Mundo Animal

Cachorro vomitando: 10 tipos de vômito, causas, sintomas e tratamento

Existem várias possíveis causas para um cachorro vomitando, apesar disso um dos principais motivos pode ser a intolerância alimentar.

Os cães são os melhores amigos do homem, portanto, é impossível não se preocupar com eles quando estão passando mal. Imagina só um cachorro vomitando, por exemplo.

A princípio, o vômito é um indício de que há algo errado com o organismo. Inevitavelmente, é uma maneira que o estômago encontra de eliminar o que pode estar causando esse mal. Portanto, nesse caso, é importante se atentar à saúde do seu cão.

Vamos então descobrir alguns detalhes sobre o que fazer nesses casos:

Cachorro vomitando: causas

Cachorro vomitando- o que fazer quando isso acontece?
Fonte: Tribuna de Jundiaí

Primeiramente, o que deve ser feito é uma investigação para descobrir o que pode ter causado isso no seu cão. É preciso observar como foi a alimentação dele nas últimas horas, o clima do ambiente que está, se brincou muito e como tem se comportado. O vômito é quando o organismo do seu cão está expulsando algo que não o está fazendo bem.

Fonte: Dog Hero

Outro fato a ser levado em consideração é que nem sempre o vômito é sinal de uma doença. Seu cachorro vomitando pode ser apenas um desconforto estomacal momentâneo ou a não adaptação a uma nova ração, pois se for alguma doença há outros sintomas que você precisa observar. De qualquer maneira você deve levá-lo ao veterinário para que o examine e tenha o diagnóstico correto.

Outra dica importante e que pode ser um sinal de alerta preocupante é se houver sangue no vômito.

Intolerância alimentar

Como dito anteriormente, a princípio é necessário observar seu cão. Um dos sintomas para você observar se é apenas uma intolerância alimentar, é o vômito e o excesso de diarreia ou fezes durante o dia.

Muitas vezes, ao trocar ou dar novos alimentos, o cão pode estranhar e não se adaptar muito. Assim a maneira que ele encontra é expulsando por meio do vômito ou fezes. Nem sempre essa rejeição significa alergia, pois as vezes é simplesmente pela qualidade do alimento.

Qual é a aparência do vômito do seu cão?

Cachorro vomitando, o que pode ser? Causas, sintomas e tratamento
Fonte: Pinterest

A aparência do vômito pode ajudar a determinar as causas do vômito em cães.

Vômito Amarelo

O vômito amarelo é muito comum quando um cão está com o estômago vazio, e a cor amarela que você vê é devido às secreções biliares. Isso ocorre mais comumente no meio da noite ou nas primeiras horas da manhã. Pode ser causada por acúmulo de ácido, refluxo ou qualquer outra condição sistêmica que causa náusea em um estômago vazio.

Vômito Branco Espumoso

O vômito que é branco e parece espumoso pode ser causado por um acúmulo de ácido estomacal. A aparência espumosa pode ser resultado do vômito entrando em contato com o ar ou se espalhando pelo estômago antes de ocorrer.

Vômito transparente e líquido

Se o seu cão está vomitando um líquido claro, isso ter como causas secreções estomacais ou quando há um acúmulo de água no estômago que sobe sozinha quando é vomitado. Frequentemente, isso acontece quando um cachorro bebe enquanto se sente enjoado e não consegue nem conter a água.

Vômito viscoso e semelhante a muco

O vômito pegajoso que se parece com muco ocorre quando um cão está babando e se acumula no estômago em resposta a alguma irritação grave. O cão alivia a náusea ao vomitar o muco.

Vômito com sangue

O sangue no vômito de um cachorro deve sempre ser levado a sério. O próprio sangue causa náuseas, por isso é frequentemente vomitado se acumular no trato gastrointestinal superior. Todavia, se a cor não progride para vermelho e o vômito não é prolongado ou abundante, o tom rosado nem sempre é um sinal de uma situação de urgência.

O que vômito de cachorro com sangue indica?

Cachorro vomitando: tipos de vômito, causas, sintomas e tratamento
Fonte: Pinterest

No entanto, se houver coágulos de sangue, sangue fresco ou aparência de borra de café no vômito, isso pode indicar sangramento no estômago ou no intestino delgado superior. O sangramento pode ser resultado de uma úlcera, um tumor, falta de coagulação ou ingestão de veneno de rato. Todas essas condições precisam de tratamento o mais rápido possível em um hospital veterinário.

Vômito Marrom

Vômito marrom pode ser apenas comida regurgitada do esôfago que nunca chegou ao estômago para ser digerida. Além disso, pode indicar que um cão comeu muito rapidamente e não mastigou a comida ou engoliu muito ar ao engoli-la.

Vômito Verde

O vômito verde pode ser causado pela ingestão de grama. Também pode ser devido a uma contração da vesícula biliar antes do vômito (geralmente com o estômago vazio).

Vermes no vômito de cachorro

Vermes e outros organismos infecciosos podem causar vômitos em cães. Se houver vermes vivos ou uma grande infestação, como lombrigas, um cão pode vomitá-los. (Mais comumente, eles eliminam ovos por meio das fezes, e essa é a única maneira de diagnosticá-los.)

Grama no vômito de cachorro

A grama é um ingrediente comum no vômito de cachorro. Os cães costumam comer grama quando têm dores de estômago, o que às vezes pode induzir ao vômito. Se eles estão comendo grama regularmente, no entanto, é possível que estejam ingerindo mais pesticidas e parasitas.

Dicas para cachorro vomitando

Cachorro vomitando- o que fazer quando isso acontece?
Cão Cidadão.

Veja aqui algumas dicas que podem ajudar bastante no caso de seu cão estar vomitando:

Comportamento do cão vomitando

Exame.

Observe o comportamento do seu cão após ele vomitar. Caso o vômito não seja frequente, e ele não tiver outros sintomas, isso vai ajudar a saber o que pode ter causado o desconforto estomacal. A princípio, tire a comida e volte a oferecer uma hora depois. Todavia, se o cachorro continuar vomitando, leve-o ao veterinário.

Desidratação

Naturalis.

Primeiramente, ao vomitar, o cão fica desidratado. Logo, uma dieta leve e com bastante ingestão de líquidos pode ajudar. No entanto, se ele não quiser a água normal, tente água gelada ou água de coco. Todavia, você pode oferecer um pouco de água para ele não vomitar novamente.

Jejum

Cachorro vomitando - Causas, sintomas e tratamento
Melhores Amigos.

Outra dica que pode ser muito importante é o Jejum de 12 horas. A princípio, retire a comida por 12 horas que é o período suficiente para ele eliminar tudo o que está fazendo mal. Após esse jejum, retorne a alimentação usual gradativamente e em poucas quantidades.

Iogurte

Receiteria.

Um outro auxílio pode ser o iogurte, dado que, como nós humanos, os cachorros também também possuem bactérias que auxiliam a digestão. No entanto, o animal as eliminam durante a diarreia e o vômito. Então, o iogurte natural pode ajudar a repor.

Evitar alimentos humanos

Canal do Pet.

Evite alimentos humanos. Há alimentação própria para os cães, então neste momento não é bom oferecer um alimento de difícil digestão, pois assim você pode piorar ainda mais a situação do cachorro.

A relação entre o cachorro vomitando e a troca de ração

Cachorro vomitando- o que fazer quando isso acontece?
Dog Hero.

Com toda a certeza os animais não se adaptam a nova ração imediatamente. É preciso dedicação para que, aos poucos, você consiga essa mudança. A princípio, durante 7 dias, misture a ração nova com a antiga.

Logo, aumente gradativamente a quantidade da ração nova, para que no sétimo dia apenas ela esteja na alimentação. Assim você identifica se o cão se adaptou a nova ração e evita um provável desconforto estomacal.

Então, gostou da matéria? Se gostou, veja essa a seguir: Cachorro da língua azul – Por que isso acontece com os Chow Chows?

Fontes: Canal do Pet; Dog Hero; Petz.

Imagem de destaque: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você