Curiosidades

Frankenstein, a história por trás da criação deste clássico do terror

Frankenstein é uma das histórias mais clássicas da literatura de terror, que também trouxe ao mundo um dos monstros mais interessantes.

Em 1818, foi lançado primeira publicação de Frankenstein, lançado anonimamente por Mary Shelley. Consequentemente, esse ano completa 201 anos desde o lançamento deste clássico do terror.

Certamente o livro foi pioneiro e precursor da literatura de horror e ficção científica. Além disso, ele tornou a criatura de Frankenstein um dos monstros mais conhecidos da cultura pop.

Provavelmente você já conhece a história e os seus personagens principais, porém você sabe como ela nasceu? O Segredos do Mundo vai te contar agora.

Como nasceu Frankenstein

Frankenstein, a história por trás da criação deste clássico do terror
Mary Shelley, criadora da obra Frankenstein

Primeiramente, a ideia para a obra nasceu em uma noite chuvosa de verão na Suíça. Era lá que a Mary Shelley passava férias ao lado de dois poetas ingleses: Percy Bysshe Shelley, seu futuro marido, e o célebre Lord Byron, locatário da residência onde o casal estava hospedado.

Devido a tempestade, os três ficaram presos em casa em função da tempestade. Consequentemente o Lord Byron sugeriu um passatempo. O poeta desafiou cada um dos presentes a escrever uma história de fantasmas, que combinava bastante com o clima naquele momento.

Mary Shelley relutou em aceitar o desafio. Depois de alguns dias, na madrugada de 16 de junho de 1816, a escritora teve a visão de um jovem estudante dando vida a ossos que havia recolhido de uma sepultura. Assim, com apenas 18 anos, Mary Shelley criou Frankenstein. A ideia virou um conto e foi apresentado aos demais presentes na casa.

Continua após a publicidade

Romance

Frankenstein, a história por trás da criação deste clássico do terror

Incentivada pelo marido, Mary trabalhou para desenvolver o conto e transformá-lo em um romance. Foi assim que ele ficou mais próximo da história original.

No livro, o jovem estudante de medicina Victor Frankenstein dá vida a uma criatura a partir de cadáveres. O monstro, abandonado pelo criador, começa a assimilar os sentimentos humanos e a compreender sua triste condição, revoltando-se e perseguindo Frankenstein.

Na terceira edição do livro, revisada e publicada em 1831, a autora agradece a Percy, que assina o primeiro prefácio que Frankenstein recebeu, por incentivá-la a desenvolver a história que nasceu naquela noite de tempestade.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Vampiros existem e você precisa saber 6 coisas sobre eles

Fonte: Tag Livros

Continua após a publicidade

Imagens: Geek Reply TV Cultura Super

Próxima página »

Escolhidas para você