História

Gatos mumificados, de mais de 6 mil anos, são encontrados no Egito

Dezenas de gatos mumificados foram encontrados no complexo de pirâmides de Sacara, no Egito, com mais de 6 mil anos de idade.

Atualizado em 29/11/2018

A mumificação é um processo que nos remete diretamente ao Antigo Egito. Se engana quem pensa que apenas seres humanos eram embalsamados no período. A prática também se estendia aos animais de estimação e era comum gatos mumificados, assim como ouros animais (até mesmo os maiores).

Vários bichos passaram pelo processo: vacas, touros, cães, burros, elefantes, peixes, gazelas, cavalos, leões, lagartos, macacos, carneiros, aves de rapina, escaravelhos, serpentes, etc.

No caso de hoje, como você vai ver, os gatos mumificados eram bem frequentes. Esse animal era adorado pela Egito Antigo, muito mais do que os outros.

Tanta glória, acredita-se, se deve ao fato de os gatos caçarem ratos que atacavam os grãos armazenados. Inclusive o hábito se prolongou até muito depois , tendo registros da ação no século 17.

Ainda sim, não deixa de ser surpreendente que arqueólogos tenham encontrado gatos mumificados em sarcófagos com idade estimada de ao menos 6 mil anos.

Gatos mumificados

Gatos mumificados, de mais de 6 mil anos, são encontrados no Egito - SEGREDOS

No complexo de pirâmides que fica próximo à cidade de Cairo, no sítio arqueológico de Sacara, capital egípcia, foram encontrados os vários gatos mumificados. Eram vários exemplares do animal, encontrados em 3 tumbas diferentes.

Os pesquisadores localizaram sete sarcófagos que estavam com suas portas e fachadas intactas, sem nunca terem sido abertas. Isso mostra que seu interior permaneceu intocado durante milhares de anos.

Apesar de interessante, o fato não é surpreendente. Os gatos eram considerados sagrados no Antigo Egito, vivendo sempre nas residencias ou templos egípcios.

A reverencia ao gato era tamanha, que uma das deusas egípcias, Bastet, protetora das mulheres e ligada à fertilidade, era representada pelos sacerdotes como uma figura que tinha corpo humano e cabeça de gato.

Outros achados

Gatos mumificados, de mais de 6 mil anos, são encontrados no Egito

Não foram só os gatos mumificados encontrados no complexo das piramides. Uma coleção de escaravalhos também estavam no sarcófago.

Essa é a primeira vez que exemplares de escaravelhos mumificados foram encontrados no complexo de pirâmides de Sacara. Os insetos estavam depositados em pequenas urnas adornadas com desenhos.

No Antigo Egito, os escaravelhos eram utilizados como amuletos e estavam diretamente relacionados ao movimento do s. De acordo com a tradição religiosa do Egito Antigo, essas criaturas eram responsáveis por “trazer de volta o Sol” durante o amanhecer. Para finalizar, 100 estátuas de madeira que homenageavam os gatos estavam presentes no local.

O que você achou dessa matéria? Talvez você também goste dessa: 250 animais viraram múmias em zoo abandonado da Palestina

Fonte: Galileu

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/renata/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf