Mundo Animal

Seu cachorro entende o que você fala, garante estudo

Sim, seu cachorro entende o que você fala e, segundo pesquisa, ele faz isso por meio de uma analise das palavras e da entonação que você usa

Quem tem cachorro em casa afirmam que esses animais de estimação realmente podem entender o que elas estão dizendo. O que parecia loucura, agora é comprovado pela ciência: cachorro entende o que você fala, mas depende do tom usado pela pessoa.

Um novo estudo mostrou que os cães usam o hemisfério esquerdo do cérebro para processar o significado das palavras e o lado direito para determinar a entonação – exatamente da mesma forma que os humanos processam a linguagem.

Isso significa que os cães conseguem identificar quando seus donos não estão sendo consistentes com seu idioma e tom de voz habitual.

Seu cachorro entende o que você fala, garante estudo

Continua após a publicidade

Como seu cachorro entende o que você fala

Por exemplo, quando um cachorro é elogiado, o centro de recompensa de seu cérebro dispara, mas somente se um tom de elogio for usado. Se o dono disser “bom menino” de uma maneira fraca e indiferente, o cão saberá que ele não está realmente sendo elogiado.

Da mesma forma, qualquer um que tenha se perguntado por que um cachorro não para de lamber seu rosto enquanto você não parar de rir, agora tem uma explicação.

Você também pode se interessar14 raças de cachorros baratas para quem ama pet, mas não tem grana

“Nós, humanos, adoramos conversar com cachorros, chamamos eles por nomes, elogiamos, repreendemos, mas pouco se sabe sobre como os cães interpretam as palavras”, disse o pesquisador Attila Andics, do departamento de etologia da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, Hungria.

Continua após a publicidade

Seu cachorro entende o que você fala, garante estudo

“Muitas pessoas propõem que os cães se importam com a forma como entonamos, mas o que dizemos pode não ser tão importante para eles. Nós decidimos olhar para o cérebro. Nós treinamos os cães para ficarem imóveis. Nós os deixamos ouvir o discurso de seus treinadores. Cães às vezes ouviam palavras de louvor e outras vezes ouviam palavras de louvor em uma entonação indiferente. Nós testamos para regiões cerebrais que respondem de forma diferente para palavras.”

“Os resultados mostraram algo muito interessante. Os cães se importam com o que dizemos, e como dizemos – se de forma empolgada, indiferente ou irritada, – de forma muito semelhante aos seres humanos. Os cães também podem diferenciar o significado e a entonação das palavras”.

Testes de compreensão

Os pesquisadores treinaram 13 cães para ficarem imóveis em um aparelho de ressonância magnética para que seus cérebros pudessem ser monitorados enquanto ouviam gravações de seus treinadores dizendo várias frases, como “muito bem”, “excelente” e “bom garoto”. As frases foram ditas em tom apropriado ou inapropriado.

Continua após a publicidade

“Cães ouviram palavras de louvor com a devida entonação, palavras com elogios em entonação neutra e também palavras de conjunção neutras, sem sentido para eles, com elogios em entonações neutras”, disse a estudante de doutorado Anna Gábor, uma das autoras do estudo.

Seu cachorro entende o que você fala, garante estudo

Você também pode se interessar10 raças de cachorros mais inteligentes que você poderia adotar

Segundo os pesquisadores, as imagens cerebrais mostraram que os cães preferem usar o hemisfério esquerdo para processar palavras significativas, mas sem sentido.

Continua após a publicidade

No entanto, os cães ativam uma área do cérebro do hemisfério direito para distinguir elogios e entonação não elogiosa.

O poder do elogio nos cachorros

A equipe também descobriu que o elogio ativava o centro de recompensa dos cães. A região do cérebro que responde a todos os tipos de estímulos prazerosos, como comida, sexo, ser acariciado ou música em humanos. Crucialmente, o centro de recompensas só estava ativo quando os cães ouviam palavras de elogio ao elogiar a entonação.

“Descobrimos que, quando elogiamos um cachorro, ele ativa o centro de recompensa de seu cérebro, mas somente se o significado da palavra e a entonação forem adequados”, acrescentou Andics.

Seu cachorro entende o que você fala, garante estudo

Continua após a publicidade

“Assim, os cães não apenas distinguem o que dizemos e como dizemos, mas também podem combinar os dois, para uma interpretação correta do que essas palavras realmente significam. Novamente, isso é muito parecido com o que os cérebros humanos fazem.”

“As palavras pode ser uma invenção humana, mas agora vemos que as conexões neurais usadas para processá-las não são exclusivamente humanas”.

E então, caro leitor, você já tinha percebido que seu cachorro entende o que você fala? Comente!

Fonte: Telegraph UK

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você