Fazer intercâmbio era algo procurado por uma pequena parcela do nosso pais. Contudo, a realidade mudou. Mas o que é intercâmbio? De acordo com o dicionário a palavra sugere trocas. De fato algo que está bem próximo do seu real conceito, que significa passar um período em outro pais, conhecendo tal lugar.
Desta forma há troca de experiências em um novo país. E talvez esse seja um dos principais motivos para a procura de intercambio no Brasil. Assim, de acordo com dados da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (BELTA) a procura por intercambio quase que triplicou na última década.
Em 2007 cerca de 85 mil brasileiros fizeram intercambio. Já em 2019 o número chegou a 246 mil. Um sonho que antes era distante hoje é algo real. Em outras palavras, nem o senário econômico atual do país está desencorajando os estudantes a buscarem seu tão sonhado intercãmbio.
Por essa razão existem vários tipos de intercâmbios oferecidos, sendo eles de acordo com o momento vivido e recursos disponíveis. Além do que eles podem ser pagos, por bolsa ou até com incentivos do governo ou embaixadas. Desta forma eles podem ser divididos em quatro grandes categorias, sendo elas intercâmbios de ensino médio, de idiomas, acadêmicos e profissionais.
Modalidades de intercâmbio
– Intercâmbio de ensino médio ou high school
Esse intercambio é voltado para jovens de 14 a 19 anos, que estejam no ensino médio, ou high school, como é chamado nos Estados Unidos. Dessa forma os alunos que queiram cursar um tempo ou um ano inteiro em outro país, com a finalidade de novas experiências esse intercambio é a opção.
Neste período além de poder aprender uma nova língua, os intercambistas frequentam a escola regularmente. Do mesmo modo que estudam todas as matérias já vistas no Brasil, dentre outras. Assim podendo formam novas amizades além de ter uma experiência cultural.
– Intercâmbio de idiomas
Umas das formas mais procuradas, o intercâmbio de idiomas é bastante comum entre os brasileiros. Como resultado os idiomas mais procurados são inglês e espanhol. Assim como a sua finalidade é de aprender o novo idioma, por meio de uma imersão total no país onde ele é falado.
Por conseguinte, após está imerso e rodeado de pessoas que falam o idioma, é esperado que o intercambista aprenda e desenrole a língua com mais facilidade. Assim como pode ser feito por pessoas iniciantes bem como intermediários ou avançados.
Do mesmo modo, o intercâmbio de idiomas pode ser integrado com alguma atividade extra. Certamente uma ótima opção para quem quer aliar o estudo do idioma a outra atividade de preferência. A exemplo de atividades temos:
- Cursos para negócios: assim praticando a língua com foco em sua profissão;
- Cursos para fins acadêmicos: como uma preparação para poder ingressar em cursos;
- Cursos para exame de proficiência: para preparação de provas TOEFL, IELTS, DELE, etc.
- Cursos com atividades extras: estudo do idioma com alguma atividade como arte, esporte, fotografia, esportes, dentre outros.
- Cursos para Teens ou Summer Camps: estudo do idioma com passeios e atividades exclusiva, no período das férias escolares.
– Intercâmbio acadêmico ou profissional
Esse modelo de intercâmbio é destinado a pessoas com foco profissional. Bem como pessoas que queiram fazer graduação, pós-graduação, cursos profissionalizantes, especializações, mestrados ou cursos vocacionais. Contudo, para esse tipo de modalidade a proficiência no idioma é um pré-requesito.
Desta forma ela demanda uma maior atenção, por ser um planejamento mais complexo. Porém existem diversas universidades públicas que oferecem esse tipo de intercâmbio. Desta forma sempre é bom pesquisar sobre convênios e ver quais as possibilidades de concorrer a vagas. Assim evitando maiores gastos.
– Intercâmbio com trabalho voluntário
Esse tipo de intercâmbio é procurado pelas pessoas que querem aliar um aprendizado com uma causa importante. Assim como é possível ajudar crianças, idosos ou em contribuir trabalhos que envolvam o meio ambiente. Desta forma os países mais procurados são África do Sul e China.
Portanto esse modelo é indicado para pessoas que tenha um conhecimento mínimo do idioma falado no país da sua escolha. Por essa razão geralmente tem duração de um a três meses assim como podem ser combinados com estudos.
– Intercâmbio Au Pair
Um programa destinado principalmente para mulheres, onde o intercambista trabalha como babá. Geralmente oferecido nos Estados Unidos, como também em diversos países da Europa. O intercâmbio possui uma rotina de trabalho de cerca de 45 horas semanais, além de incluírem alimentação, higiene dentre outras atividades.
Assim tendo um contrato mínimo de 1 ano, podendo ser prorrogado. Bem como disponibilizam acomodações, refeições, férias remuneradas e assistência médica internacional. Desta forma custam em média R$ 1.600,00.
Além de tudo, é possível fazer cursos simultaneamente. Porém é necessário conhecimento intermediário de inglês, assim como possuir entre 18 e 30 anos, carteira de motorista, ser solteiro e é claro, gostar de crianças. Ademais, todo o processo é regulamentado pelo governo.
Destinos mais procurados para intercâmbios
1 – Canadá
Sendo um dos países mais procurados pelos brasileiros, temos o Canadá. Assim como o que mais atrais os intercambisas é o baixo custo, boa qualidade de vida e possibilidades de imigração. Suas belezas naturais e vida urbana também atraem bastante os estudantes.
2 – Estados Unidos
Estando em entre os destinos mais procurados para intercâmbios estão Nova York, Fort Lauderdale, Miami, San Diego, San Francisco, Chicago e Boston. Bem como atraem atenção pela sua localização, qualidade de vida e entretenimento.
3 – Inglaterra
Sendo o terceiro lugar mais procurado, o país chama atenção pelas suas atrações turísticas e vida noturna. Além de possibilitar a viagem por outros países da Europa. Sendo regiões como Londres, Liverpool, Cambridge e Manchester as mais procuradas.
4 – Ilha de Malta
Uma excelente opção para quem quer estudar inglês e gastar pouco. Como também conhecer uma parte da Europa, curtir praias, sol e muita diversão. E por estar localizado no meio do Mar Mediterrâneo sofreu influencias por povos árabes, franceses, italianos e ingleses.
5 – Irlanda
Sendo um país rico culturalmente, de baixo custo e com grandes possibilidades de empregos, a Irlanda é muito procurada por intercambistas. O destino é um ótimo lugar para aperfeiçoar o inglês, e assim como a Inglaterra, possibilita a viagem por outros países da Europa.
6 – África do Sul
Um país para quem está procurando histórias fascinantes, um povo acolhedor, baixíssimo custo de vida e belíssimas paisagens. Sendo a Cidade do Cabo a mais procurada. Além de que o lugar normalmente é procurado para intercâmbios solidários e de trabalho voluntário.
7 – Austrália
Possuindo belas paisagens, pessoas amigáveis, agito e esportes radicais a Austrália não é um destino muito accessível. Por isso é recomendável fazer um intercâmbio estilo “mochilão”.
8 – Nova Zelândia
Assim como a Austrália possui belas paisagens, e também é conhecida pelos seus esportes aquáticos. Outro fator que chama atenção são as políticas governamentais de incentivo ao trabalho estrangeiro.
9 – Escócia
Um lugar para quem procura uma bela cidade, com rochedos pré-históricos e uma paisagem com castelos feudais e museus de arte. Contudo vale lembrar que além do inglês, outros idiomas são falados no país, como o scots e gaélico escocês.
10 – Argentina
Um país muito procurado pelos brasileiros, nossa vizinha, a Argentina possui belas paisagens e uma maravilhosa gastronomia. O país também possui um custo de vida bem acessível além de possuir o espanhol como idioma principal, possibilitando o treino da língua.
E você, já pensou em fazer algum intercambio? E para qual lugar?
Se gostou da nossa postagem, confira também: 30 lugares incríveis pelo mundo que você precisa visitar antes de morrer
Fontes: Bex, Estudar Fora e UOL
Imagem destacada: Sim Notícias
Um comentário em “Intercâmbio, o que é? Quais os tipos e lugares mais procurados?”