Curiosidades

Flor da Vida, o que é? Origem e significado do simbolismo

A Flor da Vida é um símbolo com origem no Antigo Egito e aparição em várias comunidades e povos ao redor do mundo e ao longo da história.

Por P.H Mota

Flor da Vida é nome que se dá uma figura com vários círculos sobrepostos que lembram uma flor. Cada um dos círculos é colocado em distribuição uniforme, representando a geometria sagrada.

Na composição da Flor da Vida estão sete círculos que formam um padrão que simboliza os sete dias da criação do mundo por Deus. Além disso, existem outras crenças que utilizam a representação geométrica.

Apesar da utilização em várias religiões e mitologias, entretanto, supõe-se que o símbolo tenha aparecido no Antigo Egito. Nesse sentido, é um símbolo visual das possíveis conexões que a vida oferece, além de ilustrar a vida como um processo dentro do tempo.

Origem e usos

Flor da Vida - o que é, origem e significado do simbolismo
Ancient Origins

A Flor da Vida como símbolo sagrado aparece em obras egípcias, assim como o Templo de Osíris. No local, existem desenhos que podem ter sido feitos entre 10.500 e 6.000 a.C. Na época, a figura era ligada à consciência humana perante a existência.

Continua após a publicidade

A partir do século XIII, um grupo de franceses conseguiu organizar o alfabeto hebraico em ordem, graças à Flor. O grupo cabalista desenvolveu uma interpretação geométrica que revelou um alfabeto semelhante ao apresentado pelo sábio Rashi.

Durante o Renascimento, Leonardo da Vinci também demonstrou interesse pelo desenho. Ele inseriu o símbolo em algumas de suas obras e era fascinado por suas propriedades matemáticas.

Flor da Vida

A imagem é formada a partir de círculos com espaçamentos iguais, sendo que o centro de cada um pode criar novos seis círculos. É assim, então, que cria-se uma espécie de corrente que simboliza toda a vida do Universo, presente, passada e futura.

Continua após a publicidade

Ao repetir o padrão de círculos, o desenho cria anéis que lembram pétalas de flor, que dá origem ao nome. Assim, o desenho representa a expansão da consciência. Por meio dos vários círculos, compreende-se a possibilidade de se desconectar de vidas passadas ou sofrimentos cármicos, por exemplo.

Por meio do desenho, artista também conseguiam se inspirar em formas repetidas em várias outras artes. É por isso que várias imagens que lembra a Flor aprecem em outros lugares com frequência.

Outras partes

Flor da Vida - o que é, origem e significado do simbolismo
Ancient Origins

A Flor da Vida conta com outras formas em sua criação e composição. São elas:

  • Semente da Vida: simboliza o nascimento e o surgimento da Flor.
  • Ovo da Vida: representa o crescimento e a expansão, a partir dos sete círculos e formam a primeira flor.
  • Fruto da Vida: é a proteção e o escudo, com 13 círculos. Por meio de 78 linhas conectando os centros dos círculos, forma-se o Cubo de Metatron.
  • Árvore da Vida: a forma final, que permite o surgimento de novas sementes e o início de um novo ciclo.

Fontes: Ale Canjani, Metrópoles, Site de Curiosidades

Continua após a publicidade

Imagens: Ancient Origins

Próxima página »

Escolhidas para você