Mundo Animal

Orcas – hábitos, fatos e curiosidades sobre as supostas baleias-assassinas

As baleias orcas são animais marinhos que possuem características e hábitos específicos. Mas, afinal, elas são mesmo baleias-assassinas?

Orcas (Orcinus orca) são um mamífero que vive nos oceanos e mares de águas frias. Elas pertencem à classe Mammalia, ordem Cetácea e à família Delphinidade.

Elas possuem parentesco com os golfinhos e também com a falsa-orca. Com esta última, a aparência física é semelhante e o que as diferencia é o formato da cabeça na cor cinza que a falsa-orca tem.

É provável que você se lembre das orcas por conta do filme “Free Willy”. Aposto que você também quis ter uma amiga orca na época em que assistiu ao filme, mas depois percebei que não seria possível.

Então já que não dá pra ter uma amiga orca, você ao menos pode conhecer mais sobre este gigante animal e como ele vive.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre a vida das baleias orcas

Conheça mais sobre as orcas e seus hábitos de vida

Quando se trata da parte científica, a orca é considerada um golfinho e não uma baleia, como muitos acham. Contudo, como baleias e golfinhos fazem parte da mesma ordem (cetáceas), a expressão “baleia-orca” não está errada. Ela também é chamada de “baleia assassina”, termo o qual será explicado logo mais.

Continua após a publicidade

As baleias e as orcas se diferenciam no esqueleto e na boca. Assim como os golfinhos, as orcas também possuem dentes. Em relação às suas cores, que é uma das principais características da orca, há uma distribuição que acontece da seguinte forma: seu dorso é preto e a parte inferior e próxima dos olhos é branca. Ademais, uma curiosidade é que todas as orcas possuem mancha branca que fica atrás da nadadeira dorsal. O que permite que cada indivíduo seja identificado.

Além do mais, o animal possui uma grossa camada de gordura, a qual serve para protegê-lo das temperaturas baixas. Sua nadadeira  alta no dorso, enquanto nos machos elas têm formato triangular e alta, nas fêmeas elas são curvadas. Quando se trata de tamanho e peso, os machos podem ter até 10 metros de comprimento e pesam de 9 a 10 toneladas, já as fêmeas medem cerca de 8,5 metros e de 6 a 8 toneladas.

Continua após a publicidade

Hábitos 

Orcas

Em relação ao clima, as orcas se assemelham aos seres humanos. Isso quer dizer que adaptam a qualquer temperatura. Elas vivem em mares e oceanos e perpassam em quase todos os países costeiros. Além disso, elas ainda podem viver tanto em águas quentes equatoriais, quanto em águas geladas de regiões polares. Entretanto, são nas latitudes altas e próximas da costa que elas são encontradas com maior facilidade.

Uma outra característica é o fato de esses animais fazerem viagens longas. Ademais, em relação a convivência com os outros membros, sabe-se que elas são muito sociáveis e podem conviver com até 40 animais da mesma espécie.  Os seus bandos seguem duas linhas diferentes. A primeira dela são menos agressivas e costumam se alimentar de peixes. Em contrapartida, a segunda prefere focas e leões, elas são mais agressivas.

As orcas não são caçadas por nenhum animal, a não ser o humano, e, por isso, está no topo da cadeia alimentar. Dentre suas presas estão passáros, lulas, polvos, tartarugas-marinhas, tubarões, arraias, peixes em geral e mamíferos, como focas e dugongos.

Continua após a publicidade

“Baleia-assassina”?

Orcas

Este apelido dado às orcas é único e exclusivamente em decorrência da habilidade que ela possui em caçar outros animais marinhos, tais como focas e dugongos. Inclusive, é importante ressaltar que, até onde se sabe, nunca foi registrado um ataque a qualquer homem ou mulher em mar aberto.

A alcunha foi criada por pescadores espanhóis depois de ver o animal indo à caça, ainda no século 18. No entanto, a fama de má da orca ganhou popularidade mesmo na década de 1970, por causa do filme Orca-A Baleia Assassina. Nele, contava-se a história de um animal que matava os pescadores que haviam matado sua família.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Tubarão de 400 anos é o animal mais velho do mundo.

Continua após a publicidade

Fonte: Toda Matéria, Só Biologia, Super.

Imagens: Pixabay, Cinemateca.

Próxima página »

Escolhidas para você