Curiosidades

Filmes para chorar – 15 longas que irão te fazer suar pelos olhos

Filmes para chorar são uma ótima opção para aproveitar o tempo livro ou só desatar aquele nó na garganta mesmo.

Atualizado em 22/09/2020

Apesar de não se tratar um gênero específico, os filmes para chorar ganharam tanta fama que as pessoas passaram a se referir dessa maneira a eles. Independente da classificação, do ano de lançamento ou do enredo, longas emocionantes costumam ser um sucesso de público.

Seja por se tratar de um romance impossível ou por envolver a morte de um personagem querido, alguns filmes são capazes de arrancar lágrimas. Mesmo que você não chore com muita frequência, certamente tem aquele longa específico que te fez chorar. Pelo menos um pouco, todo mundo já precisou recorrer a lenços de papel assistindo alguma produção.

A lista de filmes para chorar é enorme. Além disso, engloba muitos gêneros e possibilidades narrativas. Por isso, escolhemos 15 dos melhores longas capazes de arrancar lágrimas. Com certeza, você vai encontrar algum que goste e se emocionar, ao menos um poquinho. Prepare os lencinhos de papel!

Confira 15 bons filmes para chorar

1- A vida é bela (1999)

Para começar, nada melhor que um clássico. Este é um dos filmes para chorar mais conhecidos da história. Isso porque, o longa italiano ganhou o mundo ao levar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1999.

Talvez a história seja tão triste, porque se passe em um período triste da história humana, o Holocausto. Ao longo da narrativa, conhecemos um pai que usa a fantasia para tentar distrair o filho, já que ambos estão em um campo de concentração. Desse modo, além de triste, o longa também traz reflexões históricas importantes.

2- Toy Story 3 (2010)

Apesar de se tratar de uma animação, o terceiro longa da franquia Toy Story não decepciona no quesito lágrimas. Se você ainda não assistiu, não vá pensando ver apenas mais uma aventura de Woody e Buzz Lightyear. Isso porque, o longa apresenta diversos outros personagens muito interessantes.

Além disso, há uma reflexão muito bonita sobre o impacto dos brinquedos na vida de uma pessoa. Quando Andy vai para a faculdade, precisa decidir o que vai fazer com seus companheiros de infância. O que se enrola então é o enredo de um dos melhores filmes para chorar lançados recentemente.

3- O Homem Elefante (1980)

Este também é um dos filmes para chorar que figura entre clássicos. Lançado em 1980, com direção de David Lynch e atuação de Anthony Hopkins. Apenas essa descrição já vai convencer os fãs de cinema.

Mas, o filme tem suas razões para ser um clássico. Isso porque, trata-se de uma narrativa sobre um homem, até então desconhecido, que tinha diversas deformidades físicas. Essas anomalias fizeram com que ele ficasse conhecido como o homem elefante e fosse considerado um monstro. Além das lágrimas, esse longa vai te oferecer muitas reflexões.

4- Sempre ao seu lado (2009)

Um dos tipos de filmes para chorar que faz mais sucesso é, com certeza, os que envolvem cães. Por isso, nossa lista não poderia deixar de incluir um longa com um cachorro muito fofo. Nesse caso, trata-se de um cão da raça Akita.

O longa acompanha, de modo geral, Parker e seu cão, cuja amizade é inabalável. Todos os dias, o cachorro acompanha seu dono até a estação de trem e o espera regressar. Mas, não para por aí. O que acontece você precisa assistir para saber.

5- 12 anos de escravidão (2013)

Este é mais um longa que trata de um período triste da história da humanidade. Além de emocionante, o filme também é histórico. Isso porque, foi a primeira fez que um cineasta negro, Steve McQueen, ganhou o Oscar de melhor diretor.

No longa, Solomon Northup, um negro nascido livre durante o período colonial nos Estados Unidos, é capturado e feito de escravo. A trama em si é muito triste e, com certeza, vai te levar às lágrimas.

6- P.S. Eu te amo (2007)

É claro que não poderia faltar um bom romance. Mas com pitadas de drama. Essa trama gira em torno de Holly e Garry, um casal apaixonado e perfeito um para o outro. Um casal de filme, literalmente!

No entanto, o filme realmente se desenrola quando Garry morre e deixa diversas cartas para sua esposa. Assim, Holly passa pelo luto e supera a situação graças às palavras do marido.

8- Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Este famoso longa com Robin Williams no papel principal arranca lágrimas de quem assiste há gerações. Lançado em 1989, o filme é sucesso entre público desde então.

O filme explora a relação do professor interpretado por Williams e seus alunos de um internato. Desse modo, o mestre tenta abordar poesia e acaba ensinando aos seus pupilos muitas lições de vida. É certeiro para quem quer chorar.

9- À procura da felicidade (2007)

Neste longa estrelado por Will Smith, há uma história real. Por aí você já pode ir se preparando para chorar. Isso porque, boa parte dos filmes para chorar são, justamente, casos reais de pessoas que passaram por situações difíceis.

A adaptação é sobre a vida de Chris Gardner, um vendedor que enfrenta todo tipo de dificuldade para criar sozinho seu filho de 5 anos. Além de dificuldades financeiras, o homem enfrenta medo e insegurança, sem deixar de cuidar da criança. Prepare para se acabar em lágrimas.

10- Antes de partir (2007)

Uma das temáticas mais comumente retratadas em filmes para chorar são doenças. Aqui, apesar de um dos personagens estar doente, a trama se desenrola com muito bom humor. Desse modo, apresenta-se uma nova perspectiva sobre doenças terminais.

Mas, não pense que por isso você não vai chorar. Morgan Freeman e Jack Nicholson interpretam dois idosos que estão internados no mesmo quarto de hospital para tratamento de um câncer. O resto da história emocionante você vai ter que descobrir assistindo.

11- À espera de um milagre (1999)

Já este filme para chorar trata-se da adaptação de um livro do mesmo nome de Stephen King. Apesar de se tratar do mestre do terror, essa história é sobre amizade e superação. Além disso, a sensibilidade do enredo torna quase impossível não derramar umas lágrimas.

A trama acompanha a amizade inusitada entre o guarda Paul Edgecomb e o prisioneiro setenciado à morte John Coffey. Este é negro e foi acusado de estuprar e matar duas meninas. No entanto, nada é o que parece.

12- Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003)

Essa dica vai para os fãs de fantasia. Apenas pelo nome já é possível imaginar que o filme não se trata de uma história “normal”. A trama conta, resumidamente, a história de Edward, um contador de histórias que viaja encantando as pessoas com seus casos extraordinários.

No entanto, há uma pessoa que ele não consegue encantar com suas histórias: seu próprio filho. Por isso, ele usa de sua imaginação para se aproximar do garoto. Reúna a família e prepare o lencinho.

13- Filadélfia (1993)

Este é um dos filmes para chorar mais famosos dos anos 90. Assim como outros longas da época, retrata a questão da sexualidade e da AIDS, questões que marcaram a sociedade da época.

O filme trata, de modo geral, de um advogado, vivido por Tom Hanks, que acaba sendo demitido por ser gay e ter contraído o vírus HIV. Assim, o longa segue a parte jurídica do caso, quando o homem resolve recorrer de sua demissão.

14- Um amor para recordar (2004)

Este filme para chorar também poderia aparecer em uma lista de romances dramáticos. Além disso, o longa é uma adaptação de um livro de Nicholas Sparks, autor conhecido por desenvolver histórias de amor bonitas, porém tristes.

A trama acompanha um jovem popular que comete um erro e, por isso, é obrigado a entrar em um grupo de teatro de sua escola. Lá, ele conhece uma garota pelo qual se apaixona. E o resto é spoiler!

15- Um olhar do paraíso (2009)

Para encerrar, um filme para se acabar de tanto chorar. A trama acompanha Susie, uma jovem que foi assassinada e está no purgatório. Assim, ela observa sua família e seu assassino. Assista e se emocione!

Ama filmes e listas? Então aproveite essa outra matéria: Filmes clássicos disponíveis na Netflix que você deveria assistir [top 10]

Fonte: Omelete, Galileu, Guia da Semana

Imagem: Pensamento Líquido

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada