Curiosidades

Ocultismo: principais vertentes de pesquisa e influenciadores do meio

Você se identifica com o mundo holístico e com a astrologia? Então você precisa conhecer e entender o que é a filosofia do ocultismo

Você, certamente, já deve ter ouvido falar sobre astrologia ou alquimia, não é mesmo? Afinal, quem nunca quis saber sobre as previsões do horóscopo, né? Enfim, essas “ciências”, assim como o hermetismo, fazem parte do ocultismo. E é sobre ele que vamos falar hoje.

De modo geral, ocultismo vem da palavra em latim “occultus”, a qual significa clandestino, escondido ou, ainda, secreto. Se você começar a levar ao pé da letra, você entenderá que se trata de algo sombrio, mórbido, algo que deve ser escondido.

Contudo, essa linha de estudos não tem nada de sombrio. Na verdade, ela é apenas um pouco mais misteriosa, já que procura estudar práticas espirituais, as quais não são de conhecimento geral. Ou seja, ela estuda situações e fenômenos, que de certo modo, são escondidas e disfarçadas do restante da sociedade.

Basicamente, é possível dizer que qualquer ritual religioso não realizado publicamente se torna objeto de estudo do ocultismo. Inclusive, esse seu aspecto, acaba falando e estudando religiões diferentes.

Continua após a publicidade

O estudo de conhecimentos escondidos

Ocultismo- O que é, exemplos de ciências e de ocultistas influenciadores
Fonte: Mundo metafísico 

Sobretudo, o ocultismo não só procura estudar coisas desconhecidas, como também procura encontrar a origem de todas as religiões, pensamentos e filosofias. Inclusive, essa ciência busca informações pelo caminho mais confiável e completo. Até porque, os ocultistas procuram encontrar toda a veracidade da história.

Aliás, os ocultistas não só tentam entender os fenômenos sobrenaturais, como também tentam entender como esses acontecimentos se assemelham com os ideias das ciências. Até porque, como já dissemos, esta é uma linha de estudo que procura um conhecimento aprofundado do oculto.

Uma outra curiosidade que podemos destacar é o fato de que o ocultismo só é estudado por pequenos grupos de pessoas. Até porque todo o conhecimento desvendado deve ser mantido em segredo. Inclusive, cada praticante ocultista estuda um tipo de realidade espiritual.

Mas, não é só sobre correntes religiosas que eles se interessam. Na verdade, praticantes do ocultismo procuram pela certeza de que a consciência coletiva humana caminha em busca do conhecimento e da elevação espiritual. Porém, ainda existem muitas divagações e suposições sobre o início de todo o universo.

Continua após a publicidade

Início do ocultismo

Ocultismo- O que é, exemplos de ciências e de ocultistas influenciadores
Fonte: Magickando

Certamente, desde o princípio, os seres humanos têm a capacidade e a curiosidade de questionar. Inclusive, tudo o que sabemos hoje foi possível devido à curiosidade humana. Ou seja, graças à nossa necessidade de buscar o autoconhecimento e de compreender nossa própria origem.

E, como não poderia ser diferente, tudo que não é tangível, ou seja, material passou a ser combustível dessa busca incessante da origem. A espiritualizada, aliás, é um excelente exemplo disso. E foi dela, basicamente, que nasceu o conceito da existência de Deus.

De modo geral, esse Deus é o criador e responsável pelo universo, conduziu a fé e o dogma, os quais são responsáveis por sustentar as religiões e as doutrinas existentes no mundo de hoje. Portanto, a religião se conecta com o ocultismo justamente por isso. Pois, toda religião é formada de fé e misticismo. E o ocultismo é o conhecimento secreto das religiões.

Contudo, a diferença entre eles é o fato de que a religião é aberta para todos, enquanto o ocultismo é somente para os membros mais elevados da hierarquia de determinadas ordens. Inclusive, o ocultismo trata não só de religião, como também de temas sobrenaturais e supersticiosos.

Continua após a publicidade

Exemplos de ciências ocultas

Após compreender sobre o que é ocultismo, está na hora de descobrir algumas ciências que existem dentro desse campo.

1- Alquimia

Ocultismo- O que é, exemplos de ciências e de ocultistas influenciadores
Fonte: Estado da arte

De modo geral, a alquimia, além de ser uma prática ocultista, é também uma mistura de conhecimentos de química, antropologia, astrologia, filosofia, metalurgia e matemática. Sobretudo, a alquimia é uma arte, uma ciência que transforma metais simples em ouro.

Contudo, o foco da alquimia não se restringe ao manuseio do metal. Na verdade, o seu principal foco é obter o “elixir da vida”. Inclusive, esse elixir é uma substância capaz de dar vida eterna para quem o utilizar.

2- Astrologia

Ocultismo- O que é, exemplos de ciências e de ocultistas influenciadores
Fonte: Veja.abril

A princípio, a astrologia é um estudo sobre os astros e as posições dos corpos celestes. Além do mais, a astrologia é uma ciência que procura descobrir as influências que os astros provocam na vida e na personalidade das pessoas.

Continua após a publicidade

Vale destacar que essa ciência, mesmo já existindo há mais de cinco mil anos, ainda não é tão conhecida pelas pessoas. Tanto é que só no Brasil e na Índia que existem cursos universitários de astrologia.

3- Levitação

Ocultismo- O que é, exemplos de ciências e de ocultistas influenciadores
Fonte: Anarquia de idéias 

Sobretudo, essa é uma ciência que tem como objetivo conseguir se erguer do solo sem uma razão visível. Na verdade, isso ocorre somente com a força mental. E aí, já imaginou conseguir fazer isso?

4- Cabala

Ocultismo- O que é, exemplos de ciências e de ocultistas influenciadores
Fonte: Youtube

De modo geral, essa ciência prioriza ensinamentos relacionados com Deus, universo, homem, criação, vida e morte;

5- Telepatia

Ocultismo- O que é, exemplos de ciências e de ocultistas influenciadores
Fonte: Info escola

Certamente, você já ouviu falar sobre a telepatia. Afinal, quem nunca brincou falando que estava conversando por telepatia com outra pessoa, não é mesmo?

Continua após a publicidade

Enfim, a telepatia é nada mais, nada menos; que uma ciência que estuda a comunicação entre mentes.

6- Hermetismo

Ocultismo- O que é, exemplos de ciências e de ocultistas influenciadores
Fonte: Teoria da conspiração

A priori, o hermetismo é um sistema teológico e de filosofia mística, que se desenvolveu por volta do século 200 depois de Cristo. Sobretudo, se trata de um sistema que une as crenças do deus grego Hermes com o do deus egípcio Thor.

Até porque os dois estão relacionados com o poder da comunicação. Enquanto Hermes era deus-mensageiro do olimpo, Thor era o deus dos escribas, os responsáveis por escrever as normas da nação egípcia.

Ocultistas influenciadores

Ocultismo- O que é, exemplos de ciências e de ocultistas influenciadores
Fonte: Aventuras na história

E por fim, vamos falar quem foram os ocultistas que se dedicaram para tentar entender o inexplicável.

Continua após a publicidade

Aleister Crowley

A princípio, esse ocultista se juntou à origem Hermética da Aurora Dourada, onde estudou astrologia, cabala, Maçonaria, alquimia e Tarô.

Eliphas Levi

Já esse ocultista está ligado a obra Dogma e Ritual de Alta Magia. Inclusive, ele é considerado hoje como uma das referências mais importantes do ocultismo.

Papus

Enquanto esse é o fundador da Ordem martinista. Essa ordem tem a ideia de que o homem precisa se redimir de seu pecado original para alcançar as condições divinas.

Hekena Blavatsk

Esse ocultista criou a Sociedade Teosófica, após percorrer a Grécia, Egito, Canadá e Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Charles Leadbeater

Já esse ocultista foi discípulo de Helena Blavatsky, com o intuito de alcançar a “consciência astral”. Inclusive, ele deu início à Maçonaria e tornou-se, mais tarde, Bispo.

Annie Besant

Participou de vários grupos de ocultistas, dedicando boa parte de sua vida ao ativismo social e político.

Alice Bailey

Estudou meditação, astrologia e psicologia, segundo a história, a entidade Khul passou todo ensinamento para Bailey.

Enfim, o que achou da nossa matéria? Você já conhecia o ocultismo?

Continua após a publicidade

Se você gosta de assuntos curiosos, com certeza, vai gostar também conferir este outro post: Wicca – o que é, como surgiu e o que prega essa religião.

Fontes: iQuilíbrio, Spectrum Gothic, Astro Centro

Imagem de destaque: Super interessante

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você