Curiosidades

Gás hélio, tudo que você precisa saber sobre o gás que altera a voz

O gás hélio é muito conhecido por inflar balões e mudar a voz, mas a verdade é que ele é muito mais importante que isso.

Por Leticia Rocha

-

O gás hélio é um gás incolor, sem cheiro e feito de uma único átomo. Felizmente não é tóxico e também é inerte a combustão. Reparou que nós dissemos que felizmente não é tóxico, isso porque é esse o gás que fica nos balões e que afina a voz. Caso fosse tóxico, já teríamos presenciado várias fatalidades.

Mas essas são apenas algumas informações a respeito desse gás tão abundante em nosso planeta e tão útil. Além de afinar a voz, o gás também é utilizado no cilindro de mergulhadores e no tratamento das pessoas que sofrem com asma.

Sendo que também é útil nas fábricas de tecnologia já que está presente na produção de semicondutores e de chips de computadores.

Aposto que você não sabia que o gás hélio é tão útil assim, mas agora você vai saber mais sobre o assunto do que qualquer um.

Confira algumas curiosidades sobre o gás hélio

1 – De onde vem?

Conheça mais sobre o gás que afina a voz, o gás hélio

O gás hélio foi descoberto em 1860, enquanto os astrônomos Pierre Janssen e Norman Lockyer estudavam o espectro solar. E isso também justifica o nome da substância que foi dada em homenagem ao deus grego Hélios, o deus do sol.

2 – Porque faz os balões flutuarem?

Conheça mais sobre o gás que afina a voz, o gás hélio

O gás hélio é um elemento estável e pouco denso, é sete vezes mais leve que o ar. E por conta disso eles flutuam com tanta facilidade.

3 – Porque a voz fica fina com gás hélio?

Conheça mais sobre o gás que afina a voz, o gás hélio

Lembra a densidade que nós mencionamos? Acontece que quando inalamos um gás que é menos denso, ele faz com que nossa voz se propague em uma velocidade maior. E isso também altera a frequência da voz e por isso ela fica mais fina.

4 – Porque usam hélio no cilindro dos mergulhadores?

Conheça mais sobre o gás que afina a voz, o gás hélio

Como mencionamos anteriormente, o gás hélio não é tóxico e não sofre nenhum tipo de alteração quando submetido a alta pressão. Diferente do nitrogênio, que compõe 75% do ar que respiramos, que quando comprimido pode causar a chamada “embriaguez das profundezas”.

Isso acontece porque o elemento começa a se dissolver no organismo, o que atrasa o entre impulsos nervosos. Por conta disso o mergulhador pode sobre com convulsões, o que pode levar a morte.

E é por esse motivo que o nitrogênio foi substituído pelo gás hélio nos cilindros, que junto com o oxigênio não sofre nenhuma variação. Porque como dissemos, é um elemento muito estável.

5 – Novo hélio

Conheça mais sobre o gás que afina a voz, o gás hélio

O hélio que nós conhecemos e utilizamos na indústria é o hélio-4, que é composto por 2 prótons e 2 nêutrons. No entanto, um novo gás hélio foi descoberto, o hélio-3. Esse gás seria o mais indicado para a criação de um novo combustível. O problema é que ele está um tanto quanto distante de nós e só foi encontrado em abundância na lua.

6 – Máquinas de ressonância

Conheça mais sobre o gás que afina a voz, o gás hélio

Com certeza você já deve ter ouvido falar das máquinas de ressonância magnética. Pois o gás hélio também está presente nelas, o elemento ajuda a resfriar os imãs das máquinas, para que elas funcionem de forma correta.

7 – É finito?

Conheça mais sobre o gás que afina a voz, o gás hélio

Sim, o gás hélio é finito e demora milhares de anos para se formar. Inclusive, o fim dele é motivo de preocupação para especialistas. Além de ser finito, o gás é difícil de ser encontrado ou reciclado. Então sim, nós corremos o risco de ficar sem esse importante elemento químico.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 9 erros que todos cometem e que dão MUITOS gases.

Fonte: Mega Curioso.

Imagens: Mercado Livre, Jornal O Sul, Fly Balão, Uol, Nascente Azul, Corrientes Primero, Veja, Gizmodo.

Próxima página »

Escolhidas para você