Insetos mais perigosos do mundo: espécies e características

Os insetos mais perigosos do mundo são espécies cujas características representam riscos letais aos seres humanos e animais na natureza.

Em primeiro lugar, os insetos mais perigosos do mundo são espécies cujas características tendem a ser letais aos seres humanos. Nesse sentido, causam dores intensas com suas picadas ou são transmissores de doenças. No geral, envolvem risco de vida, porque podem matar suas vítimas, desde grandes animais até indivíduos.

Sobretudo, os insetos são invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo divididos em três partes, três pares de patas articuladas e duas antenas. Desse modo, pode-se citar gafanhotos, borboletas e formigas como exemplos, porque todas possuem essa característica em comum apesar de serem espécies diferentes.

Além disso, são o grupo de animais mais diversificado que existe na Terra. Ou seja, são o maior e mais largamente distribuído grupo de artrópodes do planeta, representando mais que 70% de todas as espécies de seres vivos. Mais ainda, estima-se haver entre 5 e 30 milhões de espécies viventes de insetos, mas somente 1 milhão foram catalogadas.

Ademais pode-se encontrar os insetos em quase todos os ecossistemas do planeta, mas somente alguns conseguiram adaptar-se ao oceano. Curiosamente, alguns dos insetos mais perigosos do mundo possuem essa característica, o que aumenta ainda mais o perigo. Por fim, confira a lista a seguir:

Insetos mais perigosos do mundo

1) Formiga-cabo-verde, a maior formiga do mundo

Insetos mais perigosos do mundo: espécies e características

Em resumo, encontra-se essa espécie em florestas tropicais da Nicarágua e do Paraguai. Curiosamente, conhece-se como bullet ants porque sua picada é 30 vezes mais dolorosa que a de vespas e abelhas comuns. Portanto, estima-se que a vítima sinta a mesma dor que a de um tiro de bala.

2) Oestridae

Insetos mais perigosos do mundo: espécies e características

Basicamente, as larvas desses insetos parasitam os mamíferos por dentro. Desse modo, também vivem abaixo da pele humana zonas subdérmicas por mais de 60 dias, com efeitos graves. No geral, encontra-se principalmente na América Central e do Sul.

3) Sifonápteros, uma das espécies de pulga mais perigosas do mundo

Insetos mais perigosos do mundo: espécies e características

Sobretudo, se trata de uma pulga, um parasita externo que suga o sangue dos corpos humanos e animais diversos. Porém, essa é uma das espécies que geram pontos de coceira e chegam a consumir sangue mais de 15 vezes de seu peso corporal total.

4) Formiga-lava-pés

Fotografia de um exemplar na natureza

Também uma espécie de formiga, esse é um dos insetos mais perigosos do mundo porque causam uma picada dolorosa em humanos e animais. Ademais, a pústula branca causada pelo ardor e picada dura por semanas. Por fim, o veneno ainda cria problemas de pele, como reações alérgicas generalizadas.

5) Triatomoinae

Insetos mais perigosos do mundo: espécies e características

Apesar do tamanho, essa é uma espécie de barbeiro que cresce ao sugar sangue de vertebrados. Ademais, transmite a trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas. No geral, estima-se que a picada desse inseto mate 12 mil pessoas a cada ano.

6) Vespa Japonesa Gigante, a maior vespa do mundo entre os insetos mais perigosos

Fotografia de um exemplar na natureza

Mais ainda, além de ser a maior vespa do mundo, com quase 2 polegadas, essa espécie gera um veneno cuja reação alérgica é grave. Basicamente, é capaz de dissolver o tecidos, esultando em morte nos casos mais sérios. Porém, não existem muitos relatos, e o total de casos no mundo chega a 40.

7) Moscas TseTse, um pequeno entre os insetos mais perigosos do mundo

Fotografia de um exemplar na natureza

Antes de mais nada, esse inseto possui a picada mais mortal do mundo, sendo nativo da África. No geral, alimentam-se do sangue de vertebrados e injetam toxina em cada fio através do veneno

8) Abelhas assassinas

Fotografia de um exemplar na natureza

Como o próprio nome sugere, esse inseto é especialmente agressivo e dominante, sendo o mais perigoso do mundo entre as outras espécies. Basicamente, esse grupo segue a vítima por mais de 1 milha e os atacam em grupo com picadas repetitivas. Ademais, miaram na face e no olho dos humanos.

9) Dorylus, a colônia de formigas mais perigosas do mundo

Fotografia de um exemplar na natureza

Em resumo, cada colônia dessa espécie possui até 22 milhões de membros, sendo a maior colônia em comparação aos seus semelhantes. Nesse sentido, atacam as vítimas em conjunto, matando animais como capivaras em uma única incursão por conta das fortes mandíbulas.

10) Mosquitos

Fotografia de um exemplar na natureza

Comumente, são as espécies de inseto mais perigosos do mundo, causando até 1 milhão de mortes a cada ano. Ademais, são transmissores de doenças como a malária, dengue, febre amarela e afins.

11) Formiga cortadeira, o inseto mais venenoso do mundo

Insetos mais perigosos do mundo: espécies e características

Apesar de ser o inseto mais venenoso do mundo, não representa qualquer ameaça para os seres humanos. No geral, encontra-se em todas as regiões dos Estados Unidos, mas seu veneno é cerca de 25 vezes mais forte do que o da abelha. Porém, o veneno é injetado em pequenas doses, o que a torna inofensiva.

12) Lonomia obliqua

Fotografia de um exemplar na natureza

Por fim, é um inseto comum no Brasil, em especial nas regiões Sul e Sudeste. Sobretudo, consiste em uma taturana tem o corpo coberto por pelos espinhosos que soltam um veneno poderoso. No geral, a substância inibe a coagulação do sangue das vítimas e causa hemorragias que podem levar à morte.

E aí, aprendeu quais são os insetos mais perigosos do mundo? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Outras postagens