Em primeiro lugar, uma personagem extremamente popular do mundo tem a forma de gatinha e já existe há 46 anos. No geral, ao redor do mundo, estampa roupas, pijamas, mochilas, objetos de decoração e até mesmo eletrodomésticos. Além disso, entre seus feitos, já chegou até mesmo a viajar para o espaço. Sim, estamos falando da Hello Kitty, criada no Japão, pela Sanrio.
Apesar de desenvolvida por uma empresa japonesa, a biografia da personagem diz que ela é nascida no sul da Inglaterra, em 1º de novembro de 1974. Com signo de escorpião e sangue tipo A, ela tem a altura de cinco maçãs. Apesar disso, a Sanrio não especifica o tipo de maçã a ser considerado.
Ainda que a personagem seja conhecida como Hello Kitty, seu nome verdadeiro é Kitty White. Ela vive no subúrbio de Londres com o pai, George, a mãe, Mary, e a irmã gêmea, Minny White. Além disso, Kitty tem um namorado chamado Dear Daniel.
Gata ou menina?
Por ter Kitty em seu nome (gatinho, em inglês) e ter a aparência de gato, é óbvio que a personagem é uma gata, certo? Na verdade, não é bem assim. Conforme uma revelação feita pela própria Sanrio, a personagem não é animal.
A descoberta ganhou popularidade depois que a antropóloga Christine Yano recebeu a informação dos donos da marca. Enquanto preparava legendas para uma exposição comemorativa de Hello Kitty, Yano entrou em contato com a Sanrio. Assim que enviou seu planejamento, recebeu uma correção com bastante firmeza.
“A Hello Kitty não é uma gata. Ela é um personagem de desenho. É uma menininha, uma amiga, mas não uma gata. Ela nunca apareceu andando sobre quatro patas, pois ela anda e senta como um ser bípede. Ela tem até um gatinho de estimação”, revelou. De acordo com a Sanrio, o perfil e a biografia da personagem sempre estiverem disponíveis em seu site.
Ou seja, apesar de se parecer com um gato, ter traços de gato e ter gato no nome, Hello Kitty não é um gato. Não apenas isso, como a personagem tem como animal de estimação o gato Charmy Kitty.
Onde está a boca da Hello Kitty?
Uma das peculiaridades da personagem, é que ela não tem boca. Ainda que muita gente defenda que é porque ela não precisa de boca, já que fala com o coração, isso não é verdade. A ideia é que sua ausência de expressão permita que todo tipo de sentimento possa ser projetado na gatinha, ou ex-gatinha.
A designer de Hello Kitty Yuko Yamaguchi explicou que a personagem não está presa a nenhuma emoção específica. Sendo assim, uma pessoa pode projetar felicidade e ver Kitty feliz, ao mesmo tempo que uma pessoa triste pode projetar tristeza e ver isso na personagem.
Comercialmente, isso também a ajuda a tornar a personagem mais viável. Isso porque você pode colocá-la em diferentes situações, permitindo uma série de sentimentos possíveis. Assim, ela acaba se tornando atrativa para tipos variados de pessoas com diferentes personalidades.
Lenda
Existe uma teoria da conspiração popular que diz que, gata ou menina, a Hello Kitty é fruto de um pacto com o demônio. De acordo com a lenda que ganhou a internet a partir de 2005, uma mãe chinesa teria feito o pacto para salvar a vida de sua filha.
Na ocasião, a criança de 14 anos sofria com fase terminal de câncer na boca, num cenário pessimista. Para salvar a vida da filha, a mãe teria feito o pacto com o demônio, prometendo popularizar uma marca demoníaca por todo o mundo.
Portanto, com a cura da garota, a chinesa teria criado a marca Hello Kitty. O nome, misturaria as palavras Hello, do inglês olá, e Kitty, palavra chinesa que representaria o demônio. Além disso, a condição de saúde da menina salva explicaria porque a personagem não tem oba.
E aí, conheceu a Hello Kitty? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.
Fontes: Mega Curioso, Quicando, Metropolitana FM, Para os Curiosos
Imagens: Bangkok Post