Ciência & Tecnologia

Inundações no Brasil – Ocorrências, tipos e medidas de prevenção

Existem vários tipos de inundações no Brasil, porém todas elas podem causar grandes danos a população caso não haja medidas de prevenção.

As inundações no Brasil, já causaram grandes dados a população, como as de 2010, em Pernambuco, que ocasionaram a morte de 40 pessoas. Dessa maneira, o fenômeno tem que ser observado, o país está entre os 15 com a maior taxa da população exposta ao risco, segundo a ONU. Portanto, é necessário entender os processos que fazem ela ocorrer, como as por urbanização, localizadas ou ribeirnhas.

Com isso, as inundações já são o tipo de desastre mais comum desde o ano 2000. Assim, a América Latina e o Caribe, já tiveram perdas de aproximadamente 1 bilhão de dólares causados pelas enchentes de 2000 até atualmente. Dessa maneira, no Brasil, cerca de 20 mil pessoas correm risco de serem afetados por cheias.

Portanto, o problema promove a destruição da infraestrutura de cidades, destrói plantações agrícolas e abrigos, propaga doenças, além das mortes. Com isso, é importante ter uma atenção e entender a situação.

Tipos de inundações no Brasil

1. Inundações por urbanização

Inundações no Brasil - Ocorrências, tipos e medidas de prevenção
Cultura Mix

Essas são causadas pelo desmatamento. Assim, com a urbanização, intensificam o escoamento superficial, impermeabilizam o solo, alteram o curso de rios e não captam a chuva adequadamente. Portanto, todos esses items favorecem as inundações em áreas urbanas.

Continua após a publicidade

Dessa maneira, principalmente em áreas de invasão, a construção de casas não é recomendada. Contudo, ainda existem muitos casos. Assim, construindo de maneira inadequada e sem planejamento, essas pessoas estão sujeitas a riscos.

Segundo a Agência Nacional de Águas, no ano de 2015, ocorreram 169 casos de inundação no Brasil.

Continua após a publicidade

2. Inundações localizadas

Inundações no Brasil - Ocorrências, tipos e medidas de prevenção
G1

Essas são provocadas pela ação do homem na drenagem. Assim, ao diminuir os leitos de rio com pontes, bueiros e aterros, problemas ocorrem. Dessa maneira, junto ao assoreamento, que é a elevação do nível do rio por sedimentos que caem dentro, as inundações acontecem.

3. Inundações ribeirinhas

Inundações no Brasil - Ocorrências, tipos e medidas de prevenção
Repórter News

Essas dependem da geologia do local, e ocorrem periodicamente. Assim, as ações humanas não são o maior fator de agravamento do caso. Portanto, são áreas que naturalmente já possuem tendências para inundações , devido a proximidade dos cursos d’água.

Continua após a publicidade

Medidas de prevenção

Inundações no Brasil - Ocorrências, tipos e medidas de prevenção
Prefeitura de Atibaia

Assim, entendemos que o homem tem grande papel quando se trata de inundações. Com isso, se torna um problema social, que afeta milhares de pessoas todos os anos no país, e portanto deve ser evitado ao máximo.

Portanto, dentre as medidas de prevenção estão: Planejamento urbano, não construir abrigos em áreas ribeirinhas, conseguir projetos eficientes para a captação de águas pluviais, ocupação adequada do solo, educação ambiental e outros.

Com isso, será possível diminuir as inundações no Brasil. Além disso, tornar o espaço ocupado no país mais seguro e com melhores condições para se morar.

E aí, curtiu? Aproveite e confira também: Doenças causadas por enchentes – Principais riscos e prevenção

Continua após a publicidade

Fontes: Brasil Escola, Agência Nacional de Águas e Nações Unidas.

Imagem destacada: Gospel Prime

Próxima página »

Escolhidas para você