As inundações no Brasil, já causaram grandes dados a população, como as de 2010, em Pernambuco, que ocasionaram a morte de 40 pessoas. Dessa maneira, o fenômeno tem que ser observado, o país está entre os 15 com a maior taxa da população exposta ao risco, segundo a ONU. Portanto, é necessário entender os processos que fazem ela ocorrer, como as por urbanização, localizadas ou ribeirnhas.
Com isso, as inundações já são o tipo de desastre mais comum desde o ano 2000. Assim, a América Latina e o Caribe, já tiveram perdas de aproximadamente 1 bilhão de dólares causados pelas enchentes de 2000 até atualmente. Dessa maneira, no Brasil, cerca de 20 mil pessoas correm risco de serem afetados por cheias.
Portanto, o problema promove a destruição da infraestrutura de cidades, destrói plantações agrícolas e abrigos, propaga doenças, além das mortes. Com isso, é importante ter uma atenção e entender a situação.
Tipos de inundações no Brasil
1. Inundações por urbanização
Essas são causadas pelo desmatamento. Assim, com a urbanização, intensificam o escoamento superficial, impermeabilizam o solo, alteram o curso de rios e não captam a chuva adequadamente. Portanto, todos esses items favorecem as inundações em áreas urbanas.
Dessa maneira, principalmente em áreas de invasão, a construção de casas não é recomendada. Contudo, ainda existem muitos casos. Assim, construindo de maneira inadequada e sem planejamento, essas pessoas estão sujeitas a riscos.
Segundo a Agência Nacional de Águas, no ano de 2015, ocorreram 169 casos de inundação no Brasil.
2. Inundações localizadas
Essas são provocadas pela ação do homem na drenagem. Assim, ao diminuir os leitos de rio com pontes, bueiros e aterros, problemas ocorrem. Dessa maneira, junto ao assoreamento, que é a elevação do nível do rio por sedimentos que caem dentro, as inundações acontecem.
3. Inundações ribeirinhas
Essas dependem da geologia do local, e ocorrem periodicamente. Assim, as ações humanas não são o maior fator de agravamento do caso. Portanto, são áreas que naturalmente já possuem tendências para inundações , devido a proximidade dos cursos d’água.
Medidas de prevenção
Assim, entendemos que o homem tem grande papel quando se trata de inundações. Com isso, se torna um problema social, que afeta milhares de pessoas todos os anos no país, e portanto deve ser evitado ao máximo.
Portanto, dentre as medidas de prevenção estão: Planejamento urbano, não construir abrigos em áreas ribeirinhas, conseguir projetos eficientes para a captação de águas pluviais, ocupação adequada do solo, educação ambiental e outros.
Com isso, será possível diminuir as inundações no Brasil. Além disso, tornar o espaço ocupado no país mais seguro e com melhores condições para se morar.
E aí, curtiu? Aproveite e confira também: Doenças causadas por enchentes – Principais riscos e prevenção
Fontes: Brasil Escola, Agência Nacional de Águas e Nações Unidas.
Imagem destacada: Gospel Prime