Curiosidades

A lenda do Jack O’Lantern, o rosto esculpido na abóbora no Halloween

Jack O'Lantern é personagem de uma lenda urbana sobre a origem da abóbora de Halloween, um dos principais elementos culturais da comemoração.

Em primeiro lugar, Jack O’Lantern ou Jack da Lanterna é um personagem mítico que tem associação com o Halloween. Nesse sentido, influencia diversas tradições, porque acumula elementos culturais importantes desse período. Como exemplo, pode-se citar as abóboras de Halloween, cujas expressões partem dessa lenda urbana.

A princípio, sua figura surgiu na América do Norte, em paralelo à lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, onde há uma abóbora no lugar. Apesar disso, entende-se que as primeiras abóboras com as feições do personagem surgiram a partir de 1834. Posteriormente, a relação desse item com o Halloween aconteceu somente no dia 1 de novembro de 1866, em uma edição do jornal Daily News.

Sobretudo, suas origens nos Estados Unidos partem tanto do Halloween quanto no período de colheita da abóbora, pois ambos acontecem na mesma época. Ademais, era comum que as lanternas com a expressão de Jack O’Lantern estivessem presentes no Dia de Ação de Graças, mas outros símbolos acabaram tomando maior parte dessa data em específico.

No geral, o Halloween ou Dia das Bruxas surgiu em decorrência da adaptação de uma festividade celta da colheita, com o nome Samhain. Sendo assim, é presente principalmente no mundo anglófono, na véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. Acima de tudo, consiste numa festividade cristianizada pela Igreja Primitiva.

Continua após a publicidade

Ou seja, faz parte dos inúmeros elementos culturais modificados pela Igreja e pelo cristianismo, deturpando o sentido original e valor cultural ao adicionar questões de cunho econômico no processo. Comumente, encontra-se essa tradição do Samhain adaptada principalmente em filmes de horror, com elementos como a própria abóbora adaptada o que hoje é o Jack O’Lantern.

Jack O'Lantern, quem é? Origem e curiosidades sobre a lenda da abóbora

Lenda do Jack O’Lantern

A princípio, a história de Jack O’Lantern refere-se primeiramente a um homem bêbado conhecido como Jack, o Smith. Sobretudo, se tratava de um irlandês bêbado que perambulava entre as ruas das cidades e vilas no país. Antes de mais nada, consiste numa lenda urbana datada há vários séculos.

No geral, conhecia-se Jack O’Lantern como uma pessoa manipuladora, conveniente, mentirosa e perniciosa. Como exemplo, as lendas apresentam que ele sempre enganava turistas e comerciantes do bem para conseguir beber de graça. Entretanto, a história narra que o próprio Diabo ouviu sobre seus atos e decidiu visitar a Irlanda para saber quem era essa pessoa com fama pior que a sua.

Continua após a publicidade

Apesar disso, Jack consegue enganar o Diabo por três vezes, e durante mais de três décadas. Primeiramente, o convenceu a deixá-lo beber antes que levasse sua alma, e o Diabo aceitou. No entanto, quando chegou o momento de pagar a conta, Jack convenceu-o de se transformar em uma moeda de prata para pagar a conta.

Logo em seguida, Jack O’Lantern manteve-o em seu bolso com um crucifixo, de forma que ele não conseguisse retomar sua forma. Posteriormente, negociou que o deixaria ser livre se não levasse a alma dele por dez anos. Porque precisava ser livre, o Diabo aceitou o trato pernicioso e acabou deixando livre, mas sempre vigiando o homem de perto.

Contudo, ele enganou o Diabo novamente, utilizando do mesmo truque com crucifixos para negociar mais anos de vida quando uma década se passou. Eventualmente, seu estilo de vida o matou e não foi aceito no céu, indo parar no inferno. Entretanto, o Diabo não o aceitou por causa dos seus truque e o condenou a vagar infinitamente no mundo entre o bem e o mal.

Jack O'Lantern, quem é? Origem e curiosidades sobre a lenda

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre o personagem

Ademais, o Diabo o marcou como um habitante do submundo, e para sua puniçõ, o entregou ainda uma lanterna feita com nabo oco e carvão. Posteriormente, essa lanterna tornou-se a abóbora de Halloween que se conhece atualmente. No entanto, a simbologia original é que essa seria a forma do Jack O’Lantern guiar-se em suas andanças pelo mundo.

Dessa forma, Jack tornou-se Jack O’Lantern e sua história se popularizou. Sobretudo, agiu como uma lição do que acontece com pessoas perniciosas e manipuladoras. Comumente, utiliza-se da sua figura em lanternas como forma de ajudá-lo a encontrar seu rumo, sem assombrar e perturbar residências durante o Halloween.

Em contrapartida, dizem que quando a luz da abóbora oscila muito, significa que Jack O’Lantern está passeando pela região. Curiosamente, algumas famílias deixam oferendas pertode suas abóboras e lanternas para mantê-lo feliz e distante de suas residência ou familiares.

No geral, é mais popular na América do Norte, mas existe ainda uma tradição semelhante em Portugal. Porém, a decoração chama-se de coca na região, mas no mundo inteiro é um símbolo comum e comercializado.

Continua após a publicidade

E aí, aprendeu sobre Jack O’Lantern? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Próxima página »

Escolhidas para você