Podendo alcançar até um metro de comprimento, a raça Maine Coon entre as maiores raças de gatos domésticos do mundo. Não é à toa, por exemplo, que é chamado de gigante gentil.
Além disso, esses gatos são considerados os mais antigos gatos americanos de pelo longo. Apesar de ter uma origem desconhecida, acredita-se que ele tenha surgido do cruzamento de gatos europeus de pelo longo, com americanos de pelo curto.
O nome Maine Coon, inclusive, foi dado em homenagem ao estado norte-americano, onde a raça foi reconhecida oficialmente. Já no Brasil, entretanto, só há registro da raça nas últimas duas décadas.
História
O Maine Coon é considerado o único tipo de gato de pelo longo típico dos Estados Unidos. A princípio, ele teria sido introduzido na região por marinheiros que chegaram na região da Nova Inglaterra, vindos da Europa. Assim, os gatos que deixavam o navio, seja para um passeio ou para fugir, passaram a cruzar com os animais locais e criaram a nova raça.
Em 1895, a raça passou a ser destaque em concursos de beleza, quando um Maine Coon levou o prêmio de melhor gato. O animal rajado chamado Leo continuou faturando prêmios até 1900 e só foi derrotado por um de seus filhotes. Confira também dicas e opções de nomes para gatos.
Logo após esse pico de popularidade, os americanos passaram a se interessar pelo gato Persa. Sendo assim, o Maine Coon passou a ser o segundo gato preferido no país. Recentemente, no entanto, ele voltou a ser reconhecido como o Gato da América.
Origem da raça
Como lido acima, acredita-se que o Maine Coon tenha se originado na Nova Inglaterra. Portanto, é a única raça de gato de exposição nativa dos Estados Unidos.
Aliás, acredita-se que o Maine Coon seja o resultado da criação entre gatos domésticos de pêlo curto que vieram para a América com colonos europeus e gatos de pêlo comprido em navios de marinheiros que atracaram ao longo da costa leste.
A sobrevivência dos mais aptos determinava quais ninhadas poderiam sobreviver aos rigorosos invernos da Nova Inglaterra, com os mais fortes iniciando a linhagem Maine Coon. Conhecido como um gato trabalhador, os Maine Coons foram aclamados por suas habilidades de caçar ratos em fazendas.
Comportamento
Além do tamanho de destaque, esses gatos estão entre os mais inteligentes do mundo. Isso porque são independentes e conseguem se adaptar bem a novos ambientes e têm facilidade para aprender truques. Além disso, são hábeis e conseguem caçar com eficiência. São capazes de utilizar as patas para pegar alimentos e, com algum esforço, até mesmo abrir portas.
Esses gatos são sociáveis, companheiros, tranquilos e gentis. Dessa maneira, são apegados a seus humanos e se relacionam bem com crianças. Ainda que não gostem muito de colo, são devotos à família e extremamente companheiros. Por outro lado, eles procuram evitar o contato com estranhos.
Aparência da raça
Eles têm uma cabeça de comprimento médio com bochechas bastante cheias e maçãs do rosto altas; o focinho é quadrado e o queixo firme. De perfil, eles têm uma curva côncava rasa na ponte do nariz.
As orelhas são uma grande característica, sendo grandes, altas e largas na base, e geralmente com longos tufos nas pontas.
Seus olhos são cheios e redondos com uma abertura ligeiramente oblíqua e inseridas; as cores mais comuns são verde, ouro ou cobre, embora olhos mais claros ou azuis sejam permitidos em gatos brancos.
Um pescoço forte leva a um corpo longo e retangular com um peito largo que é amplificado por ter cabelos mais longos na barriga.
As pernas têm uma ossatura substancial e as patas são grandes, redondas e tufadas. A cauda deve ser longa – pelo menos o comprimento das costas – larga na base e afilando na ponta. O Maine Coon é lento para amadurecer, levando até quatro anos para se desenvolver completamente.
Pelagem e cor
A pelagem consiste em um subpêlo coberto por uma camada superior brilhante mais substancial. Ademais, a pelagem é mais curta na cabeça, pescoço e ombros, e aumenta de comprimento nas costas, flancos e cauda.
Eles costumam ter calções desgrenhados e pêlos na barriga. Um rufo frontal começa na base das orelhas e é mais pesado nos machos do que nas fêmeas, e a pelagem da cauda é longa, profusa e fluida.
A raça é reconhecida em uma variedade de cores sólidas, incluindo preto, branco, malhado (laranja) em padrões clássicos e cavala, com ou sem prata. Cores sombreadas e fumê, bicolores e multicores também são reconhecidas. No entanto, eles podem ser encontrados em uma gama diversa de cores e padrões.
Saúde e características da raça
Um gato da raça Maine Coon pode viver de 9 a 15 anos, em média. Aproveita para descobrir como calcular a idade do seu gato.
Ainda que sejam saudáveis e atléticos, podem apresentar problemas como cardiomiopatia hipertrófica e doenças renais.
A maioria dos problemas ligados à raça são causados por conta de seu tamanho incomum. Como podem alcançar um metro de comprimento e 41 cm de altura, chegam a sofrer com isso. A principal condição entre esses gatos é a displasia coxofemoral, que ocorre no quadril. A condição pode gerar claudicação dolorosa e até mesmo artrite. É um problema, inclusive, típico de animais de grande porte, como cães de porte grande.
A atrofia muscular espinhal, um problema genético, também é recorrente em gatos dessa raça. Essa doença atinge músculos esqueléticos e pode comprometer a movimentação dos animais.
Entre os cuidados essenciais, é preciso ficar ligado nas condições da pelagem, uma vez que ela é densa e longa. Sendo assim, é fundamental que ele seja escovado diariamente, a fim de evitar o acúmulo de nós. Para tomar banho, não há problema. Os Maine Coon adoram água e, inclusive, gostam de brincar com ele como forma de entretenimento.
Preço
O preço do Maine Coon está sempre mudando, assim como o preço de todos os gatos de raça pura, uma coisa que é certa é que eles não são baratos. Com efeito, o preço de um filhote dessa raça no Brasil varia entre R$ 3.000 a R$ 7.000 aproximadamente.
Aliás, existem algumas coisas que podem afetar esse preço, como sexo, cor e compra de criadores confiáveis. Lembre-se, este é apenas o custo inicial, haverá custos extras ao longo de suas vidas, como comida adequada, brinquedos, taxas de veterinários, castração, etc.
10 curiosidades sobre Maine Coons
1. O Maine Coon é o gato do estado do Maine.
2. O Maine Coon recebeu o nome do capitão Charles Coon, capitão de um navio de 1800 que trouxe seus gatos de pêlo comprido a bordo. Acredita-se que esses gatos foram para a terra e acasalaram com gatos domésticos de pêlo curto, dando assim o nome de Maine Coon à sua prole. No entanto, isso é apenas uma teoria e não há nenhuma prova real.
3. Maine Coons machos são maiores que as fêmeas.
4. Os Maine Coons originais ao ar livre eram gatos que trabalhavam, mantendo casas e celeiros livres de ratos.
5. A pelagem do Maine Coon é pesada, longa e desgrenhada, mas sedosa.
6. Os Maine Coons exigem exercícios regulares para manter seus corpos musculosos em forma.
7. Alguns dos primeiros Maine Coons tinham um sexto dedo extra, conhecido como polidáctilo , que se acreditava ter evoluído para ajudá-los a se mover na neve.
8. Ao contrário da maioria das raças domésticas, os gatos Maine Coon geralmente gostam de brincar na água . Seu lindo casaco de pele é realmente resistente à água.
9. Os gatos Maine Coon costumam gorjear ou trinar em vez de miar.
10. O Guinness World Record para o gato doméstico mais grande foi concedido a Stewie, o Maine Coon, em 2010. Vindo de Nevada, Stewie mediu 1,23 m e faleceu em 2013 aos oito anos de idade.
10 fotos de Maine Coon que fazem seus gatos parecerem pequenos demais
Então, gostou de saber mais sobre esses gatos gigantes? Pois, leia também: Livros de Stephen King – Melhores obras do mestre do terror