casal para dizer que a filha deles está enviando mensagens diretamente do mundo dos mortos.

A Profecia

Tentando proteger a própria esposa após um parto que termina com a morte do bebê, Robert Thorn rouba o filho de uma mãe que morreu no parto. Com o passar dos anos, entretanto, a mulher sente que a criança não é seu verdadeiro filho e se vê distante de eventos suspeitos e tenebrosos ao redor da criança. Somado a uma mensagem misteriosa dada por um padre, Robert suspeita que seu filho seja o próprio Anticristo.

Prelúdio para Matar

Continua após a publicidade

O filme de Dario Argento conta a história de um pianista que presencia um assassinato e, então, passa a investigar o crime.

Hellraiser – Renascido do Inferno

https://www.youtube.com/watch?v=YM5AUFTtP5c

No mesma leva de personagens marcantes de filmes de terror antigos dos anos 80, surgiu Hellraiser. Assim como Freddy e Jason, o personagem é um ícone do horror, uma espécie de zumbi fugitivo de um inferno sado-masoquista.

As Diabólicas

Continua após a publicidade

A história de As Diabólicas começa com um assassinato cometido por uma dupla improvável: uma esposa e uma amante de um mesmo homem. Logo após o crime, entretanto, elas se veem diante de acontecimentos ainda mais improváveis, incluindo o desaparecimento do cadáver.

O Enigma de Outro Mundo

Dirigido por John Carpenter e inspirado na obra de H.P. Lovecraft, o filme conta o drama de uma equipe de exploradores assombrada por um alienígena. O extraterrestre cria um ambiente de terror em meio ao isolamento no ambiente inóspito, graças a seus poderes, como o de poder assumir a identidade dos humanos, por exemplo.

Os Olhos sem Rosto

Continua após a publicidade

Na história, um cirurgião decide restaurar o rosto desfigurado de sua filha, Christiane. No entanto, a trama ganha tons sombrios depois que a assistente dele começa a atrair estudantes com características semelhantes para a propriedade.

A Bruxa de Blair

Lançado em 1999, A Bruxa de Blair é um dos filmes de terror mais recentes da lista. Em resumo, três estudantes decidem gravar um documentário sobre a bruxa do título, mas acabam sendo envolvidos num terror. O filme foi um dos pioneiros do conceito de “found-footage” e, portanto, ajudou a popularizar o tipo de produção gravada simulando uma narrativa em primeira pessoa.

The Rocky Horror Picture Show

Continua após a publicidade

Apesar de oferecer um clima de horror, o filme também mescla elementos de comédia e fantasia. Na história, Tim Curry interpreta um artista transexual que entrou para a história do cinema. Além disso, a história também ficou reconhecida por ser uma adaptação de um musical, com homenagem a filmes B de terror e ficção científica.

Uma Noite Alucinante II

Também reconhecido pelo título original em inglês, Evil Dead II, o filme coloca Ash resistindo ao ataque de demônios convocados pelo livro dos mortos, mas num tom diferente da história original. Com a ajuda de uma equipe inusitada, o personagem tem que enfrentar as ameaças, mas num terror com elementos de comédia.

À Meia-Noite Levarei Sua Alma

Continua após a publicidade

Por fim, a lista não poderia terminar sem um dos principais filmes de terror antigos do Brasil. Ainda que não tenha o investimento ou a intenção das produções de Hollywood, a produção do consagrado José Mojica Marins, o Zé do Caixão, é um dos clássicos nacionais que merece ser visto.

Enfim, o filme conta a história de um homem temido e odiado na cidade, envolvido num caso criminoso que vai provocar o retorno dos mortos.

Fontes: Cultura Genial, Omelete

Imagens: The Verge

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você