Curiosidades

Gato preto é um sinônimo de azar? – Origem e por quê da lenda

O gato preto é um animal que causa arrepios em muitas pessoas por pura questão de mito. Nós te contamos a origem dessa lenda.

Certamente, você sabe que gato preto, no Brasil, é sinônimo de azar. O animal nunca fez mal para ninguém e mesmo assim está associado diretamente com coisas ruins na vida dos seres humanos que cruzam com ele.

A ligação dos homens com os gatos em geral é bastante antiga. Quando os seres humanos passaram a praticar a agricultura e a estocar grãos, os ratos se aproximaram. Como os predadores naturais dos ratos são os gatos, os homens se aproximaram desses felinos domesticáveis.

Os gatos, inclusive, exerceram grande influência na política mundial. No Antigo Egito, por exemplo, eles eram adorados como deuses. Neste período, matar um gato era pedir para ser condenado à morte.

Está óbvio que a relação dos bichanos com o homem é intima e antiga. Por que, então, o gato preto ficou com a fama de azarento e associado a algo ruim?

Por que gato preto é associado ao azar?

Por que gato preto é um sinônimo de azar? Confira!

Primeiramente, com a ascensão do cristianismo na Europa, os símbolos pagãos passaram a ser vistos com maus olhos pela Igreja Católica. Crenças diversas começaram a ser abominadas, inclusive a adoração aos gatos como criaturas divinas.

Continua após a publicidade

O Papa Gregório IX, em 1233, declarou que os gatos pretos eram a própria encarnação do diabo. Consequentemente, formou-se a crença de que esses animais são amaldiçoados e que trazem má-sorte a quem cruza o seu caminho.

Neste período,os gatos pretos passaram a ser queimados vivos, como as pessoas acusadas de bruxaria.

Além disso eles foram considerados os animais de estimação das bruxas. Na Idade Média, portanto, ninguém se atrevia a ter um gato preto em casa.

Preconceito que perdura

Essa fama chega até os dias atuais. Atualmente, nos abrigos de animais abandonados, os gatos pretos são os menos procurados e os que mais têm dificuldade de encontrar uma família.

Apesar de tudo isso, sabemos que os gatos pretos não fazem mal a ninguém. A fama ruim não passa de mito e o bichinho é tão fofo quanto qualquer outro.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 7 mitos sobre os gatos que todo mundo acredita

Continua após a publicidade

Fonte: Megacurioso

Imagens: Rádio Regional Tudo Sobre Gatos

Próxima página »

Escolhidas para você