De modo geral, o guepardo também pode ser chamado de chita e seu nome científico é o Acinonyx jubatus. Além disso, esses felinos podem ser encontrados na África central, oriental e meridional.
Os guepardos chamam a atenção por seu corpo amarelado coberto com pintas pretas. Além disso, ele têm a barriga branca e a cauda contém anéis pretos. Eles também são bastante extensos, podendo ter um comprimento de 2 metros da cabeça até o rabo.
Além da beleza e elegância físicas, os guepardos são famosos por serem ótimos corredores. Isso porque, são considerados o animal mais veloz do mundo, podendo atingir até 120 quilômetros por hora em distâncias de até 460 metros.
Características físicas
De modo geral, a chita é um animal mamífero muito delgado e esguio. Isso porque, seu peso pode variar entre 34 e 54 quilos. Os machos costumam ser maiores que as fêmeas.
O corpo do guepardo está preparado para a velocidade. Desse modo, as patas longas permitem que eles deem longas passadas. Além disso, as unhas são afiadas, de modo que o animal consegue se fixar no solo, garantindo maior aderência e velocidade.
Ao contrário da maioria de espécie de gatos, os guepardos não são bons escaladores. Por esse motivo, suas habilidades de caça ficam limitadas à velocidade. Isso porque, em caso de perseguição, eles não conseguem alcançar as presas em cima de árvores.
Comportamento do guepardo
Normalmente, os chitas vivem em comunidades que podem ser grandes ou pequenas. Desse modo, organizam suas vidas em comunidades hierárquicas e bem estruturadas. Assim, os machos costumam manter territórios entre 37 e 160 quilômetros, de acordo com a disponibilidade de comida na região.
Ao invés de agirem sozinhos, os machos fazem uma espécie de parceria com outros guepardos da região, de modo que seja mais fácil caçar. Além disso, essas coalizões tornam mais fácil manter o domínio sob os territórios, em relação aos machos que cuidam de sua área sozinhos.
Por outro lado, as fêmeas não mantêm territórios, e sim pertencem ao território de um macho. Além disso, os guepardos machos buscam territórios com a maior quantidade possível de fêmeas.
Em comparação a outros felinos, os guepardos não costumam rugir. Sendo assim, eles usam outros sons para se comunicar, como o chilrear, o roçar, o uivar e o ronronar.
Devido à atuação humana, os territórios ocupados pelos guepardos diminuíram. Desse modo, o animal está em situação vulnerável, de modo que há apenas 12.400 chitas na natureza.
Ciclo de vida do guepardo
O tempo de gestação dos guepardos dura em torno de três meses. Desse modo, as chitas costumam dar a luz de dois a oito filhotes. Além disso, os bebês costumam ficar com as mães por até um ano, enquanto aprendem a caçar.
Apesar de alguns casos mostrarem que guepardos em cativeiro viveram até 19 anos, não costuma chegar a tanto. Além disso, os chitas não se reproduzem bem em cativeiro.
Diferença entre guepardos e leopardos
Apesar de serem facilmente confundidos, guepardos e leopardos são animais diferentes. Enquanto leopardos tem a maior parde do rosto coberto por pintas, os guepardos possuem duas longas linhas pretas que começam dos seus olhos e estendem-se até a boca.
Além disso, o leopardo costuma ter olhos azuis, enquanto os olhos do guepardo tendem para o marrom. Os chitas também possuem a cabeça menor e seus dentes são menos desenvolvidos do que a maioria dos felinos.
Uma outra diferença está no fato de que os leopardos são capazes de subir em árvores. Enquanto isso, os guepardos são mais ativos e não sobem em árvores, de modo que usam a velocidade para alcançar suas presas.
De modo geral, o leopardo pode ser encontrado, sobretudo, no sul e leste da África, bem como em todo o Oriente Médio, Índia e leste da Ásia. Já o guepardo se encontra, comumente, na África central, oriental e meridional.
Continue sabendo tudo sobre o universo do felino: Felinos – 23 mais extraordinários e curiosos do mundo
Fonte: Rhino África, Escola Britannica, Portal São Francisco
Imagens: Soutnik, BBC, Conexão Planeta