Afinal, quem nunca sentiu aquele formigamento após ficar muito tempo com a perna dobrada, não é mesmo? Inclusive, normalmente nesses casos aparecem junto com uma leve dormência.
E por sinal são sensações que podem incomodar e dar uma tremenda agonia. Mas, o que realmente causa essas sensações e por que elas acontecem?
Basicamente, o formigamento podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Contudo, é mais O formigamento, aliás, é mais comum que é comum de ocorra nos dedos, nas mãos, nos pés, nos braços e nas pernas.
Isso acontece devido ao grande número de terminações nervosas com as quais contam e que permitem movimentos mais delicados. Por isso, qualquer pequena alteração que afete esses nervos pode provocar o formigamento.
A dormência, por outro lado, é a perda de sensibilidade de alguma dessas partes do corpo. Ela, aliás, pode vir acompanhada pelo formigamento.
Vale destacar ainda que, se o formigamento for intenso ou demorar dias para passar, é importante consultar um médico. Até porque pressão nos nervos, dificuldades na circulação sanguínea, inflamações, abuso de bebidas alcoólicas, doenças mais sérias, como diabetes, AVC, esclerose múltipla ou infarto; podem ser responsáveis por causar essa sensação estranha.
Além disso, a dormência pode causar diminuição da sensibilidade. Isso, certamente, deixa as pessoas mais expostas às lesões acidentais.
Mas, calma, não estamos aqui para te assustar. Na verdade, queremos te informar sobre todos os possíveis casos e causas dessa sensação. Então, venha conferir todos os detalhes para você não ter mais dúvidas sobre esse assunto.
Principais causas
De modo geral, o formigamento e a dormência podem ocorrer por inúmeras causas. Porém, as principais delas são:
- Ficar sentado ou parado na mesma posição por muito tempo; (Quem nunca, não é mesmo?)
- Lesão em um nervo. Como por exemplo, uma lesão no pescoço pode fazer você sentir dormência em qualquer parte do braço ou da mão. Ou então, uma lesão na lombar pode causar dormência ou formigamento na parte traseira da perna;
- Pressão nos nervos da coluna, como a pressão de uma hérnia de disco;
- Pressão nos nervos periféricos causada por vasos sanguíneos dilatados, tumores, tecido de cicatrização ou infecção;
- Cobreiro ou infecção de herpes-zóster;
- Deficiência de circulação sanguínea em uma área. Por exemplo, devido à arteriosclerose ou à ulceração pelo frio.
Doenças que podem causar formigamento
- Síndrome do túnel do carpo (pressão em um nervo no pulso);
- Diabetes;
- Enxaqueca;
- Esclerose múltipla;
- Convulsões;
- AVC;
- Ataque isquêmico transitório (AIT), às vezes chamado de “mini-AVC”;
- Tireoide inativa;
- Fenômeno de Reynaud;
- Níveis anormais de cálcio, potássio ou sódio no corpo;
- Falta de vitamina B12 ou de outra vitamina;
- Uso de determinados medicamentos;
- Danos neurológicos devido a chumbo, álcool ou tabaco;
- Radioterapia;
- Mordidas de animais;
- Mordidas de insetos, carrapatos, ácaros e aranhas;
- Toxinas de frutos do mar.
Casos que necessitam de ajuda médica
Sobretudo, como já lhe falamos, o formigamento pode ser causado por inúmeros motivos. Contudo, existem alguns que podem ser fatais. Como por exemplo:
- Sentir fraqueza ou não conseguir se mover (paralisia). E claro, juntamente com a dormência e o formigamento;
- A dormência ou o formigamento que ocorrem após uma lesão na cabeça, no pescoço ou na coluna;
- Não conseguir controlar o movimento de um braço ou de uma perna. Ou então, se você tiver perdido o controle da bexiga ou do intestino;
- Estiver confuso ou tiver perdido a consciência, mesmo que momentaneamente;
- Apresentar fala enrolada, alterações na visão, dificuldade para caminhar ou fraqueza.
Quando procurar um médico?
Certamente, você deve procurar ajuda médica sempre que algo estranho estiver acontecendo em seu corpo. E, com certeza, a permanência das sensações de dormência e de formigamento não é algo normal.
Portanto, sempre que apresentar alguns dos sintomas que listamos até aqui, vá até um médico, mesmo que seja só para ficar de consciência tranquilo. Além disso, também devem estar em sua lista de preocupações as causas seguintes:
- Dormência ou formigamento sem causa óbvia, como uma mão ou um pé “adormecidos” de repente;
- Sentir dor no pescoço, no antebraço ou nos dedos;
- Estiver urinando com mais frequência;
- Se a dormência ou o formigamento nas pernas piorar quando você caminhar;
- Tiver uma erupção na pele;
- Tiver tontura, espasmos musculares ou outros sintomas incomuns.
Diagnóstico
A princípio, o médico deve lhe prescrever exames físicos completos. Pois, só assim, ele conseguirá identificar quais são os locais de formigamento e de dormência e o motivo deles persistirem. Logo após, é comum que eles façam perguntas sobre o seu histórico, seus sintomas, qual a intensidade deles e quando eles surgiram.
O médico ainda pode solicitar uma série de exames de sangue. Até porque, se o seu caso for suspeita de diabetes, deficiência de vitaminas ou doenças do sistema imune, ele precisará medir os níveis de vitaminas, eletrólitos, metais pesados e outros em seu organismo.
Tratamento para o formigamento
A priori, o tratamento para o formigamento varia de acordo com o diagnóstico. Por isso, é imprescindível o acompanhamento com um médico. Somente ele saberá lhe informar qual medicamento e qual tratamento é o mais indicado para o seu caso. Portanto, siga sempre as orientações do especialista.
Sobretudo, é normal que o médico recomende a prática de exercícios físicos para aumentar a circulação sanguínea. Ou, então, que indique sessões de fisioterapia, em casos de comprometimento músculo-esquelético ou neuromotor, por exemplo. E, claro, medicamentos também podem ser prescritos em casos de infecções ou doenças autoimunes.
Enfim, o que achou da nossa matéria? Se gostou, essa outra matéria do Segredos do Mundo também pode lhe ser útil: 4 tipos de dores de cabeça que podem ser sinal de AVC
Fontes: Minha vida, Tua saúde
Imagem de destaque: Pillow med
2 comentários em “Formigamento – Principais causas, doenças relacionadas, tratamento”