Mundo Animal

Gatos – Comportamento, comunicação e curiosidades

Gatos são ótimos animais para ter em casa. Conheça um pouco de seus comportamentos e mais curiosidades sobre os felinos.

Atualizado em 18/05/2020

Os gatos estão entre os animais mais admirados pelos seres humanos e considerados um dos melhores animais de estimação. Por isso, são facilmente encontrados em casa.

Não é de hoje que esses felinos conquistam os humanos. Entre tantas características, duas os diferenciam dos demais animais de estimação: autossuficiência e companheirismo.

Muito dóceis e carinhosos eles rapidamente conquistam os seus donos. E assim como todos os animais eles precisam de cuidados especiais para sobreviverem bem no ambiente que estão inseridos.

Como grande amigos dos humanos, é preciso ter cuidados com a saúde, moradia, alimentação e higiene. Por isso há alguns mistérios envolvendo essa criação dos gatos.

Assim sendo, decidimos trazer algumas informações importantes a respeito do animal. Conheça então um pouco mais sobre o seu comportamento e a forma com que se comunicam. Além disso, diversas curiosidades que você deve saber sobre eles.

Comportamento dos gatos

Comportamento social

Gatos - Comportamento, formas de se comunicar e curiosidades
Super Interessante

Assim como os filhos humanos, os filhos felinos também precisam iniciar o contato com os adultos logo que nascem. Essa aproximação com o filhote nos primeiros dois meses de vida traz sentimentos de carinho e amor que tornam o animal mais amável e mais próximo da família.

Ao adotar um gatinho nos primeiros meses de vida, você contribui para a melhor socialização e desenvolvimento dele. Estudos indicam que esse processo acontece da segunda à sétima semana de vida.

Comportamento comunicativo

Como já é do conhecimento de todos, os gatos não falam. Mas quem disse que eles não se comunicam? Sim, os gatos têm outras forma de se comunicar com os adultos e, com certeza, os donos entendem muito bem cada movimento desse animal.

A comunicação pode se dar pelos famosos “miados” do gato. Esse ronronar do gato representa seus sentimentos de tristeza ou alegria, ou mesmo para pedir ou informar algo aos donos.

Além dos sons, eles também utilizam para a comunicação a postura corporal, movimentos da orelhas e bigodes, a forma de locomoção, balanço do rabo e o esfregar nas pernas dos humanos.

Comportamento alimentar

Gatos - Comportamento, formas de se comunicar e curiosidades
Feliway

Primeiramente o gato começa a alimentação pelo leite materno. Por isso é essencial a presença da mãe felina também nas primeiras semanas.

Ao mesmo tempo que desperta o interesse pelo leite, ele também aprende a beber água. E é neste momento que os donos também precisam aproveitar para introduzir a ração. Pode ser difícil, mas vá tentando outros tipos de ração até identificar a que ele mais gosta. Atenção: nada de dar outros alimentos para o gato.

Curiosidades sobre os gatos

Gatos são adestrados

Assim como a grande maioria dos animais domésticos, os gatos também podem ser adestrados. É claro que essa não é uma tarefa fácil, mas você como dono consegue.

Assim que o animal chega em casa, aos poucos, você precisa ensiná-lo sobre os ambientes da casa. Ele precisa identificar o cantinho para fazer as necessidades, para alimentar e para dormir. Mostrar também onde ele pode e não pode ficar na casa, como por exemplo, subir na mesa durante as refeições.

Gatos tomam banho

Há quem diga que o gato não precisa tomar banho, pois ele mesmo já faz isso com a própria língua. Isso é mito e o gato, assim como todo animal, precisa tomar banho.

A língua áspera do gato é boa para retirar os próprios pelos soltos no animal, no entanto não é suficiente. O banho pode ser em casa ou em clínicas especializadas. Há sabonetes próprios para banho que devem ser indicados pelo veterinário, assim como a temperatura da água deve ser morna para não estressar o animal.

Gatos têm sono

Muitas vezes os humanos ficam fora de casa durante o dia. Assim os gatos aproveitam a oportunidade para tirar a sonequinha durante o dia. Não pense você que esse dormir é rápido. São muitas horas de sono para depois aproveitarem os prazeres noturno em casa.

Gatos usam caixa de areia

Gatos - Comportamento, formas de se comunicar e curiosidades
Pet no Divã

A caixa de areia é onde os gatos fazem suas necessidades fisiológicas. Assim que os gatos são adotados é fundamental já criar esse cantinho para ele, pois a areia ajuda a esconder o odor da urina e fezes.

Gatos passeiam

Ninguém gosta de ficar preso em casa, não é mesmo? Os gatos também têm essa necessidade de passear, mas são bem menos exploradores do que outros animais. É importante respeitar o tempo e as necessidades de passeio do animal, pois muito tempo fora de casa pode estressá-lo.

E aí, o que achou da matéria? Então, confira a próxima: Gato Siberiano – Origem, características e cuidados básicos.

Fontes: Bayer Pet; Cão Cidadão; Petz.

Imagens: Petz, Super Interessante, Feliway, Pet no Divã