Ciência & Tecnologia

20 dicas fáceis e essenciais para fazer ótimas fotos no celular

Você quer tirar fotos bonitas com a câmera do celular? Então, confira esses truques simples que elevarão suas fotos a um nível profissional.

Nem todo mundo tem uma câmera cara e de alta qualidade para fazer suas fotografias. Aliás, este equipamento não é necessariamente obrigatório se você deseja tirar uma boa foto. É possível fazer fotos excelentes no celular com algumas dicas básicas, e que você aprenderá neste artigo.

Por ser mais prático, simples, leve e fácil de transportar para qualquer lugar, as pessoas preferem capturar os belos momentos de suas vidas com as câmeras de seus celulares.

Além disso, as características e especificações dos celulares e smartphones que existem hoje são cada vez mais sofisticadas e alguns têm a resolução equivalente ou até mais do que uma DSLR ou outra câmera profissional.

Mas, você precisa aprender a utilizar os recursos e especificações de tal celular a seu favor, para produzir fotos legais de alta qualidade usando seu smartphone.

Continua após a publicidade

Dicas fáceis para fazer ótimas fotos no celular

1. Conheça os recursos da câmera do seu telefone

Fonte: Pinterest

Em primeiro lugar, você precisa saber mais sobre o seu próprio smartphone, bem como as configurações da câmera. Então, veja a marca e o sistema do seu celular, se é iPhone, Android, Windows Phone; às especificações da câmera (resolução, lente, abertura, ISO e etc.) e ainda, se o seu celular é melhor para tirar fotos durante o dia do que à noite.

Desse modo, você deve ficar atento a todas essas coisas e entendê-las para que mais tarde seja capaz de produzir fotos legais e profissionais com a câmera do seu telefone.

Tente ver e verificar as características, capacidades e especificações do seu telefone celular. Não se esqueça de definir o tamanho do megapixel para a resolução mais alta.

A resolução da câmera é um dos principais fatores que produzem fotos nítidas e claras. Mas lembre-se, a grande resolução disponível em um celular ou telefone celular não garante ser sempre capaz de produzir uma boa qualidade de imagem.

Continua após a publicidade

Acontece que o segredo está no tipo de lente usada. Ou seja, os recursos avançados das lentes de uma câmera de celular têm grande efeito na qualidade das fotos produzidas.

2. Iluminação

Fonte: Pinterest

Use iluminação natural, certifique-se de que haja iluminação suficiente. Dadas as limitações do sensor da lente da câmera do seu celular, a capacidade de capturar luz também é menor.

Portanto, o truque é que você deve filmar em um ambiente claro. Lembre-se de que a câmera de um celular não é tão sensível quanto nossos olhos, que enxergam no escuro.

Certifique-se de que a luz que ilumina a imagem do objeto é suficiente. Portanto, não se surpreenda se as fotos externas tendem a ser melhores do que as internas.

Continua após a publicidade

3. Limpeza da câmera

20 dicas fáceis e essenciais para fazer ótimas fotos no celular
Fonte: Pinterest

As pessoas tendem a segurar seus celulares enquanto viajam para qualquer lugar. Isso torna o celular vulnerável a poeira, óleo, suor e sujeira ao seu redor.

Ao contrário das lentes de câmeras digitais equipadas com uma tampa, a lente do seu celular ou smartphone certamente não está equipada com tal coisa. Mesmo usando uma caixa protetora, o vidro da lente deve ser deixado aberto.

Portanto, mantenha a lente da câmera do seu celular limpa. Crie o hábito de limpar as lentes da câmera antes de fotografar. Lembre-se, não importa o quão bom tiramos fotos e não importa o quão bom o objeto que está sendo fotografado se nossa lente estiver suja, o resultado deve ser ruim.

Limpe suavemente com um lenço de papel ou pano macio limpo para não arranhar a lente de vidro.

Continua após a publicidade

4. Equilíbrio de brancos

20 dicas fáceis e essenciais para fazer ótimas fotos no celular
Fonte: Pinterest

O olho humano geralmente ajusta sua condição à luz e à iluminação. Todavia, as câmeras dos telefones celulares geralmente verão as cores dos objetos com uma precisão que não é tão precisa.

Por exemplo, a cor de um objeto vermelho parece mais escura ou mais clara na câmera do seu celular. Aliás, isso se aplica até mesmo a telefones que possuem especificações elevadas.

Portanto, se o seu telefone oferece suporte a recursos e configurações de equilíbrio de branco, use este recurso. Caso contrário, tente fazer experiências com outras configurações.

5. Exposição

Fonte: Pinterest

No mundo da fotografia, muitas vezes ouvimos os termos de exposição, subexposição e superexposição. Mas, qual é exatamente o significado de exposição? A exposição se refere à quantidade de luz que incide ou entra no meio (filme ou sensor de imagem), o que afetará o quão claras ou escuras serão as fotos produzidas pela câmera.

Continua após a publicidade

Não apenas em câmeras sofisticadas, você também deve prestar atenção à exposição na câmera do seu celular ou smartphone. O nível de exposição afetará muito a qualidade geral da foto. Portanto, se você deseja obter fotos legais e profissionais, observe a exposição na câmera do seu telefone!

6. Escolha do objeto

20 dicas fáceis e essenciais para fazer ótimas fotos no celular
Fonte: Pinterest

Mesmo que você já seja bom em fotografar, domina uma variedade de complicadas e complicadas técnicas de fotografia e linguagem no alto, mas se o objeto que está sendo fotografado for menos atraente, a foto não ficará bacana. Desse modo, uma maneira de tornar a foto mais atraente é focando em um objeto que pareça interessante.

Você determina isso através de referências de outros fotógrafos e por meio da sua especialização e afinidade por uma área fotográfica, por exemplo fotos de eventos, books, etc.

Para tornar o objeto resultante mais interessante, você pode usar a configuração do modo macro no seu celular mais o efeito de foco (com desfoque de fundo), de modo que o objeto que está sendo direcionado possa ser mais detalhado, focado e posto em evidência.

Continua após a publicidade

7. Ângulos e perspectivas

Fonte: Pinterest

Experimente fotografar de um lugar incomum e tente uma perspectiva diferente. Por exemplo, agache-se e dispare de um ângulo e perspectiva mais baixos do que o objeto da foto. Assim, essas fotos darão uma nova impressão que normalmente não é vista pelas pessoas.

Tirar fotos com perspectivas únicas, diferentes e incomuns pode criar uma impressão profunda em suas fotos. Ademais, isso também tornará a foto mais memorável.

Com uma perspectiva diferente, ela criará ilusões ópticas ou efeitos ópticos no olho para que o objeto fotográfico resultante pareça único, incomum e interessante.

8. Efeitos e filtros da câmera

Fonte: Pinterest

Dar efeitos de filtro como preto e branco, sépia, efeitos fotográficos negativos e outros pode ser considerado bom ou ruim. Isso é relativo e subjetivo.

Continua após a publicidade

No entanto, se a foto tiver muitos filtros, os resultados tendem a ser ruins. Edite-o com o objetivo principal de fortalecer a impressão da foto, não de decorá-la. Porque se houver muitos filtros, a impressão que você deseja destacar de uma foto será reduzida. Ademais, a mensagem a ser transmitida também será tendenciosa.

Na verdade, fotos simples e sem muitos filtros podem ser melhores. Portanto, tente evitar o excesso de filtragem.

9. HDR

20 dicas fáceis e essenciais para fazer ótimas fotos no celular
Fonte: Pinterest

Você já usou o modo HDR ao fotografar? Você sabe qual é a função? Em geral, o recurso HDR pode ser usado ao fotografar em condições de alto contraste. Por exemplo, tirar fotos à tarde, mas o objeto está em uma parte escura por causa da sombra das árvores ou dentro de casa.

A sigla HDR significa “High Dynamic Range”, traduzido ao pé da letra significa “alto alcance dinâmico”. De forma objetiva, o HDR é responsável pela quantidade de cores que cada pixel pode assumir. O resultado são imagens mais realistas e uma melhor experiência para o espectador!

Continua após a publicidade

10. Estabilidade da câmera

Fonte: Pinterest

Ninguém gosta de ver fotos borradas ou desfocadas. Portanto, aprenda a manter a estabilidade e a calma ao atirar. Quanto mais estável for a câmera que você segura ao fotografar, melhores serão as fotos que você obterá. Tente se manter o mais estável possível ao tirar fotos no celular ou use um tripé.

11. Objeto estático

20 dicas fáceis e essenciais para fazer ótimas fotos no celular
Fonte: Pinterest

Se você deseja tirar fotos profissionais da câmera do seu telefone, aponte para um objeto que não está se movendo ou fique parado.

Uma das principais vantagens das câmeras DSLR é a capacidade de congelar objetos em alta velocidade. Isso certamente é diferente de uma câmera de celular que não é muito capaz de capturar objetos em movimento.

Além disso, fotografar objetos em movimento é muito mais difícil do que um objeto estacionário. Portanto, tente manter as fotos de seus objetos estáticas e imóveis, para evitar as imagens borradas.

Continua após a publicidade

12. Cliques múltiplos

Fonte: Pinterest

Vários tipos de celulares vêm com recursos ou modo burst ou a opção de tirar várias fotos em sequência e fotos sucessivas ao mesmo tempo. Então, para que o momento que você tira possa ser gravado perfeitamente, não hesite em usar este modo. Aproveite este recurso para obter fotos legais, tire o máximo de fotos possível e escolha a melhor.

13. Evite usar “flash”

Fonte: Pinterest

Na verdade, não há problema em usar o flash. Mas a recomendação geral é que a iluminação natural é muito melhor do que a luz que sai do flash ou do flash.

Às vezes, a luz que sai do flash pode reduzir o efeito e a impressão de que está tentando ser destacado em uma foto. Como resultado, fotos tiradas sem flash às vezes parecem mais naturais e naturais do que a presença de luz via flash.

Use o flash apenas quando o objeto que você deseja mirar estiver com pouca luz. Em condições de iluminação muito baixa ou muito escura, o uso do flash é acompanhado por níveis de exposição e ISO aumentados.

Continua após a publicidade

14. Evite dar “zoom” para se aproximar de um objeto de foto

Fonte: Pinterest

Existem muitas vantagens que você pode obter se chegar perto do objeto que deseja fotografar. Primeiro, o efeito bokeh ou efeito de distorção será criado em segundo plano. Lembre-se, um fator na criação do efeito bokeh é a distância entre a câmera e o objeto que você deseja fotografar. Além disso, você pode compor objetos em todas as molduras de fotos existentes.

15. Preste atenção e capture pequenos detalhes

20 dicas fáceis e essenciais para fazer ótimas fotos no celular
Fonte: Pinterest

Sempre preste atenção ao quadro geral, mas lembre-se dos pequenos detalhes. Uma foto ficará mais bonita, animada e memorável se você for observador, cuidadoso e realmente levar em conta os detalhes.

16. Veja a composição das suas fotos

Fonte: Pinterest

A composição da foto é uma das lições mais importantes na aprendizagem da fotografia. Isso ocorre porque a composição determinará o quão boas são suas fotos, se elas têm um significado ou apenas um encaixe.

A composição em si é muito complexa de aprender. Em fotografia, conhecemos vários termos relacionados à composição, como regra dos terços, proporção áurea, espiral, padrão e muitos mais.

Continua após a publicidade

Para tornar mais fácil para você, quando você quiser tirar uma foto, tente repensar se o objeto e o fundo e os objetos no quadro já parecem adequados e apropriados ou não, e se existe uma maneira de ficar melhor.

Ou ainda, se existe um objeto desfocado que está se movendo ou você tem que se mover ou limpando o local existente de lixo visível ou outros objetos que interfiram.

Lembre-se de que essas coisas simples são muito influentes na composição de suas fotos.

17. Explore novos ângulos

Fonte: Pinterest

Os smartphones são leves e práticos diferentes de algumas câmeras fotográficas profissionais, então aproveite esta vantagem para fotografar com ângulos incomuns. Experimente um ângulo de disparo extremo e tire fotos do solo sem ter que se deitar.

Continua após a publicidade

Você também pode fotografar de um ângulo estreito sem dificuldade de composição. Ademais, você pode tentar tirar fotos de alturas íngremes. Em essência, você deve ousar tirar fotos de um ângulo incomum ou extremo ou anti-mainstream.

18. Use tripé para estabilizar a câmera

20 dicas fáceis e essenciais para fazer ótimas fotos no celular
Fonte: Pinterest

Um tripé é muito útil quando você está fotografando em condições de pouca luz ou deseja fazer uma foto de trilha de luz em baixa velocidade com seu celular ou smartphone.

Mesmo assim, para ser capaz de produzir fotos assim, você precisa de um aplicativo especial que possa dar aos usuários a capacidade de ajustar o triângulo da fotografia, especialmente escolhendo a velocidade do obturador.

19. Faça suas fotos contarem histórias

Fonte: Pinterest

Um truque que faz sua foto parecer legal e atraente e tem uma impressão profunda é fazer com que a foto conte uma história.

Continua após a publicidade

Cada momento da vida é especial e insubstituível. Com efeito, as fotos, neste caso, podem representar essas memórias. O retrato na foto pode dizer ou dar uma impressão e uma mensagem sobre ele.

Este truque vale a pena experimentar e é muito interessante, especialmente quando você está viajando, passeando ou fazendo caminhadas.

20. Use uma lente adicional na câmera (opcional)

20 dicas fáceis e essenciais para fazer ótimas fotos no celular
Fonte: Pinterest

Quem disse que um celular ou smartphone não pode ser equipado com uma lente adicional? Atualmente, já existem muitas lentes externas adicionais ou lentes especiais para smartphones em circulação, que dão um efeito mais profissional para suas fotos. Então, caso queira, não deixe de experimentá-las nas suas próximas fotos.

Fontes: Showmetech, O Casal da Foto, Eduardo e Mônica

Continua após a publicidade

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você