9 erros que todos cometem e que dão MUITOS gases

Ter gases e soltar um “punzinho” de vez em quando é mais que normal e faz parte da vida de todo mundo, tanto dos mais feios, quanto dos mais belos, do mais jovem até o mais idoso. O problema, na verdade, é quando essa produção de gases sai do controle, digamos assim, e passa a incomodar, deixando a barriga inchada e o tal do pum algo incontrolável.

E, embora isso pareça engraçado, a verdade é que se sentir incomodado com gases o dia todo não é nada cômico. Tente imaginar, por exemplo, um dia inteiro no trabalho, durante uma reunião importante, e você se contorcendo com uma cólica. Percebeu a dificuldade?

O que pouca gente sabe, no entanto, é que esses “ataques” podem ser evitados e que a maioria de nossa produção de gases (ou pelo menos a parte excessiva) é causa por erros que nós mesmos cometemos ao longo do dia.

1

Um dos maiores deslizes que cometemos, por exemplo, é comer e conversar ao mesmo tempo e, claro, ingerir alimentos “bombásticos” de uma só vez, como lentilhas, feijões e repolho. Mas, estes estão longe de ser os únicos erros que costumamos cometer ao longo do dia, como você vai ver na lista abaixo.

8

Mas, para adiantar o assunto e garantir que você entenda porque a maioria dos atos abaixo são “erros”, é preciso entender como os gases intestinais são formados no corpo: eles aparecem durante o processo de digestão e são causados por alguns alimentos que podem dificultar nessa etapa. Muitos hábitos que consideramos inocentes também podem atrapalhar a digestão, nos deixando bastante “inflados”. Entendeu?

Veja, agora, 9 erros que todos cometem e que dão MUITOS gases:

1. Comer e beber

9

Parece uma prática inocente, mas uma das coisas que mais dão gases é o hábito de comer e beber ao mesmo tempo, especialmente se for leite ou refrigerantes. Isso acontece porque muitas bebidas que consumimos neste momento favorecem a deglutição de ar, além dos líquidos em si retardarem o processo digestivo.

2. Beber pouca água

10

Todo mundo sabe, e a gente já mostrou por aqui, que beber pouca água trás uma série de consequências ruins para o corpo. Mas, o que você não sabia é que este hábito também pode favorecer o aparecimento dos gases intestinais, especialmente se sua alimentação é rica em alimentos com fibra, como frutas, legumes e cereais integrais. Embora as fibras sejam ótimas para o funcionamento do intestino, se não houver hidratação suficiente, elas podem também atrapalhar na digestão.

3. Comer demais

11

Depois de uma refeição pesada, especialmente se for rica em açúcares e produtos fermentados, como pães e cerveja; além de outros alimentos que contém glúten e derivados do leite, é possível que você tenha uma produção bem potente de gases. Estes são alimentos que exigem mais do sistema digestivo e, claro, se você sofrer com algum tipo de intolerância, como à lactose, esta consequência pode ser ainda pior.

4. Usar roupas apertadas

12

Corpetes, camisas, calças e cintos que apertam demais são outros grandes causadores de gases. Isso porque eles costumam apertar a região abdominal, dificultando a respiração e facilitando a entrada de ar inadequada, como pela boca. E, como você já viu por aqui, peças de roupas apertadas demais também podem ser verdadeiros vilões para sua saúde.

5. Fumar

13

Você já conferiu por aqui que você perde algum tempo de vida a cada cigarro que você fuma, mas esta está longe der ser a única consequência ruim causada pelo hábito de fumar. Uma delas (talvez a mais leve) é a maior produção de gases intestinais, uma vez que a respiração do fumante fica comprometida e propicia a entrada excessiva de ar.

6. Beber refrigerante

14

A campeão neste quesito, claro, é a Coca-Cola, mas a água com gás e todas as demais bebidas gaseificadas aumentam a quantidade de gás carbônico no estômago. Esse gás também pode passar para o intestino, o que acaba causando uma quantidade maior de gases.

7. Comer e conversar

15

É normal que a gente queira conversar enquanto come, especialmente se sai para almoçar, jantar e até fazer um lanchinho com os amigos. No entanto, esse hábito simples aumenta incrivelmente a quantidade de ar no estômago, o que propicia o acúmulo de gases.

Mas, mesmo se você não estiver conversando enquanto come, se comer depressa e não mastigar direito, a produção de gases também pode ser maior. Isso porque você vai continuar engolindo muito ar junto com a comida e sua digestão ficará mais lenta, devido aos alimentos mastigados de qualquer jeito que mandou para dentro.

8. Comer muita gordura

16

E, se gordura em excesso é ruim para o organismo por outros motivos, fique sabendo que se não quiser ter gases é bom também pegar leve na quantidade de alimentos gordurosos que ingere. Eles, assim como nos outros casos que citamos, deixam a digestão mais difícil e pode causar azia também.

9. Comer feijão

17

Mas, calma que este não é o único vilão declarado que a gente põe no prato. Lentilhas, repolho, couve e outros alimentos ricos em fibras, como você já viu por aqui, e aminoácidos, que têm grande poder de fermentação, também pode aumentar consideravelmente a quantidade de gases no intestino.

E então, quantos desses erros você comete diariamente?

Agora, falando em gases, estar outra matéria também é bastante pertinente e aguça bastante a curiosidade: Qual será o pior cheiro do mundo?

Fonte: Vix