Curiosidades

Jardim do Éden, onde fica e curiosidades sobre o jardim bíblico

O Jardim do Éden é o local, segundo a Bíblia cristã, onde Adão e Eva, os primeiros seres humanos, viveram até serem expulsos por Deus.

Após a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden, ninguém nunca mais voltou ao local sagrado. A história do local, presente na Bíblia cristã, descreve a localidade como um lugar sagrado onde o pecado não pode habitar.

Ele foi criado por Deus para servir de lar à sua criação máxima: os seres humanos. No entanto, após a desobediência de Eva e Adão, que comeram o fruto do conhecimento, eles foram expulsos desse paraíso.

Certamente, você já se perguntou onde fica o Jardim do Éden e se realmente ele existiu. Primeiramente, não existe nenhuma prova ou mesmo evidência forte o suficiente que possa dar certeza da sua existência.

Além disso, muitos religiosos interpretam essa parte da Bíblia, o primeiro livro, chamado Gênesis (onde o Jardim do Éden é apresentado), como uma metáfora. Ou seja, um local de paz e tranquilidade que não é habitado por aqueles que tem ciência da existência do bem e do mal e que podem escolher entre eles.

Dito isso, podemos caminhar pelas hipóteses e teorias sobre o Jardim do Éden, sabendo que talvez nenhuma delas seja realmente real (ou sim).

Onde fica o local segundo a Bíblia?

Ilustração de natureza bíblica

Continua após a publicidade

Em uma passagem do livro de Gênesis, na Bíblia, temos apenas um indício da localização do Jardim do Éden. A passagem diz que o local era irrigado por um rio, que se dividia em quatro.

Esses rios eram: o Pisom, o Giom, o Tigre e o Eufrates. Enquanto o Tigre e o Eufrates são rios da antiga Mesopotâmia. Não se conhece a localização dos rios Pisom e Giom.

Alguns estudiosos da religião acreditam que o Jardim do Éden estava localizado na Mesopotâmia, devido aos dois rios reconhecidos. Atualmente, o Tigre e o Eufrates atravessam o Iraque, a Síria e a Turquia.

Assim, a localização desses quatro rios pode englobar toda a área da península arábica e parte do nordeste da África. Essa região é exatamente onde os cientistas acreditam que a humanidade nasceu.

Ele foi destruído?

Jardim do Éden, onde fica e curiosidades sobre o local bíblico

Certamente, não é possível encontrar o Jardim do Éden. Provavelmente, ao que tudo indica pela Bíblia cristã, ele foi destruído da Terra após a expulsão de Adão e Eva.

Continua após a publicidade

A Bíblia não diz o que aconteceu com o Éden. Talvez, se o Éden ainda existisse no tempo de Noé, talvez tenha sido destruído no Dilúvio.

Atualmente, o Tigre e o Eufrates não estão ligados a dois outros grandes rios, atravessando todos os territórios mencionados na Bíblia. Mas o aspecto da terra e o curso dos rios mudam com o tempo.

Acontecimentos como o Dilúvio podem ter alterado drasticamente a paisagem. Por isso, é muito difícil encontrar a localização exata do Jardim do Éden.

Jardim do Éden na África

Jardim do Éden, onde fica e curiosidades sobre o local bíblico

Alguns estudiosos acreditam que o Jardim do Éden estava em algum lugar no nordeste da África.

Essa crença existe devido ao fato de que os mais antigos restos humanos foram encontrados na região. Ademais, Giom é, geralmente, pensado para ser um nome para o Nilo.

Continua após a publicidade

Jardim do Éden na China

Jardim do Éden, onde fica e curiosidades sobre o local bíblico

Certamente, outra possibilidade é que o local fique no Mar do Sul da China.

Nessa teoria, os atuais rios Tigre e Eufrates não seriam os mencionados nas escrituras, mas rios que os colonos nomearam segundo características semelhantes de sua terra natal.

Essa ideia também resolve o aparente problema na teoria de que os rios tinham uma fonte comum, que falta aos atuais rios.

Jardim do Éden em Marte

Jardim do Éden, onde fica e curiosidades sobre o local bíblico

Em um livro de Brinsley Le Poer Trench, ele declarou que a descrição bíblica da divisão em quatro do rio do Éden não é consistente com os rios da natureza. O autor escreveu que apenas canais podem ser feitos para fluir dessa maneira.

Continua após a publicidade

Então, aponta para Marte como um local para o jardim desde que os canais foram teorizados como existindo no planeta vermelho. Ele afirma que os descendentes de Adão e Eva foram forçados a vir para a Terra.

Jardim do Éden em Missouri

Jardim do Éden, onde fica e curiosidades sobre o local bíblico

Membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditam que o Jardim do Éden fica no Condado de Jackson, Missouri, EUA. O fundador descobriu uma laje de pedra que ele alegou ser um altar construído por Adão.

Isso aconteceu após ser expulso do Jardim. A religião presume que os continentes ainda não estavam separados antes do Dilúvio. Essa abordagem seria consistente com a configuração do supercontinente Pangeia.

E aí, gostou do texto? Então, leia também: 8 criaturas e animais fantásticos citados na Bíblia.

Fonte: Top Tenz, Respostas Bíblicas.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você