Uma grande quantidade de chuva na Bahia resultou em diversos casos de inundações, enxurradas e deixou pessoas sem abrigo em 58 cidades nos últimos dias. Ou seja, mais de 430 mil pessoas foram prejudicadas. Quem divulgou a informação foi a Defesa Civil durante resgates de pessoas ilhadas ontem (26).
Em Itabuna, por exemplo, a chuva que caiu na Cidade durante o dia do Natal precisou do auxílio de bombeiros para resgatar uma idosa de 102 anos que estava presa na laje da casa onde mora. No entanto, foram moradores do bairro vizinho que concluíram o salvamento.
O grupo improvisou 6 colchões infláveis para resgatar a vítima. Além disso, a água estava a uma altura de 2 metros e 15. A companhia de energia local teve de desativar a eletricidade para que o salvamento pudesse ser feito. Por isso, o resgate demorou aproximadamente 12 horas para tirar a idosa dali.
Resgate aéreo depois da chuva na Bahia
De acordo com o supervisor de projetos da Secretaria Municipal de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro, foi necessário o uso de helicóptero para salvar quase 50 famílias presas nos telhados de suas casas. O motivo disso era a enchente devido a intensidade da chuva na Bahia.
Por isso, o temporal provocou o transbordamento do Rio Cachoeira. A expectativa é que o nível da água não subisse tanto, ainda segundo Rosivaldo. Algumas pessoas usaram geladeiras como barco para salvar parentes.
Quantidade de pessoas sem abrigo
Cerca de 16 mil pessoas, portanto, ficaram sem abrigo após a forte chuva na Bahia. Sendo assim, foi preciso montar uma base de apoio às vítimas do temporal em Ilhéus. Ou seja, 12 escolas do Município tiveram a ocupação de cerca de 500 pessoas para esse processo.
De acordo com dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o Estado possui 19.580 desalojados, 2 desaparecidos e 18 mortos por conta da tempestade.
O órgão estima ainda que as cidades que sofreram um maior impacto devido a chuva na Bahia foram, por exemplo:
- Camamu
- Canavieiras
- Coaraci
- Ibicaraí
- Igrapiúna
- Itacaré
- Itajuípe
- Itambé
- Itapetinga
- Itapitanga
- Itororó
- Maraú
- Una
- Uruçuca
Os estragos
Segundo o balanço de danos, 36 casas tiveram perda total. Ademais, famílias perderam móveis, utensílios domésticos, eletrodomésticos. Vale ressaltar também que houve uma grande quantidade de invasão de lama dentro das residências.
Contudo, algumas pessoas conseguiram salvar alguns objetos como televisores e geladeiras. É importante dizer ainda que a prefeitura de Vitória da Conquista soltou um alerta sobre a grande chance do rompimento de 2 barragens no distrito de José Gonçalves e Fazenda Boa Sorte. A barragem da Fazenda Beija Flor, às margens da BR 263, também passa por monitoramento.
Confira também sobre Primeira fazenda de polvos gera repercussão entre cientistas e empresas!