Ciência & Tecnologia

Xiaomi ou Samsung: qual é a melhor marca entre as duas?

O debate sobre Xiaomi ou Samsung envolve questões técnicas, mas também os valores de cada empresa e o impacto na produção de aparelhos.

Escolher entre Xiaomi ou Samsung é uma dúvida muito frequente para muitos usuários de celular, sobretudo, para aqueles que preferem o sistema operacional Android. Atualmente, essas marcas são as mais bem avaliadas devido à acessibilidade e qualidade e ambas apresentam aparelhos específicos para as diferentes necessidades do consumidor.

Caso você busque para um aparelho focado em jogos ou imagens, há diferentes opções com custos variados. No entanto, costuma-se preferir uma marca em específico após o usuário acostumar-se. Nesse sentido, cada parâmetro de avaliação pode ser técnico ou subjetivo, a depender de quem faz a revisão.

No entanto, como citado anteriormente, existem fatores técnicos em comum entre os modelos, por exemplo, questões como durabilidade da bateria e sistema operacional tendem a ser o principal diferencial na escolha dos consumidores. Entretanto, outros fatores entram no debate entre Xiaomi ou Samsung.

Origem das marcas

Primeiramente, para escolher seu lado no debate Xiaomi ou Samsung, precisa-se conhecer a história de cada empresa. Desse modo, fica mais simples entender o histórico com aparelhos tecnológicos. Ademais, conhecer os princípios que orientam cada companhia pode ser importante na hora de uma compra consciente.

Continua após a publicidade

Samsung

A Samsung Electronics Co., Ltd., ou somente Samsung, é uma corporação transnacional sul-coreana com atuação nos ramos de tecnologia da informação. Sua sede fica localizada em Seul, capital da Coreia do Sul, e seu fundador chama-se Lee Byung-chul.

Primeiramente, a empresa atuou na exportação de alimentos para a China. Contudo, em poucos anos, a companhia expandiu para o ramo da produção de açúcar e seguros. Posteriormente, na década de 1960, a Samsung iniciou uma loja de departamentos, um canal de televisão e até um jornal. Desse modo, somente a partir de 1969 surgiu a divisão de produtos eletrônicos, com ampliação posterior à parte de computação e aparelhos telefônicos.

Continua após a publicidade

Além disso, a Samsung trabalha em cima dos valores que envolvem o cuidado com as pessoas, a excelência, integridade e prosperidade mútua. Mais ainda, o site oficial afirma que a visão é “inspirar o mundo, criar o futuro”, pautando-se sobre a contribuição para a melhora da sociedade em cada etapa.

Xiaomi

Em contrapartida, a Xiaomi é uma empresa mais recente, com fundação em 2010. Porém, cabe ressaltar que a Xiaomi e a MI são empresas diferentes que produzem por meio de uma colaboração mútua. Sendo assim, MI na logo da Xiaomi consiste numa abreviação de Mobile Internet.

Continua após a publicidade

Nesse contexto, a Xiaomi surgiu por meio da ação de oito sócios nos arredores de Pequim, na China, em abril de 2010. Curiosamente, o nome da empresa significa pequeno arroz, em respeito à Guerra Sino-Japonesa de 1937 e 1945.

Qual é melhor? Xiaomi ou Samsung?

Ainda que seja recente, a Xiaomi lidou com o preconceito cultural de ser uma empresa chinesa no mercado internacional. No entanto, seguiu resiliente contra as expectativas negativas e tornou-se líder de mercado em alguns países em cerca de três anos desde a fundação. Ademais, passou a competir com nomes como Apple e Samsung pela diferença no preço.

Portanto, ainda que compartilhe do sistema operacional Android, a Xiaomi tornou-se uma opção aos consumidores por causa do escopo de opções e preços. Sobretudo, a companhia defende o valor da inovação para todos, pautando-se sobre a acessibilidade e acesso aos consumidores.

Sendo assim, quando o assunto é custo-benefício, os especialistas do mercado indicam Xiaomi. Por outro lado, quando trata-se de recursos de software, assistência técnica e design opta-se pelo Samsung. Apesar disso, ambas estão em competições constantes para se sobressair no mercado.

Continua após a publicidade

Ademais, no campo da durabilidade da bateria e do próprio aparelho diante de bugs e atualizações, o Xiaomi também é mais recomendado. No geral, os consumidores queixam-se dos problemas técnicos com o Samsung após alguns meses de uso, em especial diante das atualizações no sistema.

Por fim, cabe acessar páginas de comparativos e buscar resenhas sobre os produtos na hora de decidir a compra. Desse modo, obtêm-se informações técnicas suficientes para orientar o gasto.

E você? É do time Xiaomi ou Samsung?

Leia também: 

Continua após a publicidade

Fontes: Quora | Canal Tech | Zoom

Próxima página »

Escolhidas para você