Curiosidades

Friends – Produção, personagens, elenco e curiosidades sobre a sitcom

Com 236 episódios exibidos na TV americana, Friends ainda hoje é uma das maiores séries da história, por personagens e episódios marcantes.

Atualizado em 17/08/2020

Uma das séries mais populares da história da TV ainda hoje, Friends fez sua estreia em 1994 na NBC, com criação de Marta Kauffman e David Crane. Desde então, os personagens Rachel, Monica, Phoebe, Joey, Chander e Ross passaram a dominar os corações de espectadores.

Isso porque o grupo é o principal elemento de narrativa da série. Em Friends, não existe uma grande trama cheia de revelações e reviravoltas. Os personagens levam vida normais e se relacionam entre si e com outros, gerando as situações divertidas e emocionantes que chamam atenção.

Não é à toa que, no início dos anos 2000, cada um dos protagonistas de Friends recebia US$ 1 milhão por episódio gravado.

Produção

Friends - curiosidades sobre uma das maiores séries de todos os tempos
marie claire

Antes do sucesso de Friends, duas outras sitcoms prepararam o terreno e serviram como inspiração para a história dos seis amigos.

Em 1986, Seinfeld estrou na NBC contando o dia-a-dia do personagem título e seus amigos. Mais tarde, em 1993, Living Single estreou na Fox com uma premissa similar. Seis amigos negros se reuniam num apartamento no Brooklyn e já traziam características semelhantes à dos personagens de Friends.

Apesar de seguir o modelo das duas séries, os personagens em Friends já eram mais sofisticados para o modelo de comédia. Isso porque conseguiam equilibrar a simplicidade do dia-a-dia com suas características peculiares, que ficaram ainda mais marcantes com o passar das temporadas.

Cada episódio de Friends levava até cinco horas de gravação, ou seja, cada gravação de cena durava, em média, o tempo de um episódio completo. Em várias situações essas cenas eram gravadas diante de uma plateia de 300 espectadores para que as piadas fossem testadas antes de ir ao ar.

Personagens e elenco

Rachel Green (Jennifer Aniston)

Friends - curiosidades sobre uma das maiores séries de todos os tempos
Insider

É apresentada como a patricinha do grupo, logo após desistir de um casamento por conveniência e ir atrás de trabalhar na área de seus sonhos: moda.

Monica Geller (Courteney Cox)

Friends - curiosidades sobre uma das maiores séries de todos os tempos
Insider

Amiga de Rachel dos tempos de escola, Monica é irmã de Ross e trabalha como chef de cozinha.

Ross Geller (David Schwimmer)

Friends - curiosidades sobre uma das maiores séries de todos os tempos
Insider

Irmão de Monica, é paleontólogo e era apaixonado por Rachel na adolescência. Mais tarde, na faculdade, fica amigo de Chandler.

Chandler Bing (Matthew Perry)

Friends - curiosidades sobre uma das maiores séries de todos os tempos
Insider

Ninguém sabe dizer direito o que ele faz, mas está sempre contando piadas e fazendo graças para o grupo. Além disso, é filho de uma família nada tradicional com uma mãe autora de livros eróticos e um pai trans.

Joey Tribbiani (Matt LeBlanc)

Friends - curiosidades sobre uma das maiores séries de todos os tempos
Insider

É ator, apesar de não ter uma carreira muito bem sucedida. Por outro lado, tem uma vida romântica e sexual bem ativa, graças a seu charme irresistível (que não combina com a falta de brilhantismo de sua mente).

Phoebe Buffay (Lisa Kudrow)

Friends - curiosidades sobre uma das maiores séries de todos os tempos
Insider

É massagista e tem uma vida familiar bem conturbada. Ela já viveu nas ruas, teve uma mãe que suicidou-se, gestou os trigêmeos de um irmão e ainda precisa lidar com uma irmã gêmea.

E já imaginou como seria se Friends fosse gravado no Brasil?

Outros personagens

Friends - curiosidades sobre uma das maiores séries de todos os tempos
Biography

Antes de Friends começar, Kathy Griffin e Jane Lynch foram ouras atrizes que testaram para o papel de Phoebe. Além disso, Chandler podia ter sido vivido por Jon Favreu ou Jon Cryer, já que Matthew Perry estava escalado para uma outra série. Por fim, o outro trabalho acabou não acontecendo.

Apesar de confirmada no elenco desde o início, Courteney Cox deveria interpretar Rachel, mas se encantou mais a personalidade de Monica e pediu para assumir o papel.

Outros atores importantes de Hollywood chegaram a aparecer no série. O sucesso era tanto, que nomes como Julia Roberts, Bruce Willis, Reese Whiterspoon, Brooke Shields, George Clooney, Dakota Fanning, Jean-Claude Van Damme, Isabella Rossellini e até Brad Pitt participaram da atração.

Curiosidades

Friends - curiosidades sobre uma das maiores séries de todos os tempos
People

Outro nome: antes da série ser comprada pela NBC, ela iria se chamar Insomnia Cafe. Entretanto, o título acabou sendo trocado para Friends Like Us, antes de se transformar em apenas Friends. No fim, até mesmo o nome do café foi trocado para Central Perk.

Sétimo “friend”: além dos seis personagens principais, deveria haver um sétimo amigo mais velho, a fim de atrair um público de faixa etária mais avançada. Ele chegou a participar da gravação de alguns episódios, mas foi removido da série.

Fama: antes da estreia do primeiro episódio, os seis atores principais viajaram juntos para Las Vegas, por sugestão do diretor James Burrow. Segundo ele, após o sucesso da série, eles não conseguiriam mais sair de casa sem serem percebidos.

Apartamentos: ao longo da série, os números de apartamentos de Monica e Chandler são trocados. A princípio, eles são numerados 5 e 4, mas foram trocados para 20 e 19.

Gravidez: Em 1997, quando Phoebe faz inseminação para gerar os filhos do irmão, a atriz Lisa Kudrow também estava grávida. Por causa disso, inclusive, essa história foi escrita de última hora. Por outro lado, Courteney Cox teve que esconder o início de sua gestação, já que sua personagem não poderia ter filhos com Chandler.

Quadros: no apartamento de Joey há um quadro que sempre exibe uma mensagem ou desenho diferente por episódio. Isso porque havia um funcionário contratado especificamente para fazer as artes de cada dia.

Animais: durante as gravações, o elenco de Friends se envolveu com um pato e um macaco. O pato morava com Joey, mas nos bastidores colocava medo em Lisa Kudrow. Já o macaco Marcel, dava muito trabalho em cena e foi retirado da série.

Beijo: ao longo dos 236 episódios e dez temporadas, todos os seis protagonistas se beijaram ao menos uma vez.

Polêmicas em Friends

Friends - curiosidades sobre uma das maiores séries de todos os tempos
Yahoo!

Apesar de amada pela maioria dos fãs, a série tem algumas controvérsias. Na terceira temporada, por exemplo, o namoro de Ross e Rachel dá início a algumas polêmicas. A personagem acredita que foi traída e termina a relação, o que gera opiniões divididas entre fãs. Ainda hoje, muita gente discute se houve ou não traição.

O relacionamento de Ross com Emily também gera algumas polêmicas. Formado após o termino com Rachel, o casal rapidamente mara um casamento, mas Ross chama a noiva pelo nome da ex, no altar.

Outros relacionamentos controversos em Friends são o de Joey e Rachel e de Monica com alguns coadjuvantes, antes de Chandler. Além disso, o passado de Monica, enquanto era gorda, é muito criticado por alguns fãs atualmente, pela abordagem muitas vezes gordofóbica.

Piadas que podem ser encaradas como preconceituosas também acontecem com o pai de Chandler, que na verdade é uma mulher trans.

Fontes: Uol Etretenimento, Mega Curioso, Exitoina, Rolling Stone

Imagens: Yahoo!, People, Insider, marie claire, games radar, Biography