Curiosidades

Quantas células têm o corpo humano? E quais são os principais tipos

Uma célula é a menor parte de um ser vivo. No entanto, cada uma tem uma função distinta. Mas, enfim, você sabe quantas células têm o corpo humano?

Alguma vez você já se perguntou quantas células têm o corpo humano? De acordo com estudos, o corpo humano é formado por cerca de 10 trilhões de células. Sendo que, existem células de diferentes formatos que exercem diferentes tipos de funções no organismo. Mas, que trabalham juntas, de forma integrada. Atuando na produção de energia, nutrição e reprodução.

Ademais, a célula é a menor parte dos organismos vivos. Inclusive, algumas são tão pequenas, que podem ser vistas apenas com a ajuda de um microscópio. Enfim, as células do corpo humano são estruturas muito complexas. Além disso, as células contêm informações metabólicas e genéticas, que são extremamente necessárias para o funcionamento do organismo.

Da mesma forma, existem algumas células que são fundamentais para o nosso organismo. Como as células-tronco, por exemplo. Em suma, as células-tronco são encontradas em qualquer órgão e, são responsáveis por fazer reparos quando ocorrem pequenas lesões em outras células. É o que acontece durante o processo de cicatrização.

Por fim, durante décadas cientistas acreditavam que o número de micróbios no corpo humano, fosse cerca de 10 vezes superior ao número de células. Porém, novos estudos realizados pelo Institute of Science. Acabaram revelando que em muitas situações, o número de células é superior ao número de bactérias.

Continua após a publicidade

Pois, o sistema digestivo, onde reside à maioria das bactérias, livra-se diariamente de milhares delas. De acordo com cientistas, um homem entre 20 e 30 anos, com 1,70 de altura e 70 kg. Pode ter cerca de 39 trilhões de bactéria em todo o corpo.

Quantas células têm o corpo humano: principais tipos de células

Sangue

Quantas células têm o corpo humano: principais na formação do organismo
Mundo Educação

Agora que você já sabe quantas células têm o corpo humano, é importante entender quais são as principais. Inicialmente, temos o sangue, formado por:

  • Plasma- líquido com água, proteínas, vitaminas e minerais.
  • Hemácias ou glóbulos vermelhos- carrega a hemoglobina que é responsável por levar o oxigênio absorvido nos pulmões para outras células do corpo. Da mesma forma, transporta parte do dióxido de carbono.
  • Leucócitos ou glóbulos brancos- células responsáveis pela defesa do organismo. Por exemplo, infecções e alergias.
  • Plaquetas- são fragmentos de células sanguíneas. Também chamadas de trombócitos, atuam na formação de coágulo de sangue. Dessa forma, impede hemorragias. Ademais, quando uma pessoa se corta, as plaquetas se fixam na região onde os vasos sanguíneos foram cortados. Então, libera serotonina, fazendo com que os vasos se contraiam, diminuindo a perda de sangue.

Quantas células têm o corpo humano: Pele

Uol

A camada mais externa da pele é a epiderme, formada pelas células chamadas epiteliais. Em suma, elas formam uma barreira contra agentes externos. No entanto, vivem apenas de duas a quatro semanas. Dessa forma, quando descamam dão origem a células novas. Enfim, as células se reproduzem nas camadas inferiores da pele, posteriormente, se deslocam para a superfície.

Músculos

Quantas células têm o corpo humano: principais na formação do organismo
Mundo Educação

Já os músculos, são formados por células alongadas, compostas por grandes quantidades de filamentos de proteínas. Cuja função é realizar as contrações musculares. Enfim, os filamentos consomem energia e, logo em seguida, produz calor, que ajuda a manter a temperatura corporal.

Continua após a publicidade

Quantas células têm o corpo humano: Ossos

Brasil Escola

Já imaginou quantas células têm os ossos do corpo humano? Enfim, diferentes tipos de células vivas formam os ossos. Basicamente, os ossos são formados a partir de substâncias que são liberadas pelo osteócitos. Já as células chamadas de osteoclatos, são responsáveis pela reabsorção e remodelação do tecido ósseo. Dessa forma, ao quebrar algum osso do corpo, ele é capaz de se refazer.

Cérebro

Quantas células têm o corpo humano: principais na formação do organismo
Hypescience

Ademais, o cérebro humano é composto por bilhões de células diferentes. Sendo que a mais conhecida é o neurônio, responsável pela transmissão de mensagens. Cuja comunicação acontece através de impulsos elétricos e reações químicas, levando as informações para outros órgãos. Por fim, a célula responsável pela defesa do sistema nervoso é a micróglia.

Visão

Hypescience

Nos olhos estão as células chamadas de bastonetes, que possui o formato de espaguete. Ademais, os bastonetes ajudam a pessoa enxergar os contornos e volumes das imagens. Agora, ao atuar juntamente com os cones, ajudam na captação das cores.

Quantas células têm o corpo humano: Células-tronco

Quantas células têm o corpo humano: principais na formação do organismo
Brasil Escola

Entre os 10 trilhões de células que formam o corpo humano, todas derivam das células-tronco. Em suma, as células-tronco têm a capacidade de formar qualquer conjunto de células, com exceção da placenta. Além disso, elas também são capazes de criar cópias idênticas delas mesmas.

Continua após a publicidade

Ademais, as células-tronco surgem a partir dos blastocistos. Enfim, após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide uma célula chamada zigoto é formada. Logo em seguida, ela começa a se multiplicar, formando um grupo de células chamadas blastocisto. Dessa forma, as células da camada interna do blastocisto têm a capacidade de se multiplicar e se transformar em qualquer célula do organismo. Cujo nome é células-tronco embrionárias.

No ano de 1998, cientistas da Universidade de Wisconsin, Estados Unidos, conseguiram, pela primeira vez, isolar células-tronco de embriões humanos. A partir disso, estudos começaram a surgir sobre as propriedades das células-tronco. No entanto, ainda há muito o que ser estudado sobre essas células e, como elas poderão auxiliar na cura de doenças no futuro.

Enfim, saber quantas células tem o corpo humano e a quantidade de bactérias é importante como uma informação básica de biologia, podendo ter aplicações médicas. Por exemplo, para determinar a variação do risco de câncer entre diferentes órgãos. Além de variações do metabolismo e outras doenças.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Curiosidades sobre o corpo humano – Peculiaridades interessantes.

Continua após a publicidade

Imagens: Conhecimento Científico; Mundo Educação; Hypescience.

Próxima página »

Escolhidas para você