A qualquer sinal de que nossos pets estão se sentindo mal, nos preocupamos. Certamente, se sua cachorrinha, que era animada e estava sempre brincando, mudar de comportamento, isso te inquietará. No entanto, isso pode ser apenas a gestação de cachorra, e ela não está doente.
Assim se ela não é castrada e de repente ela diminui a quantidade de comida e continua engordando, já é um sinal. Provavelmente ela está grávida. Então, conheça a gestação de cachorra, as fases, os principais cuidados e quanto tempo dura.
Como saber se é gestação de cachorra?
As cachorras quando estão grávidas apresentam alguns sintomas semelhantes às mulheres e outros bem diferentes. Inicialmente, por exemplo, os animais começam a perder a vontade de comer; os mamilos aumentam de tamanho e escurecem; sentem muito cansaço; por fim sempre procuram objetos quentes e confortáveis para preparar o lar dos novos filhotes.
Esses são alguns sinais que podem apresentar que é gravidez. No entanto é importante reforçar a importância de sempre procurar um veterinário, realizar a ultrassom e conferir se está tudo certo.
Duração da gestação de cachorra
Diferentemente das mulheres que precisam esperar 40 semanas (nove meses) para o bebê nascer, as cachorras têm uma gestação bem menor com apenas 63 dias (nove semanas). As cadelas sentem os primeiros sintomas por volta do vigésimo dia e a partir do vigésimo terceiro dia já conseguem visualizar na ultrassom.
Fases da gestação de cachorra
Primeiramente, assim que os sintomas surgirem você já deve procurar um veterinário e realizar a ultrassom para saber como está a saúde da mãe e dos filhotes. Com toda a certeza, entre o 21º e 25º dia você já consegue visualizar. Se estiver tudo bem, logo depois, com 45 dias de gestação é preciso que o animal retorne para realizar uma radiografia e já identificar quantos filhotes estão na barriga.
Assim como as mães humanas, é preciso que a cachorra tenha total acompanhamento médico para que ocorra tudo bem e os filhotes nasçam saudáveis.
Cuidados com a gestação de cachorra
Durante a gestação da cachorra
As cachorras também precisam receber cuidados especiais durante a gravidez. Por menor que seja a vontade de comer, é preciso forçá-la a tal. Pois ela tem outras vidas para alimentar dentro dela.
Ao procurar um veterinário ele indicará as melhores rações para a cachorra que está grávida e, se preciso, ele também apontará algumas medicações.
É normal a cachorra se sentir mais cansada durante a gestação. No entanto, tente continuar com as voltinhas no quarteirão para ela se movimentar um pouquinho.
Higiene e bem-estar durante a gestação da cachorra
É preciso tentar manter os hábitos da cachorra. Como por exemplo, tomar banho regularmente, dar uma voltinha rápida na rua, organizar e limpar o cantinho de dormir, alimentar bem e beber muita água.
Com toda a certeza as tarefas não serão fáceis, mas é preciso ter bastante cuidado para que a gravidinha tenha uma gestação saudável.
Parto
A princípio, a gestação da cachorra dura em média 63 dias, no entanto a partir do dia 59 sua casa já pode estar cheia de filhotinhos. Assim, é importante que o “cantinho da maternidade” da cachorra já esteja preparado. Pois assim que ela começar a perceber que está na hora certa, caminhará para o local.
O ideal é que esse cantinho seja mais isolado, limpinho, quentinho e tenha pouca luz. O normal é que após a bolsa estourar os filhotes nasçam em seis horas. Se você estiver acompanhando e perceber que já passou muito do tempo, talvez seja a hora de procurar ajuda do veterinário.
Logo após o nascimento, verifique se está tudo certo com os filhotes e com a mãe. Com toda a certeza o local vai ter sujado muito. Então limpe e organize tudo novamente para que a mãe e os filhotes fiquem bem. É muito importante que você não se esqueça de deixar também a ração e água para a mãe se alimentar enquanto ela não sair de perto dos filhotes.
Gestação da cachorra: gravidez psicológica
Você sabia que as cachorras também podem viver a gravidez psicológica? Isso acontece devido à mudanças hormonais no animal e, por este motivo, até apresentam os primeiros sintomas da gravidez, como por exemplo, aumento das mamas, produção de leite, falta de apetite e busca do local adequado.
Se você está percebendo que pode ser uma gravidez psicológica, procure ajuda de um especialista.
E aì, a matéria foi útil? Então confira a próxima: Cachorro vomitando, o que pode ser? Causas, sintomas e tratamento.
Fontes: Canal do Pet; Petz¹; Petz².
Imagem de Destaque: Lifepet Brasil.
Um comentário em “Gestação de cachorra – Duração, fases e cuidados com o animal”