Jeito errado de comer couve pode destruir sua tireoide

Você pode até não gostar de comer folhagens, mas deve conhecer alguém que não viver sem comer couve, não é mesmo? Isso porque, de uns tempos para cá, essa folha passou a ser sinônimo de saúde e a queridinha das dietas, especialmente das desintoxicantes.

Mas, você sabia que se consumida do jeito errado e em excesso, a couve pode fazer muito mal para sua saúde? Segundo especialistas, couve demais no organismo pode prejudicar a digestão, causar intoxicação alimentar e até mesmo desencadear o hipotireoidismo, um problema sério do funcionamento da tireoide que você já conheceu nessa outra matéria.

3

Substâncias nocivas

Tenso, não? Médicos explicam que esse tipo de folhagem, especialmente quando consumida crua, contém uma substância chamada pró-goitrina, que se transforma em goitrina no corpo humano. Esta, por sua vez, pode interferir diretamente na liberação de hormônios pela tireoide.

1

Outra substância perigosa presente na couve é o tiocianato. Quando você passa a comer couve em excesso este componente compete com o iodo no corpo, que reduz a absorção do mineral, extremamente importante para a saúde para a glândula da tireoide.

Quanto à intoxicação, a culpa é do tálio, um mineral tóxico, que pode provocar fadiga e falta de concentração. Isso, claro, sem contar que couve é fibra e, se ingerida em grandes quantidades, sem o consumo ideal de água, pode deixar o intestino preso.

O jeito certo de comer couve

Para evitar estes problemas causados pelo consumo da couve, o ideal é controlar a quantidade ingerida do alimento, no máximo 5 folhas por dia. Especialistas garantem que esta é uma medida segura, inocente até mesmo para o organismo daqueles que já têm predisposição ao hipertireoidismo.

5

Outra maneira simples de se proteger contra os efeitos negativos destas folhas é comer couve refogada. Um estudo publicado pelo periódico Human & Experimental Toxicology, o processo de cozimento parece ser capaz de diminuir a ação dessas substâncias que agem na tireoide.

2

E, se comer couve crua em excesso pode trazer problemas, não se esqueça de prestar atenção ao sagrado suco verde, indicado pelas musas fitness. Dessa maneira, a couve é consumida em grandes quantidades, assim como as substâncias nocivas. Portanto, não se esqueça de variar as folhagens no suco verde e na salada.

Aprendeu? E, por falar em dietas e consumo de determinados alimentos, você poderia conferir ainda: Descubra qual a dieta ideal para seu tipo de sangue.

Fonte: Vix