Curiosidades

Hidrômetro, o que é? Funcionamento, tipos e cuidados

O hidrômetro, também conhecido como medidor ou relógio, é um aparelho feito para medir corretamente o consumo de água de um local.

Atualizado em 12/08/2020

O hidrômetro nada mais é do que um aparelho que serve para medir e registrar o consumo de água de um local. Além disso, é possível que você já tenha escutado alguém o chamando de medidor e até mesmo de relógio. Todos os nomes se referem ao mesmo objeto e possuem a mesma função.

A questão é que ter um hidrômetro em casa é muito vantajoso. Isso porque ele faz com que a cobrança do consumo de água do local seja justa. Ou seja, a conta de água vem baseada no que realmente foi consumido.

Enfim, toda vez que uma torneira é aberta dentro da sua casa, o medidor já começa a rodar marcando exatamente o quanto de água está sendo gasto ali. Aliás, a medição do consumo e o faturamento podem ser diferentes dependendo do tipo de cliente.

Como ler o hidrômetro

Entenda seu hidrômetro

Antes de aprender a ler seu medidor, você precisa entender o que significa todos os itens que aparecem nele.

Hidrômetro - Medidor de água
Fonte: Grupo Águas do Brasil

Números

Em primeiro lugar, os números pretos representam a quantidade de metros cúbicos de água que foram consumidos. Por outro lado, os números vermelhos representam a contagem de litros. Eles não são utilizados na hora de medir o consumo.

Relógios

O relógio que aparece na parte inferior do lado direito do hidrômetro, marca a quantidade de litros consumidos. Enquanto o que aparece ao centro também na parte inferior marca os décimos de litros.

Além disso, aquela bolinha preta bem no meio serve apenas para mostrar que está havendo consumo de água. Ou seja, sempre que ela está rodando, algum local da casa está com uma torneira aberta, por exemplo.

Como fazer a leitura

Hidrômetro - O que é e como funciona o aparelho?
Fonte: Mercado Livre

Fazer a leitura do seu consumo é bem fácil. Primeiramente, você só vai precisar conferir os números pretos. Em seguida é só anotá-los e fazer a comparação. Essa análise vai depender totalmente do que você quer saber. Por exemplo: consumo mensal, diário, entre outros.

Então funciona assim: se você quiser saber seu consumo no mês, é só pegar em sua conta de água a data exata que foi medido o consumo e reduzir o valor do número do mês atual com o número do mês passado. Ou seja, o que está na conta.

Por exemplo, em março a leitura foi de 3.000m³ e em abril foi 3.310m³. Em seguida é só diminuir 3.310 por 3.000. O seu consumo no período foi de 310m³. Se você quiser, essa conta pode ser feita também diariamente. E é importante lembrar, não existe resultado negativo.

Portanto, mesmo que o consumo de um mês tenha sido menor que o do anterior, o importante é apenas o resultado da subtração (mesmo que dê negativo) que vai informar a quantidade de água consumida. Além disso, também é necessário ter em mente que 1m³ equivale a 1.000 litros de água. Ou seja, o consumo de 310m³ significa que foram gastos 31.000 litros.

Diferentes tipos de hidrômetros

Fonte: Termo Metro RC

O tipo de relógio pode mudar dependendo do cliente, da quantidade de água e até mesmo da temperatura dela. Entretanto, o hidrômetro não é escolhido pelo local ser uma residência, uma indústria ou um comércio. Tudo depende principalmente do fluido que será medido.

O medidor mais comum serve para água fria e pode ser encontrado na grande maioria das residências. Ele possui uma turbina por dentro que é movimentada pelos jatos de água. Ou seja, quando essa hélice começa a se movimentar, ele passa a registrar a quantidade de água consumida.

Alguns outros modelos funcionam através da pressão que a água faz ao entrar e sair. E também há os hidrômetros mais avançados. Esses não possuem nenhuma parte móvel, além de retirar o ar da contagem. Além disso, ele auxilia no controle do consumo por possuir uma comunicação integrada. Ou seja, é muito mais fácil fazer a leitura.

Cuidados a se tomar

Fonte: Mercado Livre

É bastante vantajoso ter um relógio de água em casa. Isso porque você pode ter controle do seu consumo de água e consegue identificar caso haja algum vazamento na casa. Principalmente, a cobrança que chega todo mês é feita de maneira justa e correta.

Contudo, alguns cuidados precisam ser tomados com o aparelho para que ele funcione da melhor forma e a medição do seu consumo de água seja feito corretamente. Em primeiro lugar, seu medidor precisar estar sempre limpo.

Em seguida, nunca coloque qualquer objeto em cima do hidrômetro, isso pode acabar prejudicando a medição do consumo de água. Além disso, não retire o lacre dele. Isso é considerado uma violação e é ilegal. Caso você perceba que o equipamento está com problemas, é necessário entrar em contato com a companhia de saneamento para que a troca seja feita.

Enfim, gostou da matéria? Em seguida aproveite para ler: Coca Ks – Origem, história, sabor único e segredo da mini Coca-Cola

Imagens: Rotajuridica, Mercadolivre, Grupoaguasdobrasil, Mercadolivre, Termometrorc

Fontes: Grupoaguasdobrasil, Rwengenharia, Brkambiental, Eosconsultores